TEXTO LITERÁRIO - A ESCRAVA ISAURA
Bernardo Guimarães
Só depois de
casado Leôncio, que antes disso poucas e breves estadas fizera na casa paterna,
começou a prestar atenção à extrema beleza e às graças incomparáveis de Isaura.
Posto que lhe coubesse em sorte uma linda e excelente mulher, ele não se havia
casado por amor, sentimento esse a que seu coração até ali parecia
absolutamente estranho. Casara-se por especulação,
e como sua mulher era moça e bonita, sentira apenas por ela paixão, que se ceva no gozo dos prazeres sensuais, e com eles se
extingue. Estava reservado à infeliz Isaura fazer vibrar profunda e
violentamente naquele coração as fibras que ainda não estavam de todo estragadas pelo atrito da
devassidão. Concebeu por ela o mais cego e violento amor, que de dia em dia ia
crescendo na razão direta dos sérios e poderosos obstáculos que encontrava,
obstáculos a que não estava afeito, e que em vão se esforçava para superar. Mas
nem por isso desistia de sua tresloucada empresa, porque em fim de contas, -
pensava ele, - Isaura era propriedade sua, e quando nenhum outro meio fosse
eficaz, restava-lhe o emprego da violência. Leôncio era um digno herdeiro de
todos os maus instintos e da brutal devassidão do
comendador (seu pai).
Pelo caminho,
como sua mente andava sempre cheia da imagem de Isaura, Leôncio conversara
longamente com seu cunhado a respeito dela, exaltando lhe a beleza, e deixando transluzir com revoltante cinismo as lascivas intenções que abrigava no coração. Esta
conversação não agradava muito a Henrique, que às vezes corava de pejo e de indignação por sua irmã, mas não deixou de
excitar-lhe viva curiosidade de conhecer uma escrava de tão extraordinária
beleza.
No dia
seguinte ao da chegada dos mancebos às oito horas da manhã, Isaura, que acabava
de espanejar os móveis e arranjar o salão, achava-se sentada junto a uma janela
e entretinha-se a bordar, à espera que seus senhores se levantassem para
servir-lhes o café. Leôncio e Henrique não tardaram em aparecer, e parando à
porta do salão puseram-se a contemplar Isaura, que sem se aperceber da presença
deles continuava a bordar distraidamente.
--- Então,
que te parece? – segredava Leôncio a seu cunhado. – Uma escrava desta ordem não
é um tesouro inapreciável? Quem não diria, que é uma andaluza
de Cádiz, ou uma napolitana? ...
--- Não é
nada disso; mas é coisa melhor, respondeu Henrique maravilhado; é uma perfeita
brasileira.
--- Qual
brasileira! é superior a tudo quanto há. Aqueles encantos e aquelas dezessete
primaveras em uma moça livre teriam feito virar o juízo a muita gente boa. Tua
irmã pretende, com instância, que eu a liberte,
alegando que essa era a vontade de minha defunta mãe; mas nem tão tolo sou eu,
que me desfaça assim sem mais nem menos de uma joia tão preciosa. Se minha mãe
teve o capricho de cria-la com todo o mimo e de dar-lhe uma primorosa educação,
não foi decerto para abandoná-la ao mundo, não achas? ... Também meu pai parece
que cedeu às instâncias do pai dela, que é um pobre galego, que por aí anda, e
que pretende libertá-la; mas o velho pede por ela tão exorbitante soma, que
julgo nada dever recear por esse lado. Vê lá, Henrique, se há nada que pague
uma escrava assim? ...
--- É com
efeito encantadora --- replicou o moço, --- se estivesse no serralho do sultão, seria sua odalisca
favorita. Mas devo notar-te, Leôncio, --- continuou, cravando no cunhado um
olhar cheio de maliciosa penetração, --- como teu amigo e como irmão de tua
mulher, que o teres em tua sala e ao lado de minha irmã uma escrava tão linda e
tão bem tratada não deixa de ser inconveniente e talvez perigoso para a
tranquilidade doméstica...
--- Bravo! –
atalhou Leôncio, galhofando, - para a idade que tens, já estás um moralista de
polpa! ... mas não te dê isso cuidado, meu menino; tua irmã não tem dessas
veleidades, e é ela mesma quem mais gosta de que Isaura seja vista e admirada
por todos. E tem razão; Isaura é como um traste de luxo, que deve estar sempre
exposto no salão. Querias que eu mandasse para a cozinha os meus espelhos de
Veneza? ...
