Soneto: Recreios Campestres na companhia de Marília
Bocage
Olha Marília, as flautas dos
pastores
Que bem que soam, como estão
cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se!
Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar por entre
as flores?
Vê como ali beijando-se os
Amores
Incitam nossos ósculos
ardentes!
Ei-las de planta em planta
as inocentes,
As vagas borboletas de mil
cores!
Naquele arbusto o rouxinol
suspira,
Ora nas folhas a abelhinha
para,
Ora nos ares sussurrando
gira:
Que alegre campo! Que manhã
tão clara!
Mas ah! Tudo o que vês, se
eu te não vira,
Mais tristeza que a morte me
causara.
Bocage, Manoel M. Barbosa du.
Obras de Bocage. Porto:
Lello & Irmão, 1968. p. 152.
Interpretação do texto:
01 – Leia o soneto abaixo.
Nele, o poeta português Bocage constrói um cenário muito específico com os
elementos da natureza.
a)
A quem se dirige o eu lírico?
O eu lírico se dirige a uma mulher, chamada Marília.
b)
Que convite ele faz a essa pessoa?
Que observe, com ele, as perfeições da natureza.
02 – Como a natureza é
apresentada no poema?
A natureza é apresentada de modo
positivo: o rio Tejo “sorri”, as borboletas coloridas brincam, enquanto o
rouxinol e a abelhinha voam; o campo é “alegre” e a manhã é clara. Em resumo, o
cenário apresentado pelo eu lírico é alegre e acolhedor.
a)
No último terceto, a caracterização da natureza
funciona como argumento para convencer Marília do quanto ela é amada. Explique
qual é a relação estabelecida entre a natureza e os sentimentos do eu lírico.
O eu lírico usa a natureza para mostrar como o seu estado de
espírito depende da visão de Marília. Quando caracteriza a natureza de modo
positivo, definido um ambiente marcado pela alegria e pelo otimismo, está
preparando a apresentação do argumento final: “Tudo o que vês, se eu não te
vira, / Mais tristeza que a morte me causara”. A alegria e o bem-estar
promovidos pelo lugar agradável em que se encontram perderiam o significado se
ele não pudesse ver a sua amada Marília.
03 – Observe os verbos
associados aos elementos da natureza e o diminutivo empregado no texto. O que
eles demonstram?
Os verbos
associados aos elementos da natureza demonstram ações simples e inocentes: o
rio sorri, o vento brinca, o rouxinol suspira, a abelhinha gira. O diminutivo
abelhinha transmite uma certa infantilização e, portanto, marca inocência.
a)
Explique de que modo a linguagem foi
utilizada para sugerir um espaço agradável e inocente.
A combinação da descrição positiva, das ações associadas à natureza
e do diminutivo provoca uma sensação de que há um clima de festa, de
brincadeira que se desenrola naquele campo alegre diante do olhar de Marília.
04 – Há, no cenário natural
do soneto, uma evidente artificialidade. Em que ela pode ser percebida?
A perfeição do
cenário sugere tratar-se de uma natureza artificial. O modo infantilizado como
os elementos da natureza são referidos no poema também reforça a ideia de uma
natureza pouco natural.
a)
Essa artificialidade pode ser comparada aos
jardins do Palácio de Versalhes? Por quê?
Resposta pessoal do aluno. Espera-se que o aluno perceba que, no
poema, a natureza é tão “construída” pelo olhar de Bocage quanto os jardins do
palácio.
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