Texto: UM SAPATO EM CADA PÉ
Esta é a história de dois pezinhos.
Um pé esquerdo e um direito. Quem olhava
assim rápido nem via muita diferença entre eles. Podia achar que um fosse o
reflexo do outro como num espelho, mas eram muito diferentes.
O esquerdo tinha o dedão mais gordinho e
gostava de futebol. O direito morria de cócegas e adorava balé.
O esquerdo preferia usar tênis. Já
o direito, por ele vivia descalço.
O esquerdo, muito vaidoso, ficava feliz de
unhas cortadas. O direito, mais desleixado, às vezes cheirava chulé.
Como os pezinhos dependiam de sua dona,
viviam fazendo acordos:
– Tá bom, eu vou para trás na hora do
arabesque, lá na aula de balé – dizia o esquerdo. – Mas, no futebol, eu chuto a
bola.
– Legal. – concordava o direito. – Mas,
quando a gente estiver dançando, não fique reclamando que a sapatilha aperta.
Conversavam sempre à noite, quando Mariana,
a dona deles, dormia. Assim, podiam se entender melhor.
Uma noite, Mariana perdeu o sono. Enquanto
contava carneirinhos, ouviu uma vozinha dizendo assim:
– Tomara que amanhã ela ponha meia rosa.
A menina levou um susto. Levantou a cabeça
do travesseiro, a tempo de ouvir o pé direito responder:
– Ah, não. Gosto mais daquelas de
listrinhas azuis.
Mariana não podia acreditar no que via e
ouvia. Os pezinhos continuaram:
– Esqueceu que amanhã tem aula de futebol? –
lembrou o esquerdo. – Ela sempre põe meias cor-de-rosa quando vai jogar.
– Droga, então vai vestir as chuteiras
também. Depois você reclama se eu fico cheirando a chulé.
– Vou marcar um golaço, duvida? – gabou o
esquerdo.
– Não, sei que graça você vê em
futebol! – suspirou o direito.
Mariana fez uma cara de quem tinha
descoberto a América:
–
Então é por isso que eu chuto melhor com a esquerda!
Os pezinhos prosseguiram no papo:
– Não ligue. À tarde, ela vai na aula de
dança e ai você fica feliz.
– Vou fazer a melhor pirueta da minha vida,
me espere!
A menina se surpreendeu mais uma vez:
– Por isso eu arraso quando fico na ponta
do pé direito!
Comovida, Mariana pensou no esforço que seus
pezinhos faziam para se entenderem, apesar das diferenças. Pensou também como
seria se todas as pessoas fizessem o mesmo.
Afundou no travesseiro e dormiu.
Na manhã seguinte, ela resolveu fazer uma
surpresa para os seus pés. No esquerdo, vestiu a meia rosa e a chuteira. No
direito, a meia listradinha de azul e a sapatilha. Foi para escola assim, com
um pé de cada jeito.
Quando pisou na sala de aula, seus colegas
começaram a caçoar dela. Mariana tentou explicar que seus pés eram diferentes
um do outro e que isso não tinha o menor problema. Mas a turma não parava de
rir.
Mariana descobriu como era difícil ser
diferente. Só porque não usava sapatos iguais como todo mundo, tinha virado
motivo de riso. Morrendo de raiva, ela foi chorar na biblioteca.
Escondida atrás de uma estante, abaixou-se
para ficar mais perto de seus pés. Acariciando ora o esquerdo, ora o direito, e
disse:
– Não liguem para esses bobos. Eu não vou
deixar de gostar de vocês só porque são diferentes um do outro.
Estava nisso quando alguém se aproximou.
Mariana olhou pela fresta de uma prateleira e tudo que viu foi dois pés. Um
estava calçado com tênis. O outro, com chinelo de praia.
A menina levantou os olhos, maravilhada.
Deu de cara com o Edgar, o novo colega de escola. Ele estendeu-lhe a mão
dizendo:
–
Não chore, Mariana. Nenhum PÉ É IGUAL AO OUTRO.
Foram os dois para o pátio. Ela já nem
ligava mais para a zoada dos colegas. Mariana só ficava pensando num jeito de
apresentar seus pés aos pés de Edgar.
Cláudio Fragata. In:
Recreio Especial: Era uma vez…, n. 1.
São Paulo, Abril,
s/d.
Entendendo o texto:
01 – Descreva na tabela
abaixo, quais as diferenças que existem entre os dois pezinhos:
·
Pé direito: Morria de cócegas. Adorava
balé. Vivia descalço. Era desleixado. Tinha chulé.
·
Pé esquerdo: Tem dedão mais gordinho.
Gosta de futebol. Usava tênis. Era vaidoso. Ficava feliz com unhas cortadas.
02 – “A menina perdeu o sono
e levou um susto.”
a) O que aconteceu para
surpreender a menina?
Ela ouviu seus pés conversando.
03 – Qual foi a grande
descoberta de Mariana?
Ela descobriu que ser diferente era
difícil.
04 – Qual é a opção que
mostra a reação dos colegas em relação a Mariana:
( ) medo. (X) preconceito. ( ) raiva. ( ) simpatia.
05 – Qual foi o fato que
levou Mariana a se sentir diferente?
Ela foi com o sapato que mais agradava
cada pé, para que eles ficassem mais felizes. Mas quando ela chegou a escola os
colegas riram dela, mesmo quando ela explicou.
06 – Para você qual é a
lição que Mariana aprendeu?
Resposta pessoal do aluno.
07 – Qual é o título do
texto?
Um sapato em cada pé.
08 – Qual é o tema?
O tema é as diferenças.
09 – Quem é o autor?
Cláudio Fragata.
10 – Quantos parágrafos
contém?
O texto contém 36 parágrafos.
11 – Quantos e quais são os
personagens?
São 5, Mariana, pé direito, pé esquerdo,
colegas e Edgar.
12 – Qual é o gênero deste
texto? Justifique sua resposta.
Este é um texto
narrativo, pois conta uma história.
Obrigada
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