GUIMARÃES, Bernardo. A escrava Isaura. São Paulo:
Ática, 1998, p.
21-22.
Andaluza da Cádiz: mulher que nasceu na cidade de
Cádiz, situada na região da Andaluzia, na Espanha.
Ceva: satisfaz, sacia.
Com instância: pedir com urgência,
insistentemente.
Devassidão: libertinagem, depravação de
costumes.
Lascivo: sensual, relacionado aos prazeres
do sexo.
Pejo: pudor, vergonha.
Por especulação: por interesse, visando ao lucro.
Transluzir: mostrar por meio de algo,
transparecer.
Galhofar: debochar.
Odalisca: mulher de harém.
Serralho: harém, espaço destinado às mulheres
do sultão.
Veleidade: ideia fantasiosa.
1 – Leôncio, o vilão da história, sente-se atraído pela
“extrema beleza” e pelas “graças incomparáveis de Isaura”.
a) Destaque no texto trechos que revelam
o caráter de Leôncio por meio de suas intensões a respeito da escravidão.
Respostas possíveis:
“Estava reservado à infeliz Isaura fazer vibrar profunda e violentamente
naquele coração as fibras que ainda não estavam de todo estragadas pelo atrito
da devassidão.”; “[...] deixando transluzir com revoltante cinismo as lascivas
intenções, que abrigava no coração.”
b) Isaura correspondia às “investidas”
de Leôncio? Justifique sua resposta com um trecho do texto.
Pode-se inferir que não a
partir do seguinte trecho: “Concebeu por ela o mais cego e violento amor, que
de dia em dia ia crescendo na razão direta dos sérios e poderosos obstáculos
que encontrava, obstáculos a que não estava afeito, e que em vão se esforçava
para superar.”
c) Reforçando a questão moral do caráter
de Leôncio, o vilão é casado. O que motivou seu casamento?
Interesses financeiros:
“Casara-se por especulação”. É interessante discutir com os alunos que essa
prática é criticada pela visão romântica, que defende o amor como motivação do
casamento.
d) O autor faz uma distinção entre amor
e paixão. Explique essa distinção.
A paixão está totalmente
ligada à atração física, que, de acordo com o texto, “se ceva no gozo dos
prazeres sensuais, e com eles se extingue”. Pode-se concluir que, diferente da
paixão, o amor é duradouro, relacionado à alma, ao espírito, e não apenas ao
seu aspecto carnal. É interessante observar o caráter romântico dessa
distinção.
e) Você concorda com essa distinção? Por
que?
Resposta pessoal.
2 – Estabeleça relações entre as atividades realizadas por
Isaura e a canção “A mão da limpeza”, de Gilberto Gil.
Ambos
relacionam o trabalho dos afrodescendentes à execução de trabalhos manuais
(limpeza, arrumação da casa, servir à mesa).
3 – Releia: “Isaura era propriedade sua, e quando nenhum
outro meio fosse eficaz, restava-lhe o emprego da violência”.
a) Que ideias relacionadas a
“propriedade” estão implícitas nos seguintes trechos:
--- “Uma escrava desta ordem não é um
tesouro inapreciável”;
--- “Que me desfaça assim sem mais
nem menos de uma joia tão preciosa”;
--- “Mas o velho pede por ela tão
exorbitante soma”;
--- “Isaura é como um traste de luxo,
que deve estar sempre exposto no salão. Querias que eu mandasse para a cozinha
os meus espelhos de Veneza? ...”.
É importante observar que,
embora as metáforas e as comparações empregadas sejam espécies de elogios aos
atributos de Isaura, elas se relacionam com as ideias de objeto, mercadoria
(preço): escrava valiosa e cara. Destacam-se as expressões “tesouro inapreciável”,
“joia tão preciosa”, “soma exorbitante”, “traste de luxo a ser exposto” e a
comparação entre Isaura e os espelhos de Veneza.
b) O que você pensa a respeito de uma
pessoa ser propriedade de alguém? Compartilhe sua opinião dom seus colegas.
Ouça com atenção as opiniões deles. Elas são parecidas com a sua? Por que?
Resposta pessoal.
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