POEMA: OS
DIREITOS DAS CRIANÇAS
RUTH ROCHA
Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...
Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.
Descer no escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.
Entendendo o poema:
01 – Qual o título do poema?
Os direitos das crianças.
02 – Quem é o autor (a) do poema?
Ruth Rocha.
03 – De quantos versos é composto o poema? E de quantas estrofes?
Versos = possui 12 versos.
Estrofes = possui 03 estrofes.
04 – Você concorda com estes direitos que a autora descreve no seu poema? Você acrescentaria mais alguns direitos? Quais?
Resposta pessoal do aluno.
05 – Circule os verbos de acordo com a legenda:
Verde > Da primeira conjugação:
Ganhar,
brincar e adivinhação.
Vermelho > Da segunda conjugação:
Tem,
correr, ter, ver, tenha, descer, fazer e faz.
Azul > Da terceira conjugação:
Sorrir,
colorir e ouvir.
muito legal o texto
ResponderExcluirmuito bom o poema e os exercícios propostos. Parabéns!
ResponderExcluirRima com as palavras
ResponderExcluirObrigada pela sugestão.Consegui interdisciplinar com História ,artes e Ensino Religioso
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirmuito instrutivo, obrigada.
OI PRIMA.
ResponderExcluirAMEI PARABÉNS.
Obg querida por acessar o Blog. Bjsss
ResponderExcluirQuais são as rimas?
ResponderExcluir