sábado, 6 de janeiro de 2018

PLANEJAMENTO : LIVRO EJA MODERNA - 8º ANO FUNDAMENTAL


EJA MODERNA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
ORGANIZADORA: EDITORA MODERNA – EDITORA RESPONSÁVEL: VIRGÍNIA AOKI    
     PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE 
TURMA: 8º ANO – FUNDAMENTAL
PROFESSORA:
COORDENADOR PEDAGÓGICO:
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO GERAL DA ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS
As disciplinas que compõe esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida; conhecer e usar língua estrangeira moderna como instrumento de acesso a informações; compreender e usar a linguagem corporal; compreender e usar os sistemas simbólicos das  diferentes  linguagens; compreender e usar a língua portuguesa  como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Trabalhar com contos e textos jornalísticos diversos, possibilitando ao aluno a aquisição de competências leitoras.
Relacionar textos e ilustração, manifestando os sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
DATA
CH
CONTEÚDO
METODOLOGIA
    AVALIAÇÃO
 

16/10/2017




4H

Gênero textual: Foto – Favela Paraisópolis e condomínio de luxo.
Temática Encarando o Brasil.
Trecho da cartilha sobre direitos dos cidadãos garantidos na constituição.
Produção Textual: Tema – Políticos corruptos, povo alienado.
Aula dialogada explicativa sobre o gênero textual não verbal – Fotografia, com a temática encarando o Brasil.
Compreensão do texto no caderno.
Produção de texto Dissertativo.
Avaliação individual e diagnóstica
23/10/2017






4H
Gênero textual: Conto – Zap.
Biografia de Moacyr Scliar.
Classe gramatical: Pronomes de tratamento, demonstrativos, possessivos, indefinidos e interrogativos – Revisão.
Gênero textual: Tira de Calvin sobre genes recessivos.
Aula dialogada explicativa sobre a “Televisão”.
Leitura do conto em voz alta.
Interpretação do conto e da tira no caderno.
Revisão geral dos pronomes.
Avaliação contínua e individual.

30/10/2017




4H

Gênero textual do conto: Por um pé de feijão.
Pesquisa no dicionário de palavras desconhecidas.
Origem do conto.
Compreensão e apontamentos das características do conto.
Simulados dos Pronomes.

Aula dialogada e explicativa sobre as características do conto e suas características.
Leitura em voz alta.
Pesquisa no dicionário de palavras desconhecidas.
Interpretação do texto no caderno.
Aplicação da Avaliação com relação a classe gramática.
Avaliação Contínua.

03/11/2017





4H
Gênero textual: Conto – A disciplina do amor.
Produção textual - Tema: A importância do amor nos dias de hoje.
Biografia de Lygia Fagundes Telles.
Verbos; conceitos, conjugação e flexão (pessoa e número).
Aula dialogada e explicativa.
Leitura em voz alta.
Produção textual dissertativa.
Interpretação do conto no caderno.
Atividades com os verbos no caderno.
Avaliação individual e diagnóstica.


06/11/2017

4H

Gênero textual: Foto. Observação da imagem da mata nativa e mata devastada.
Gênero textual: Notícias – Madeireiros ilegais desafiam combate ao desmatamento na Amazônia.
Ilustração: mata nativa e mata devastada.


Aula dialogada e explicativa.
Leitura em voz alta.
Interpretação da notícia no caderno
Ilustração da mata nativa e mata devastada utilizando papéis picados.
Avaliação individual e contínua.

13/11/2017

4H

Gênero textual: Entrevista – As últimas de Caetano.
Pesquisa no dicionário de palavras desconhecidas.
Simulados sobre Verbos.


Aula dialogada e explicativa.
Interpretação da entrevista no caderno.
Pesquisa de palavras desconhecidas no caderno.
Simulado sobre os verbos.
Avaliação individual e contínua.

27/11/2017



4H
Gênero textual: Entrevista – Plantar árvores dá mais prazer do que fazer filmes.
Sujeito e Predicado
Tipos de Sujeito
 Aula dialogada e explicativa.
Interpretação da entrevista no caderno.
Atividades sobre Sujeito e Predicado.
Avaliação individual e contínua.


01/12/2017



4H

Gênero textual: Foto – Identidade Ignorada.
Canção – Calibre.
Biografia – Os Paralamas do Sucesso.
Atividade Avaliativa sobre Sujeito e Predicado.

  Aula dialogada e explicativa.
Compreensão da canção no caderno.
Aplicação da Atividade Avaliativa.
Avaliação individual e contínua.

04/12/2017

4H
 Gênero textual Jornalístico – Jornalismo e violência.
Pesquisa no dicionário das palavras desconhecidas.
Produção Textual Aumento de violência tem relação com o aumento da pobreza e desemprego.
Aula dialogada e explicativa sobre a violência.
Compreensão do texto no caderno.
Pesquisa no dicionário das palavras desconhecidas.
Produção textual sobre o aumento da violência.

Avaliação individual e contínua.
11/12/2017


4H

 Gênero textual: Notícia – Catadora cria biblioteca com obras encontradas no lixo.
Gênero textual: Resumo e suas características.


Aula dialogada e explicativa sobre a catadora de lixo que criou um biblioteca.
Interpretação da notícia no caderno.
Avaliação individual e contínua.





    18/12/2017



4H
Filme: Mão talentosas.
A história de Benjamim Carson.
Temática Exemplo de superação.
 Através da multimídia – Data show.
Os alunos assistirão o filme.
Atividade reflexiva em folha impressa sobre filme.


Avaliação individual e contínua.




2 comentários: