quarta-feira, 21 de novembro de 2018

FILME(ATIVIDADES): VIDA MARIA - MÁRCIO RAMOS - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(Atividades): Vida Maria

Gênero: Animação
Diretor: Márcio Ramos
Duração: 9 min     Ano: 2006     Formato: 35mm
País: Brasil     Local de Produção: CE
Cor: Colorido 

Sinopse: 
        Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

Entendendo o filme:

01 – Onde se passa a história de “Vida Maria”? Que elementos do vídeo te ajudaram a descobrir isso?
      A história se passa em alguma região sertaneja do Brasil. É possível perceber isso por meio das imagens do curta, que mostram um lugar de solo árido e seco, além de um sol escaldante.

02 – Como o cinegrafista / diretor marca a passagem do tempo? Que recursos ou estratégias ele usa?
      O cinegrafista marca a passagem do tempo em “Vida Maria” ao fazer o movimento de “aproximação/afastamento” com a câmara. A câmara se afasta de um personagem, quando aproxima novamente, o personagem já aparenta estar um pouco mais velho, com mais idade. Além disso, gradativamente, os cabelos dos personagens vão ficando brancos e a pele mais enrugada.

03 – Compare o início do filme ao seu final. O que há de comum e o que há de diferente entre essas partes do curta?
      Tanto o início quanto o final do curta mostram uma mãe impedindo a filha de escrever em seu caderno para que esta vá ocupar-se dos afazeres domésticos. Com isso, o diretor só reforça a ideia de que a vida dessas Marias é e será algo cíclico, algo que irá se repetir enquanto as perspectivas delas não mudarem e enquanto elas não tiverem instrução e dignidade.

04 – O vídeo tem duração de 8 minutos e 35 segundos, mas quanto tempo se passa na vida das personagens?
      Embora seja um curta que tem menos de 10 minutos, na vida das personagens passaram-se anos, gerações. Isso é perceptível pelo fato de aparecerem novos filhos, novas Marias ao longo do vídeo. Além disso, quando, ao final do curta, mostra-se o caderno com as folhas passando e com o nome de várias Marias, é possível concluir que várias gerações já se passaram, que várias Marias já nasceram e já tiveram outros filhos.

05 – No início do curta, a mãe diz: “Em vez de ficar perdendo tempo desenhando o nome, vá lá pra fora...”. Por que, para ela, desenhar o nome é perda de tempo?
      Porque quando não se tem educação nem perspectiva de melhoria na qualidade de vida, como acontece com as personagens de “Vida Maria”, aprender, estudar e instruir-se perde seu valor. Nada se torna mais importante do que o trabalho, pois este é o único meio através do qual as Marias obtêm o pão de cada dia, o único meio através do qual elas conseguem garantir, no mínimo, sua sobrevivência. Dessa forma, enquanto elas não tiverem instrução nem dignidade e não perceberem que, por meio da educação, elas podem mudar sua realidade, continuarão achando que estudo é perda de tempo.

06 – A expressão “desenhar o nome”, no curta, pode ser uma metonímia de quê? Explique.
      A expressão pode ser uma metonímia de estudar, aprender. Isso porque quando a mãe diz: “Em vez de ficar perdendo tempo desenhando o nome, vá lá pra fora...”, ela não só quer impedir a filha de escrever como também de aprender/estudar o que quer que seja.

07 – Para você, por que a mãe usa essa expressão?
      Ao utilizar “desenhar o nome” para se referir ao estudo, à aprendizagem, torna-se o ato de estudar/aprender algo menor, de pouca importância, é apenas uma brincadeira, ou seja, “desenhar o nome” traz uma carga pejorativa para o estudo.

08 – Maria José, já mais velha no final da história, tem a mesma reação que a mãe teve com ela, com a filha, Maria de Lourdes, quando estava escrevendo seu nome no caderno. Por que essa repetição de pensamentos?
      Essa repetição é para mostrar às pessoas que essas Marias do sertão têm a vida predestinada, ou seja, podem vir com outros nomes, como outras Marias, mas serão sempre as mesmas, sem instrução e com condições de vida paupérrimas, precárias. Isso serve para mostrar que enquanto não houver ação, mudança no modo de agir e de pensar dessas pessoas, a sina irá se repetir. E para que isso não se repita, só há um caminho: educação e condições dignas de vida e de trabalho.

09 – As Marias da família retratada no curta já têm uma vida pré-destinada. Você concorda com esta afirmação? Justifique sua resposta baseando-se nas estratégias cinematográficas de que o produtor se utilizou para denotar este efeito (o da predestinação).
      Não concordo! Um dos elementos do texto que marcam essa predestinação é o fato de Maria José, já mais velha no final da história, ter com a filha, Maria de Lourdes, a mesma reação que a mãe teve com ela, quando estava escrevendo seu nome no caderno. Essa repetição de atitudes marca que, não há mudanças que as coisas continuarão acontecendo do mesmo jeito.

10 – Por que o curta tem o título: “Vida Maria”? Que outro título poderia ser dado a ele?
      Porque ele retrata a vida de várias Marias. Além disso, é como se “Maria” fosse um estilo próprio, peculiar de vida, aquela vida pacata, do sertão e para a qual não há perspectiva de mudança ou melhoria. O nome Maria, não foi escolhido por acaso, ele, além de ser um nome comum no Brasil, representa várias mulheres, além disso, traz consigo uma carga semântica que remete à simplicidade. Outro título que se encaixaria nesse curta seria “As Marias do sertão”.


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