terça-feira, 5 de junho de 2018

CONTO: COMO FUNCIONA O TERMÔMETRO - MARA FIGUEIRA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Conto: Como funciona o termômetro?

        Um dia, você acorda se sentindo meio quente, com o corpo mole, sem vontade de fazer nada. Põe a mão na testa e se pergunta: será que estou com febre? Para saber a resposta, só tem um jeito: usar o termômetro. Mas, como será que ele funciona?
        Ao colocarmos o termômetro embaixo do braço, ocorre uma troca de calor entre o nosso corpo e esse instrumento. A nossa temperatura não muda, mas o termômetro, ao contrário, vai esquentando e acaba ficando com a mesma temperatura da gente. Em geral, quando algum material esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço. Esse é o caso do mercúrio, que vai subindo pelo tubo quando a temperatura aumenta. [...]

FIGUEIRA, Mara. CHC, Rio de Janeiro, n. 165, jan./fev. 2006.
Entendendo o conto:

01 – Qual é a finalidade do texto?
      Como sugere o próprio título, o texto objetiva explicar como funciona o termômetro utilizado para aferir a temperatura de nosso corpo.

02 – Identifique os referentes dos termos sublinhados a seguir:
a)   “[...] uma troca de calor entre o nosso corpo e esse instrumento.”:
 “O termômetro”.

b)   “[...] esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço.”:
 “Algum material”. 

03 – “Um dia, você acorda se sentindo meio quente [...]”. Assinale a alternativa em que a concordância nominal foi feita de forma incorreta, segundo a norma culta:
a) Naquele dia, a temperatura de seu corpo estava meio alta.
b) Não sentia ânimo para nada, pois o seu corpo estava meio mole.
c) Estava com febre. Por isso, ela se sentia meia indisposta.
d) Não consegui aferir a temperatura de meu filho, visto que o termômetro está meio desregulado.  

04 – “Em geral, quando algum material esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço.”. Aponte outros termos que poderiam substituir o verbo destacado no contexto acima:
      Dilata, estende, alarga, difunde...

Nenhum comentário:

Postar um comentário