Filme(Atividades): Vida Maria
Gênero: Animação
Diretor: Márcio
Ramos
Duração: 9 min Ano: 2006 Formato: 35mm
País: Brasil Local de Produção: CE
Cor: Colorido
Duração: 9 min Ano: 2006 Formato: 35mm
País: Brasil Local de Produção: CE
Cor: Colorido
Sinopse:
Maria José, uma menina de 5 anos de
idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela
cresce, casa, tem filhos, envelhece.
Entendendo o filme:
01 – Onde se passa a
história de “Vida Maria”? Que elementos do vídeo te ajudaram a descobrir isso?
A história se passa em alguma região
sertaneja do Brasil. É possível perceber isso por meio das imagens do curta,
que mostram um lugar de solo árido e seco, além de um sol escaldante.
02 – Como o cinegrafista /
diretor marca a passagem do tempo? Que recursos ou estratégias ele usa?
O cinegrafista
marca a passagem do tempo em “Vida Maria” ao fazer o movimento de
“aproximação/afastamento” com a câmara. A câmara se afasta de um personagem,
quando aproxima novamente, o personagem já aparenta estar um pouco mais velho,
com mais idade. Além disso, gradativamente, os cabelos dos personagens vão
ficando brancos e a pele mais enrugada.
03 – Compare o início do
filme ao seu final. O que há de comum e o que há de diferente entre essas
partes do curta?
Tanto o início quanto o final do curta
mostram uma mãe impedindo a filha de escrever em seu caderno para que esta vá
ocupar-se dos afazeres domésticos. Com isso, o diretor só reforça a ideia de
que a vida dessas Marias é e será algo cíclico, algo que irá se repetir
enquanto as perspectivas delas não mudarem e enquanto elas não tiverem
instrução e dignidade.
04 – O vídeo tem duração de
8 minutos e 35 segundos, mas quanto tempo se passa na vida das personagens?
Embora seja um
curta que tem menos de 10 minutos, na vida das personagens passaram-se anos,
gerações. Isso é perceptível pelo fato de aparecerem novos filhos, novas Marias
ao longo do vídeo. Além disso, quando, ao final do curta, mostra-se o caderno
com as folhas passando e com o nome de várias Marias, é possível concluir que
várias gerações já se passaram, que várias Marias já nasceram e já tiveram outros
filhos.
05 – No início do curta, a
mãe diz: “Em vez de ficar perdendo tempo desenhando o nome, vá lá pra fora...”.
Por que, para ela, desenhar o nome é perda de tempo?
Porque quando não se tem educação nem
perspectiva de melhoria na qualidade de vida, como acontece com as personagens
de “Vida Maria”, aprender, estudar e instruir-se perde seu valor. Nada se torna
mais importante do que o trabalho, pois este é o único meio através do qual as
Marias obtêm o pão de cada dia, o único meio através do qual elas conseguem
garantir, no mínimo, sua sobrevivência. Dessa forma, enquanto elas não tiverem
instrução nem dignidade e não perceberem que, por meio da educação, elas podem
mudar sua realidade, continuarão achando que estudo é perda de tempo.
06 – A expressão “desenhar o
nome”, no curta, pode ser uma metonímia de quê? Explique.
A expressão pode
ser uma metonímia de estudar, aprender. Isso porque quando a mãe diz: “Em vez
de ficar perdendo tempo desenhando o nome, vá lá pra fora...”, ela não só quer
impedir a filha de escrever como também de aprender/estudar o que quer que
seja.
07 – Para você, por que a
mãe usa essa expressão?
Ao utilizar
“desenhar o nome” para se referir ao estudo, à aprendizagem, torna-se o ato de
estudar/aprender algo menor, de pouca importância, é apenas uma brincadeira, ou
seja, “desenhar o nome” traz uma carga pejorativa para o estudo.
08 – Maria José, já mais
velha no final da história, tem a mesma reação que a mãe teve com ela, com a
filha, Maria de Lourdes, quando estava escrevendo seu nome no caderno. Por que
essa repetição de pensamentos?
Essa repetição é
para mostrar às pessoas que essas Marias do sertão têm a vida predestinada, ou
seja, podem vir com outros nomes, como outras Marias, mas serão sempre as mesmas,
sem instrução e com condições de vida paupérrimas, precárias. Isso serve para
mostrar que enquanto não houver ação, mudança no modo de agir e de pensar
dessas pessoas, a sina irá se repetir. E para que isso não se repita, só há um
caminho: educação e condições dignas de vida e de trabalho.
09 – As Marias da família
retratada no curta já têm uma vida pré-destinada. Você concorda com esta
afirmação? Justifique sua resposta baseando-se nas estratégias cinematográficas
de que o produtor se utilizou para denotar este efeito (o da predestinação).
Não concordo! Um
dos elementos do texto que marcam essa predestinação é o fato de Maria José, já
mais velha no final da história, ter com a filha, Maria de Lourdes, a mesma
reação que a mãe teve com ela, quando estava escrevendo seu nome no caderno.
Essa repetição de atitudes marca que, não há mudanças que as coisas continuarão
acontecendo do mesmo jeito.
10 – Por que o curta tem o
título: “Vida Maria”? Que outro título poderia ser dado a ele?
Porque ele retrata
a vida de várias Marias. Além disso, é como se “Maria” fosse um estilo próprio,
peculiar de vida, aquela vida pacata, do sertão e para a qual não há
perspectiva de mudança ou melhoria. O nome Maria, não foi escolhido por acaso,
ele, além de ser um nome comum no Brasil, representa várias mulheres, além
disso, traz consigo uma carga semântica que remete à simplicidade. Outro título
que se encaixaria nesse curta seria “As Marias do sertão”.
Obgd
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluir☺pelo exercício.
Porque para a mãe de Maria desenhar o nome era Pedro de tempo você concorda ou não com a mãe de Maria porque
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirObrigado me ajudou bastante!💝👏
ResponderExcluirPerfeito!!
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