TEXTO: PÉSSIMOS NÚMEROS
Francisco Praciano
Os dois maiores
jornais de Manaus publicaram, no último final de semana, matérias relacionadas
aos problemas da reprovação e do abandono escolar nas séries iniciais do Ensino
Fundamental e, também, da distorção idade-série escolar no Amazonas.
A taxa de
abandono, que faz parte do conjunto de taxas de rendimento escolar, mede o
percentual de alunos que deixaram de frequentar a escola em determinado ano. Já
a taxa de distorção idade-série mede o percentual de alunos que possuem 2 anos
ou mais acima da idade recomendada para a série em que o aluno está
matriculado.
De acordo, pois,
com os dados publicados, temos que o Amazonas é o Estado brasileiro com maior
índice de abandono escolar na 1ª série do ensino fundamental, 5,1% dos nossos
alunos abandonam a escola nessa série. Em percentual esse número pode parecer
pequeno, mas estamos falando de alguns milhares de alunos que abandonam a
escola somente nessa série. Somos, também, o Estado com o quarto maior índice de
reprovação na 1ª série (4,1% de reprovação) e o quarto pior resultado do país
na questão da distorção entre a idade do aluno e a série em que ele está
matriculado (35,4% dos estudantes em séries incompatíveis com suas idades).
Dentre as várias
causas para o abandono escolar nas séries iniciais, duas são bastante
conhecidas e dependem, basicamente, do Poder Público: a escola que fica
distante da casa do aluno e a falta de transporte escolar.
Infelizmente,
apesar de a construção do número necessário de creches e escolas sempre fazer
parte das campanhas políticas, principalmente pelos candidatos às prefeituras
municipais, tais promessas nunca são cumpridas. O comprometimento da educação
das nossas crianças, por incompetência administrativa ou por qualquer outro
motivo, é, sem dúvida nenhuma, um dos piores males que um administrador público
pode causar à sociedade.
Francisco
Praciano. Disponível em: http://blogs.d24am.com/artigos/2011/07/19/pessimos-numeros/.
Acesso em :23 mar.2015.
1 – O artigo de opinião de Eduardo Vasconcellos, que você leu
na seção texto (página 166), foi motivado pela notícia do lançamento da
campanha de proteção aos pedestres da prefeitura de São Paulo. Que notícias
motivaram a escrita do artigo de opinião de Francisco Praciano?
As notícias relacionadas a problemas de reprovação
e abandono escolar nas séries iniciais de Ensino Fundamental e de distorção
idade-série escolar no Amazonas, publicadas nos dois maiores jornais de Manaus.
2 – Qual é a questão polêmica abordada pelo artigo de opinião
“Péssimos números” e como o articulista se posiciona em relação a ela?
A questão polêmica envolve os “péssimos números”
relacionados à educação no Amazonas, suas causas e as possíveis soluções para
superá-los. O articulista atribui grande parte dessa responsabilidade ao poder
público, identificando a distância das escolas e a dificuldade de transporte
dos alunos como duas causas importantes do abandono escolar nas séries
iniciais.
3 – O artigo de Francisco Praciano busca convencer o leitor
sobre seu ponto de vista apelando mais para a razão ou para a emoção? Explique.
Para a razão. O articulista apresenta muitos dados
objetivos para comprovar que a situação da educação no Amazonas é grave e exige
maior atenção do poder público.
4 – No segundo parágrafo do artigo, os pronomes
demonstrativos foram usados em três momentos para retornar informações.
Identifique as expressões em que eles aparecem e explique que informações foram
retomadas.
A expressão “nessa série” se refere à 1ª série do
Ensino Fundamental, citada anteriormente, “esse número” se refere ao índice de
5,1% de alunos que abandonam a escola na 1ª série; “nessa série” se refere à 1ª
série do Ensino Fundamental, novamente.
5 – Releia.
Dentre as várias
causas para o abandono escolar nas séries iniciais, duas são bastante
conhecidas e dependem, basicamente, do Poder Público: a escola que fica
distante da casa do aluno e a falta de transporte escolar.
a) Quais são as causas apontadas pelo
articulista para o abandono escolar nas séries iniciais?
Entre outras, a distância
entre a escola e a casa dos alunos e a falta de transporte escolar.
b) Que medidas o poder público deveria
tomar para reverter esse quadro?
Aumentar a quantidade de
escolas e garantir transporte escolar aos alunos.
Obrigada pelas respostas. Ajudou muito.
ResponderExcluirAjudou bastante.
ResponderExcluirFaltou duas questoes
ResponderExcluirAjudou bastante muito obrigado
ResponderExcluirobrigadaaaa
ResponderExcluirMuito obrigada me ajudou muito
ResponderExcluirObrigadaaa pela ajuda valeu
ResponderExcluirObrigadaaa pela ajuda valeu
ResponderExcluir