sábado, 18 de dezembro de 2021

FILME(ATIVIDADES): OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BLECK BLOOM - COM GABARITO

 FILME(ATIVIDADES): OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BLECK BLOOM


Fonte:https://www.passeidireto.com/arquivo/85588463/atividade-filme-becky-boom-educacao-financeira

Fonte:file:///C:/Users/USUARIO/Desktop/Delirios%20%20de%20consumo%20de%20Becky%20Bloom.pdf

 Entendendo o Filme

01.  O que retrata o filme os "Delírios de consumo de Becky Bloom"?

Retrata a história de uma mulher consumista.

02.O que acontecia quando Rebeca era criança (em relação ao consumo)?

Quando criança observava as mulheres que eram consideradas por ela como fadas e princesas comprando com seus "cartões mágicos", enquanto sua mãe só comprava roupas para ela que estavam com desconto e que geralmente, eram consideradas por ela, como feias e que duravam pra sempre como os sapatos marrom.   

03. Qual o problema inicial de Becky? Como ela piora?

      Ao crescer Becky se torna uma verdadeira consumista, com mais de 10 cartões de crédito, no qual ela não consegue administrar e acaba ficando com uma dívida enorme.

04. Onde ela trabalha? E onde ela quer trabalhar? Por que?

   Inicialmente, Becky começa trabalhando como jornalista em uma revista de Jardinagem, porém seu sonho era trabalhar na revista Allete, que era uma revista de moda.

05. O que fez Becky realmente mudar?

Becky por incrível que pareça consegue trabalhar em uma revista de finanças, se envolve em um relacionamento com o chefe da revista e passa a escrever sobre finanças, junto a este relacionamento o que faz com que ela mude a sua compulsão por compras, vendendo no final grande parte de suas roupas para pagar suas dívidas.

06.Este filme faz o alerta sobre diferentes tipos de persuasão que encontramos no nosso cotidiano. Quais são os meios de publicidade e estratégias mais utilizadas para nos convencer a gastar sempre mais?  Faça uma pesquisa.

Os meio de publicidade utilizam-se de propagandas coloridas que chamam a atenção, utilizam verbos no imperativo (faça, compre, use, etc). Os supermercados projetam a loja para que você passe por milhares de produtos que o consumidor nem está pensando em comprar. Os melhores locais para expor o produto é ao alcance dos olhos do consumidor. Alguns produtos são colocados estrategicamente nas prateleiras baixas. Músicas calmas incentiva o consumidor a gastar mais. Na loja de perfume, por exemplo, o ambiente é aromatizado. Loja de roupas, a iluminação é indireta o que faz o cliente enxergar menos os defeitos do corpo, fica satisfeito com a roupa e acaba comprando, entre outros.

07. Qual é o alerta que esse longa transmite? Quais cuidados devemos ter dentro de uma sociedade tão consumista como a nossa? Nos alerta para prestarmos atenção ao consumismo desenfreado. Para consumirmos pouco devemos: Pensar 3 vezes antes de comprar e, se perguntar: Precisa mesmo disso? Eu realmente gosto disso? Isso irá me servir neste momento?

Devemos comprar coisas duráveis. No caso de roupas e decoração, comprar produtos neutros, básicos e versáteis para não enjoar logo, assistir menos televisão, porque quanto mais assistimos temos a sensação de que precisamos de coisas novas. Devemos seguir a máxima: conseguir mais com menos.

08. Rebecca Bloomwood (Isla Fisher), é uma jovem jornalista que não consegue se controlar nas compras. Seus sete cartões de crédito são insuficientes para que ela compre as roupas que deseja adquirir. Seu quarto se parece com um provador de loja, inundado de peças, sapatos, bolsas, acessórios espalhados, e ela não se cansa de comprar mais. Você já passou ou passa por essa situação? Se Rebecca fosse uma pessoa próxima e íntima de você, qual atitude tomaria para ajudá-la a se controlar? Comente.

Resposta pessoal.

09.Porque o artigo que Rebecca escreveu para a revista de finanças, fez tanto sucesso entre as mulheres?

Rebecca ao quebrar o gelo sobre o assunto tornou-o chamativo para mulheres que, assim como ela, são incapazes de lidar com dinheiro.

10.Comente sobre o poder persuasivo apresentado no filme, qual é o meio que os lojistas utilizam para convencer Rebecca a comprar sem medidas?

 O poder persuasivo apresentado no filme dá-se por meio das vitrines exuberantes de Nova York, com manequins animados que parecem convidar os transeuntes a entrar e adquirir os produtos oferecidos, os anúncios da ‘Alette Magazine’, os anúncios veiculados pela televisão, de queima de estoques de todo gênero, que deixam as consumidoras enlouquecidas para conseguir algum produto, mesmo que este não lhe seja tão necessário, ou seja, compram somente pelo prazer de consumir e o apelo emotivo nas propagandas e anúncios.

11.Você concorda que a propaganda é a alma do negócio?

Resposta pessoal.

12.Comente sobre a cena do filme que você mais gostou.

Resposta pessoal.

13. Qual cena do filme demonstra está relacionada à imagem de bem sucedida, confiante e elegante que ela deseja passar?

Resposta pessoal.

14.Após refletir sobre o filme e sobre sua vida de “consumo”, comente em qual cena você se enquadra melhor? Por quê?

Resposta pessoal.

15. Dê a sua opinião sobre o final do filme.

Resposta pessoal.

16.Faça uma pesquisa e responda:

a. O filme retrata um problema que enfrentamos frequentemente na sociedade atual “o consumismo desenfreado”, muitas crianças e adultos acham que “é preciso ter para ser alguém”. Você concorda com essa afirmação? Comente.

Resposta pessoal.

17.Vamos promover um bazar na escola? Convidamos, estudantes, professores e funcionários em geral da unidade escolar para trazerem de casa um acessório, um calçado, uma roupa, um lençol, qualquer peça que não usa mais. Agendamos o “dia do escambo”. Servimos chá ou suco, colocamos um som agradável para realizarmos as trocas de produtos. Dessa forma estaremos contribuindo com o meio ambiente e ao mesmo tempo vamos desocupar espaços em nossos armários. Mãos a obra!

 

 

 

 

 

2 comentários:

  1. Amei seu blog, muito rico para eu que sou professora iniciante!
    Parabéns, faz um vlog também!!!

    ResponderExcluir