PERÍODO LITERÁRIO: TROVADORISMO/ ATIVIDADE/EXERCÍCIO
DE LITERATURA- COM GABARITO
TEXTO
1. “A Prosa
Portuguesa, que ensaia literariamente seu aparecimento em fins do século XIV e
princípios do século seguinte, surge representada, nesse primeira época, pelas
novelas de cavalaria e pelos tratados doutrinais de caráter religioso; uma,
literatura de ficção, importada; outra, literatura apologética e didática; aquela,
mais importante do que está, do ponto de vista estético: mas, ambas, produção
anônima. Conquanto tenhamos notícia da existência de livros de cavalaria
escritos em português, hoje perdidos e alguns esperando sair do ineditismo
sepulcral das bibliotecas, dessa primeira época literária só podemos mencionar
“A Demanda do Santo Graal”, pois o “Livro de José de Arimateia” permanece
inédito na Torre do Tombo; do “Merlim”, bem como do “Tristão”,
apenas se sabe terem existido na livraria do rei D. Duarte e a novela do “Amadis
de Gaula” só a conhecemos através da versão espanhola de 1508, feita
por Garci Ordóñez de Montalvo, não obstante pareça tratar-se de tradução
decalcada sobre um original português.
2. “A Demanda
do Santo Graal”, cujo autor revela consistir numa tradução de um
original francês, não exprime com absoluta pureza os ideais da vida cortesã
guerreira e sentimental da cavalaria medieval, pois a sua arquitetura e o seu
espírito aparecem comprometidos por um simbolismo religioso heterodoxo (…). O
fato de Galaaz – o cavaleiro eleito de Deus – recusar constantemente os
combates cavaleirescos que põem à prova apenas a força pessoal e o fato de
Lançarote – considerado a fina flor da cavalaria universal – não ter sido
aceito na câmara do Santo Graal em virtude de seus amores clandestinos com a
Rainha Genebra (mulher do rei Artur), revelam a intenção ascética do autor da
novela a condenar a cavalaria pela cavalaria e reprovar pela base a galantaria
palaciana.
3. Tal simbolismo
não se revela no “Amadis de Gaula” (…) aqui. Amadis é o protótipo
criado pela cavalaria medieval, o cavaleiro em pleno exercício de suas
façanhas, liquidando monstros e malvados, tendo como fulcro de suas aventuras o
objeto amado, e amando segundo o ritual e o espírito que vivificou as cortes da
Europa feudalizada.”
(SPINA, Segismundo. Presença da Literatura
Portuguesa. Vol. I, 3ª Edição, 1968, Difusão Europeia do Livro, São
Paulo.)
______________________________________
VOCABULÁRIO:
Apologética – que encerra justificativa, defesa
ou louvor a algo
Heterodoxo – oposto aos ou desviado dos
princípios doutrinários
Ascética – prática de devoção e penitência
Fulcro – suporte, apoio, amparo
Ineditismo – não publicado ou impresso; nunca
visto pela maioria das pessoas
__________________________________________
Marque a única
alternativa correta no conjunto das cinco apresentadas.
O texto acima
transcrito afirma que:
1. a (
) é nos fins do século XIV e inícios do século XV que surgem as novelas de
cavalaria e a prosa doutrinária.
b ( ) só a
partir de fins do século XIV e início do seguinte é que podemos falar de prosa
literária em Portugal.
c ( )
os tratados doutrinais de caráter religioso são literatura de ficção e as novelas
de cavalaria são literatura apologética e didática.
d ( )
os tratados doutrinais de caráter religioso são importados, isto é, não têm
origem portuguesa.
e ( )
nenhuma das alternativas acima é correta.
2. a (
) além de os tratados religiosos e novelas de cavalaria não apresentarem valor
literário, ambos são produções anônimas.
b ( )
esteticamente, a literatura apologética é mais importante do que as novelas
de cavalaria.
c ( )
esteticamente, as novelas de cavalaria são mais importantes do que a
literatura apologética e didática.
d ( )
autoria anônima é uma característica sempre presente nas primeiras obras
literárias em prosa de qualquer literatura.
e ( )
nenhuma das alternativas acima é correta.
3. a ( )
muitos documentos em prosa das primeiras atividades literárias portuguesas
estão inéditos, e outros estão perdidos.
b ( )
entre os documentos perdidos, encontra-se “José de Arimateia”.
c (
) “José de Arimateia” e “Merlim” encontram-se
inéditos na Torre do Tombo.
d ( ) “A
Demanda do Santo Graal” permanece inédita na Torre do Tombo, por
isso pode ser mencionada.
e ( )
nenhuma das alternativas acima é correta.
4. a (
) “A Demanda do Santo Graal”, “José de Arimateia” e “Merlim” pertencem
ao ciclo bretão.
b ( ) na
biblioteca de D. Duarte havia uma cópia de “Merlim”, obra hoje
perdida.
c ( ) o
mais antigo exemplar conhecido da “Amadis de Gaula”, em português,
data de 1508.
d ( )
nada, na versão espanhola de “Amadis de Gaula”, publicado por Garci
Ordóñez de Montalvo, nos faz suspeitar da existência de um original
português.
e ( )
nenhuma das alternativas acima é correta.
5. a (
) “A Demanda do Santo Graal” reflete com fidelidade absoluta os
ideais da vida cortesã, guerreira e sentimental da cavalaria medieval.
b ( )
nenhum tradutor de “A Demanda do Santo Graal” declara a
nacionalidade dos originais.
c ( )
porque consiste na tradução de um original francês, A Demanda do Santo
Graal não documenta os ideais da cavalaria medieval.
d (
) Amadis de Gaula permanece inédito na Torre do Tombo.
e ( )
nenhuma das alternativas acima é correta.
6. a (
) não há simbologia religiosa na versão que conhecemos de A Demanda do
Santo Graal.
b (
) A Demanda do Santo Graal pode ser comparada. a uma obra de
arquitetura, pelo seu espírito comprometido por um simbolismo religioso.
c ( )
Galaaz é considerado a flor da cavalaria medieval.
d ( )
através da punição de Lançarote e do comportamento de Galaaz, percebe-se
a intenção ascética do autor da novela.
e ( )
nenhuma das alternativas acima é correta
7. a (
) Lançarote era considerado a flor da cavalaria medieval devido a seus
amores clandestinos com a mulher do Rei Artur.
b ( )
Galaaz e Lançarote são personagens de Amadis de Gaula.
c ( )
Lançarote não foi aceito na câmara do Graal.
d ( ) a
galantaria palaciana e o ideal guerreiro de vida são incentivados em A
Demanda do Santo Graal.
e ( )
nenhuma das alternativas acima é correta
8. a (
) Amadis de Gaula reflete as mesmas intenções ascéticas de
moralização da cavalaria de A Demanda do Santo Graal.
b ( ) O
personagem Amadis tem o mesmo comportamento de Galaaz.
c ( )
Amadis, como personagem, age como protótipo da cavalaria medieval.
d ( )
Galaaz e Lançarote são cavaleiros eleitos de Deus.
e ( )
nenhuma das alternativas acima é correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário