I - SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANA
Para escrever
números que indicam ordem de sucessão de reis ou papas, séculos, capítulos de
livros, entre outros casos, também podemos usar os símbolos romanos.
ATIVIDADES:
1 – Observe como os números eram escritos e escreva o valor
de cada composição:
a) Os símbolos I, X, C, M podem se
repetir por, no máximo, três vezes consecutivas.
I – Um. II – dois. III – três.
X – dez. XX – vinte.
XXX – trinta.
C – cem. CC – duzentos.
CCC – trezentos.
M – mil. MM – dois mil.
MMM – três mil.
b) Os símbolos I, X, C, quando escritos
à direita de outros símbolos de maior valor, têm seus valores adicionados a
eles.
VIII – 5 + 3
= 8 CXX – 100 + 20 = 120
XI –
10 + 1 = 11 DCC – 500 + 200 = 700
XII – 10 + 2
= 12 MX – 1000 + 10 = 1010.
c) Da mesma forma, quando os símbolos I,
X, C estão à esquerda de outros símbolos de maior valor, fazemos a subtração de
seus valores.
IV – 5 – 1 =
4 XC
– 100 – 10 = 90.
IX – 10 – 1 =
9 CD – 500 – 100 = 400.
XL – 50 – 10
= 40 CM – 1000 – 100 = 900.
2 – Reescreva as frases usando somente palavras.
a) Estamos no século XXI.
Estamos no século vinte e
um.
b) O Brasil foi descoberto no século
XVI.
O Brasil foi descoberto no
século dezesseis.
II – SINAIS
GRÁFICOS DE PONTUAÇÃO
Acento agudo – (´) É um traço oblíquo para a direita
(como o í da palavra oblíquo), que
se coloca por cima das letras, para indicar alguma característica fonética.
Acento circunflexo –
(^) Graficamente
representado por um “chapeuzinho”, e colocado sobre vogais a, e, o, indicando
que a sílaba é tônica e que a vogal deve ser pronunciada de forma fechada. Ex.:
mês, ônibus.
Acento grave – (
`) usado para indicar a crase. Ex.: vou à festa.
Til – (~) Usado sobre as letras a e o para indicar nasalização destas vogais.
Ex.: manhã, coração.
Cedilha (ç) – Usada sob a letra C na representação
do som [se].
Ex.: dançar, abençoo, açúcar.
Apóstrofo (‘) – Usado para indicar a supressão de um
fonema – geralmente uma vogal.
Ex.: mãe d’água, minh’alma.
Hífen (-) – Usado para dividir a palavra quando
muda de linha (anima-da); para ligar os pronomes
oblíquos ao verbo, Ex.: encontrei-o. E para
separar substantivo compostos Ex.: sexta-feira, pé-de-moleque.
Atividades:
1 – Acentue corretamente as palavras abaixo:
Três – robô – lâmpada – âncora – pêssego – você – quilômetro –
Ônibus – maiô – metrô – bebê – amêndoa.
Agora vejam quais são as palavras acima que melhor se
encaixam nas frases a seguir:
a) Renata vestiu o maiô para ir à praia.
b) Mamãe comprou pêssego e amêndoa
no mercado.
c) Papai trocou a lâmpada que queimou.
d) O bebê
é o meu brinquedo favorito.
e) Comprei três
maçãs: duas para mim e uma para você.
2 – Relacione corretamente.
1) – O acento agudo.
2) – O acento circunflexo.
( 2 ) indica som fechado.
( 1 ) indica som aberto.
3 – Recorte de revistas a palavras que possuam acento agudo
(´) e acento circunflexo ( ^ ).
Trabalho para o aluno.
4 – Vamos acentuar as palavras corretamente. Use acento
circunflexo ( ^ ) ou acento agudo ( ´ ).
Análise – você – índio – câmara – matemática – jacaré –
Córrego – buquê – Inês – Mônica – ciências – vatapá.
5 – Circule as palavras com hífen.
Coração – sábado –
terça-feira – chapéu – periquito –
Paraquedas – coloque-as – judiação – papel-toalha.
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