Poesia: A
FLOR DO MARACUJÁ
Pelas rosas, pelos lírios,
Pelas abelhas, sinhá,
Pelas notas mais chorosas
Do canto do sabiá,
Pelo cálice de angústias
Da flor do maracujá!
Pelo jasmim, pelo goivo,
Pelo agreste manacá,
Pelas gotas de sereno
Nas folhas do gravatá,
Pela coroa de espinhos
Da flor do maracujá!
Pelas tranças de mãe-d’água
Que junto da fonte está,
Pelos colibris que brincam
Nas alvas plumas do ubá,
Pelos cravos desenhados
Na flor do maracujá!
Pelas azuis borboletas
Que descem do Panamá,
Pelos tesouros ocultos
Nas minas do Sincorá,
Pelas chagas roxeadas
Da flor do maracujá!
Pelo mar, pelo deserto,
Pelas montanhas, sinhá!
Pelas florestas imensas,
Que falam de Jeová!
Pela lança ensanguentada
Da flor do maracujá!
Por tudo o que o céu revela,
Por tudo o que a terra dá
Eu te juro que minh’alma
De tua alma escrava está!…
Guarda contigo este emblema
Da flor do maracujá!
Não se enojem teus ouvidos
De tantas rimas em – á -
Mas ouve meus juramentos,
Meus cantos, ouve, sinhá!
Te peço pelos mistérios
Da flor do maracujá!
Fagundes
Varela. Clássicos da poesia brasileira. São Paulo: O Estado de São Paulo, Klick
Editora, s.d.
Fonte: Livro –Coleção ALET – Língua Portuguesa – 5ª
Série – Editora Positivo,2007 – p. 169-0.
Entendendo a poesia:
01 – O autor utilizou
repetidamente, no final dos versos, palavras acentuadas.
a)
Quais são as palavras?
Sinhá; sabiá; maracujá; manacá; gravatá; está; ubá; panamá; Sincorá;
dá.
b)
Como são classificadas?
Elas classificam-se em oxítonas.
c)
Qual o efeito do recurso para o leitor?
É o ritmo provocado pela repetição da tonicidade, o que fica mais
evidente se a poesia for declamado em vez de lido.
02 – Observe as palavras: Secretaria/secretária; sabia/sabiá;
polícia/policia; está/esta; contrária/contraria. Qual a importância de se
conhecer a sílaba tônica das palavras?
A sílaba tônica
permite a pronúncia adequada e o significado dentro do contexto em que as
palavras estão inseridas.
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