ORGANIZADORA: EDITORA MODERNA – EDITORA RESPONSÁVEL: VIRGÍNIA AOKI
PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE
TURMA: 8º ANO –
FUNDAMENTAL
PROFESSORA:
|
||||
COORDENADOR
PEDAGÓGICO:
|
||||
DISCIPLINA: LÍNGUA
PORTUGUESA
|
||||
OBJETIVO GERAL DA
ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS
As disciplinas que compõe esta área de
conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de aplicar as tecnologias
da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos
relevantes para sua vida; conhecer e usar língua estrangeira moderna como
instrumento de acesso a informações; compreender e usar a linguagem corporal;
compreender e usar os sistemas simbólicos das
diferentes linguagens;
compreender e usar a língua portuguesa
como língua materna, geradora de significação e integradora da
organização do mundo e da própria identidade.
|
||||
OBJETIVO GERAL DA
DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA
Trabalhar
com contos e textos jornalísticos diversos, possibilitando ao aluno a
aquisição de competências leitoras.
Relacionar
textos e ilustração, manifestando os sentimentos, experiências, ideias e
opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para
selecionar o que vão ler.
|
||||
DATA
|
CH
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
16/10/2017
|
4H
|
Gênero
textual: Foto – Favela Paraisópolis e condomínio de luxo.
Temática
Encarando o Brasil.
Trecho
da cartilha sobre direitos dos cidadãos garantidos na constituição.
Produção
Textual: Tema – Políticos corruptos, povo alienado.
|
Aula dialogada explicativa sobre o gênero
textual não verbal – Fotografia, com a temática encarando o Brasil.
Compreensão do texto no caderno.
Produção de texto Dissertativo.
|
Avaliação
individual e diagnóstica
|
23/10/2017
|
4H
|
Gênero
textual: Conto – Zap.
Biografia
de Moacyr Scliar.
Classe
gramatical: Pronomes de tratamento, demonstrativos, possessivos, indefinidos
e interrogativos – Revisão.
Gênero
textual: Tira de Calvin sobre genes recessivos.
|
Aula
dialogada explicativa sobre a “Televisão”.
Leitura
do conto em voz alta.
Interpretação
do conto e da tira no caderno.
Revisão
geral dos pronomes.
|
Avaliação
contínua e individual.
|
30/10/2017
|
4H
|
Gênero
textual do conto: Por um pé de feijão.
Pesquisa
no dicionário de palavras desconhecidas.
Origem
do conto.
Compreensão
e apontamentos das características do conto.
Simulados
dos Pronomes.
|
Aula
dialogada e explicativa sobre as características do conto e suas
características.
Leitura
em voz alta.
Pesquisa
no dicionário de palavras desconhecidas.
Interpretação
do texto no caderno.
Aplicação
da Avaliação com relação a classe gramática.
|
Avaliação
Contínua.
|
03/11/2017
|
4H
|
Gênero textual:
Conto – A disciplina do amor.
Produção textual -
Tema: A importância do amor nos dias de hoje.
Biografia de Lygia
Fagundes Telles.
Verbos; conceitos,
conjugação e flexão (pessoa e número).
|
Aula
dialogada e explicativa.
Leitura
em voz alta.
Produção
textual dissertativa.
Interpretação
do conto no caderno.
Atividades
com os verbos no caderno.
|
Avaliação
individual e diagnóstica.
|
06/11/2017
|
4H
|
Gênero
textual: Foto. Observação da imagem da mata nativa e mata devastada.
Gênero
textual: Notícias – Madeireiros ilegais desafiam combate ao desmatamento na
Amazônia.
Ilustração:
mata nativa e mata devastada.
|
Aula
dialogada e explicativa.
Leitura
em voz alta.
Interpretação
da notícia no caderno
Ilustração
da mata nativa e mata devastada utilizando papéis picados.
|
Avaliação
individual e contínua.
|
13/11/2017
|
4H
|
Gênero
textual: Entrevista – As últimas de Caetano.
Pesquisa
no dicionário de palavras desconhecidas.
Simulados
sobre Verbos.
|
Aula
dialogada e explicativa.
Interpretação
da entrevista no caderno.
Pesquisa
de palavras desconhecidas no caderno.
Simulado
sobre os verbos.
|
Avaliação
individual e contínua.
|
27/11/2017
|
4H
|
Gênero textual:
Entrevista – Plantar árvores dá mais prazer do que fazer filmes.
Sujeito e Predicado
Tipos de Sujeito
|
Aula dialogada e explicativa.
Interpretação
da entrevista no caderno.
Atividades
sobre Sujeito e Predicado.
|
Avaliação
individual e contínua.
|
01/12/2017
|
4H
|
Gênero textual:
Foto – Identidade Ignorada.
Canção – Calibre.
Biografia – Os
Paralamas do Sucesso.
Atividade
Avaliativa sobre Sujeito e Predicado.
|
Aula dialogada e explicativa.
Compreensão
da canção no caderno.
Aplicação
da Atividade Avaliativa.
|
Avaliação
individual e contínua.
|
04/12/2017
|
4H
|
Gênero textual Jornalístico – Jornalismo e
violência.
Pesquisa
no dicionário das palavras desconhecidas.
Produção
Textual Aumento de violência tem relação com o aumento da pobreza e
desemprego.
|
Aula
dialogada e explicativa sobre a violência.
Compreensão
do texto no caderno.
Pesquisa
no dicionário das palavras desconhecidas.
Produção
textual sobre o aumento da violência.
|
Avaliação
individual e contínua.
|
11/12/2017
|
4H
|
Gênero textual: Notícia – Catadora cria
biblioteca com obras encontradas no lixo.
Gênero
textual: Resumo e suas características.
|
Aula
dialogada e explicativa sobre a catadora de lixo que criou um biblioteca.
Interpretação
da notícia no caderno.
|
Avaliação
individual e contínua.
|
18/12/2017
|
4H
|
Filme:
Mão talentosas.
A
história de Benjamim Carson.
Temática
Exemplo de superação.
|
Através da multimídia – Data show.
Os
alunos assistirão o filme.
Atividade
reflexiva em folha impressa sobre filme.
|
Avaliação
individual e contínua.
|
como faço para adquirir de historia e geografia, os planos
ResponderExcluirNão tenho, lecionava Português neste período.
Excluir