domingo, 5 de maio de 2019

TEXTO: MANIFESTO FUTURISTA - RICHARD HUMPHREYS - COM GABARITO

Texto: Manifesto Futurista
        
            Richard Humphreys

        Queremos cantar o amor do perigo, o hábito à energia e à temeridade.
        A coragem, a audácia e a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia.
        Até hoje a literatura tem exaltado a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono. Queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, a velocidade, o salto mortal, a bofetada e o murro.
        Afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um carro de corrida adornado de grossos tubos semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais belo que a Vitória de Samotrácia.
        Queremos celebrar o homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada a toda velocidade no circuito de sua própria órbita.
        O poeta deve prodigalizar-se com ardor, fausto e munificência, a fim de aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.
        Já não há beleza senão na luta. Nenhuma obra que não tenha um caráter agressivo pode ser uma obra-prima. A poesia deve ser concebida como um violento assalto contra as forças ignotas para obrigá-las a prostrar-se ante o homem.
        Estamos no promontório extremo dos séculos!... Por que haveremos de olhar para trás, se queremos arrombar as misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Vivemos já o absoluto, pois criamos a eterna velocidade omnipresente.
        Queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos anarquistas, as belas ideias pelas quais se morre e o desprezo da mulher.
        Queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias de todo o tipo, e combater o moralismo, o feminismo e toda vileza oportunista e utilitária.
        Cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevação; cantaremos a maré multicor e polifônica das revoluções nas capitais modernas; cantaremos o vibrante fervor noturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas luas elétricas: as estações insaciáveis, devoradoras de serpentes fumegantes: as fábricas suspensas das nuvens pelos contorcidos fios de suas fumaças; as pontes semelhantes a ginastas gigantes que transpõem as fumaças, cintilantes ao sol com um fulgor de facas; os navios a vapor aventurosos que farejam o horizonte, as locomotivas de amplo peito que se empertigam sobre os trilhos como enormes cavalos de aço refreados por tubos e o voo deslizante dos aviões, cujas hélices se agitam ao vento como bandeiras e parecem aplaudir como uma multidão entusiasmada.
In: Richard Humphreys. Futurismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. p. 11.
Entendendo o texto:
01 – O Manifesto Futurista é apresentado sobre a forma de itens. Segundo o item 3 do Manifesto, até aquele momento, início do século XX, a literatura tinha exaltado "a imobilidade, o êxtase e o sono pensativos".
a)   De acordo com esses atributos conferidos à literatura, como esta era vista por Marinetti?
Como estática, contemplativa, interior, reflexiva.

b)   De acordo com os quatro primeiros itens, que elementos da modernidade se contrapõem ao perfil da literatura e da época anterior?
Basicamente, a ação e a velocidade.

02 – O automóvel, uma novidade na época que o manifesto foi publicado, é comparado por Marinetti à Vitória de Samotrácia, uma das mais importantes obras da cultura clássica.
a)   Que significado tem a comparação feita por Marinetti?
Ao pôr por terra uma vasta e rica tradição cultural de 2 mil anos, a comparação constitui um exemplo claro de irreverência e ousadia em relação aos valores vigentes na época.

b)   Dos fragmentos que seguem, qual (ou quais) traduz(em) o mesmo espírito iconoclasta da comparação?
·        “Por que olhar para trás se o que queremos é arrombar as portas misteriosas do impossível?".

·        "O poeta deve consumir-se de ardor, esplendor e generosidade".
·        "Destruiremos os museus, as bibliotecas, as academias de toda sorte".

03 – O Futurismo italiano capta o espírito de efervescência política da época e de certa forma antevê os grandes acontecimentos políticos da época, como a primeira guerra mundial (1914-1918) e a Revolução Russa(1917).
a)    Qual é o ponto de vista a respeito da guerra expresso no manifesto?
O de que a guerra é saudável, pois é uma forma de higiene.

b)    Identifique no último item elementos que apontam para a valorização das revoluções populares.
“Multidões entusiasmadas pela insurreição”; “Ondas multicolores e polifônicas da revolução”.

04 – No momento em que o texto foi publicado, a Itália ainda era pouco industrializada e pouco desenvolvida economicamente. Com o manifesto, Marinetti pretendia ajudar a levar o país à modernidade. Identifique, no último parágrafo, elementos da modernidade que Marinetti gostaria de ver estabelecida na Itália.
      Estaleiros, luz elétrica, fumaça, pontes, navios, trens, aviões.

05 – Não foi por acaso que, na década de 1920, o Futurismo tornou-se a arte oficial do fascismo italiano. Do ponto de vista ideológico, o movimento defendia algumas posições que hoje seriam recriminadas e consideradas politicamente incorretas. Além da defesa da guerra, que outra posição você incluiria entre as ideias “politicamente incorretas”?
      O desprezo à mulher e o combate ao feminismo, a destruição de bibliotecas e museus, etc.

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