Poema: Salada
mista
Carlos Queiroz Telles
Bem...
Eu sei que é difícil,
mas vou tentar explicar.
Eu sou
filho primogênito
e tenho dois irmãos mais velhos.
Eu também
sou o caçula
tendo dois irmãos mais novos.
Do meu pai
sou o mais velho.
Da minha mãe
sou o mais moço.
Por parte de mãe
sou o irmão dos dois mais velhos.
Por parte de pai
sou o irmão dos dois pequenos.
Juntando todas as partes
eu tenho quatro irmãos
e sou o filho do meio.
Se ainda não deu para entender
eu vou explicar melhor.
Minha mãe
tinha dois filhos
quando se casou com meu pai
e meu pai teve dois filhos
depois que se separou
da mãe de meus irmãos maiores
e se casou com a mãe
dos meus pequenos irmãos.
Ao todo, nesta salada
de amor e confusão,
cabem dois pais, duas mães
e cinco queridos irmãos!
Cada um com seu lugar
Dentro do meu coração...
Carlos Queiroz
Telles. Sementes de sol.
4. ed. São Paulo:
Moderna, 1992, p. 26-7.
Entendendo o poema:
01 – O que você acredita que seja
"primogênito"?
( ) O filho mais
novo.
(X)
O filho mais velho.
( ) O primo.
02 – O que significa a palavra "caçula":
(X)
O filho mais novo.
( ) O filho mais
velho.
( ) Um amigo.
03 – De acordo com o texto,
as palavras primogênito e caçula significam:
( ) São sinônimos.
(X) São antônimos.
04 – Quem é o narrador do texto Salada mista?
( ) É uma menina.
(X)
É um menino.
( ) É um adulto.
05 – Podemos afirmar que o texto Salada mista é:
( ) Uma anedota.
(X)
Um poema.
( ) Uma
narrativa.
06 – O texto é organizado em estrofes. Qual é o total de
estrofes?
( ) Oito.
(X)
Nove.
( ) Dez.
07 – Descreva como é a família do menino do texto.
Resposta pessoal do aluno.
08 – E sua família? Faça a descrição.
Resposta pessoal do aluno.
09 – O que o poeta-narrador do texto disse a você?
Ele se dirigiu ao
leitor tentando explicar a “salada” de parentes, mas conclui que ama a todos.
10 – Que recursos poéticos
foram usados nesse texto que o caracterizam como poema?
Há estrofes,
versos e ritmo.
11 – O que você diria ao
poeta-narrador?
Resposta pessoal do aluno.
Obg
ResponderExcluir