PROJETO DE LEITURA E ESCRITA: VIAGEM NO MUNDO DA LEITURA
“O hábito da leitura proporciona possibilidades infinitas, uma vez que é possível conhecer tudo o que se deseja por meio dela”. Valéria Thomazini
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente! Assim sem compromisso, você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação!
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1 Título: VIAGEM NO MUNDO DA LEITURA
1.2 Equipe Responsável: Professores/ Coordenação Pedagógica/ Supervisor/Diretor
1.3 Período de Elaboração:
1.4 Período de Realização:
1.5 PARCERIAS:
1.6 PÚBLICO ALVO:
2. JUSTIFICATIVA
Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua Portuguesa, mas de toda a categoria docente. A leitura proficiente tem infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além deles, pois necessita de um elemento fundamental para a compreensão, que é o conjunto de conhecimentos prévios relacionados ao assunto do texto lido. Também faz parte desse processo de compreensão, o tipo de linguagem utilizada no texto, que pode facilitar ou dificultar a leitura. Se o leitor não domina o tipo de linguagem do texto, dificilmente vai chegar a uma compreensão satisfatória porque os olhos se apoiam no significado daquilo que vêem. Se o leitor não conseguir encontrar significação na linguagem, não vai conseguir fazer uma boa leitura, vai apenas decodificar os símbolos escritos, mas não vai chegar a uma compreensão efetiva e o ato de ler se perde em sua essência. Infelizmente, é a leitura de decodificação que tem predominado entre a maioria dos estudantes. Esse fato pode ser facilmente observado quando não conseguem alcançar o significado de simples comandos de atividades corriqueiras de sala de aula, o que tem reflexo também nas produções de suas respostas a questões sintático-semânticas, já que o ato de escrever está sendo reduzido apenas às atividades de cópia, inclusive nos trabalhos de pesquisa. Isso tem gerado uma verificação de um nível de aprendizagem insatisfatório. Essa é uma realidade que deve ser combatida urgentemente, em favor de uma educação de qualidade, que leve realmente o educando a construir conhecimentos críticos sobre a realidade apresentada, e não só absorver informações dadas como verdades absolutas e não passíveis de contestação. Em outro nível, a questão da leitura não deve estar condicionada à ideia de que sua fomentação está aliada somente à formação de alunos leitores. É necessário que todos estejam envolvidos neste processo, pais e professores. Então, para este projeto, a tarefa principal é promover essa motivação para a leitura e escrita nos estudantes a partir da disseminação do projeto entre as famílias e o educador, pois acredita-se que somente através do interesse da comunidade escolar como um todo é que se pode alcançar um bom desempenho escolar em que as competências e habilidades de leitura e escrita se sobressaiam na busca do conhecimento.
2. OBJETIVOS
- Oportunizar aos alunos o contato com uma infinidade de gêneros textuais que colaboram com o processo ensino-aprendizagem.
- Promover a alfabetização na idade certa por meio de atividades diferenciadas,
- Erradicar o analfabetismo, propiciando ao aluno a oportunidade de inserir no mundo da alfabetização e do letramento;
- Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
- Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
- Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
- Estimular o desejo de novas leituras;
- Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
- Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
- Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento
- Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito pela leitura.
- Desenvolver a linguagem oral;
- Ler, ainda que de forma não convencional;
- Fazer com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que foi lido e trabalhado.
- Descrever cenários e personagens;
- Incentivar o trabalho em equipe.
- Identificar títulos de histórias conhecidas;
- Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
- Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
- Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
- Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real.
- Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
- Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
- Produzir textos, tendo o professor como “escriba” ajustando o falado ao escrito, refletindo sobre o sistema de escrita alfabético, adequando o aluno a norma culta.
3. METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO
Reunião com os professores ( ), para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões;
Iniciar o dia da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura. ( Confeccionar cartazes, suspense e motivação, apresentar o projeto),
O cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente.
Os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.
Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Português participarão de um concurso de produções com o tema: “A Importância do Ato de Ler”,
Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes, ilustrações de frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.
A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização se necessário, destes trabalhos.
4-SUGESTÕES DE TRABALHOS COMPLEMENTARES:
1- Ensino Fundamental II 6º ano
Desenho Livre,
Reconto das Histórias,
Folhear livros,
Contação de histórias,
Interpretação de histórias a parte de História Muda,
Murais,
Artes,
Ouvir história em CD,
História em DVD, etc.
2- Ensino Fundamental II 7º e 8º ano
Desenho Livre,
Reconto das Histórias,
folhear livros,
Contação de histórias,
Interpretação de histórias a parte de História Muda,
Murais,
Artes,
Ouvir história em CD,
História em DVD,
Visita à Biblioteca,
Reconto de histórias,
Interpretação de Texto.
Acróstico
Representações artísticas como: Teatro, festival de música, poesia, paródia, cartaz, poemas ou texto publicitário; etc.
Transformação das histórias e textos explorados em diversos gêneros textuais como: História em quadrinhos, slogans, cartas, bilhetes, cartas de reclamação, propagandas,
3- Ensino Fundamental II - 9º Ano
Seminários de leitura,
Desenho Livre,
Reconto das Histórias,
Contação de histórias,
Interpretação de Texto.
Acróstico
Interpretação de histórias a parte de História Muda,
Murais,
Artes,
Ouvir história em CD,
História em DVD, etc.
Visitas periódicas à Biblioteca;
Leitura compartilhada com os alunos;
- Debate em sala sobre as obras lidas;
- Recontar as histórias que mais se interessaram de forma oral e escrita;
- Criar textos individuais e coletivos com descrição das personagens;
- Realizar estudos individuais e coletivos dos dados contidos nas obras;
- Promover recitais com premiação aos alunos participantes;
- Produções textuais que possibilitem aos alunos criarem um final diferente para as histórias, desenvolvendo a criatividade;
- Representações artísticas como: Teatro, festival de música, poesia, paródia, cartaz, poemas ou texto publicitário;
- Contação de histórias.
- Fazer ficha de leitura,
- Transformação das histórias e textos explorados em diversos gêneros textuais como: História em quadrinhos, slogans, cartas, bilhetes, cartas de reclamação, propagandas,
5. HISTÓRIAS: ( a escolher na Biblioteca da Escola)
6- DATAS COMEMORATIVAS SOBRE LEITURA
ABRIL
07 de abril - Dia do Jornalista
15- Dia Mundial do desenhista
18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato
23 de abril - Dia Internacional do Livro e Dia dos Direitos de Autor
JUNHO E JULHO
10 de junho - Dia da Língua Portuguesa
25 de julho - Dia Nacional do Escritor
AGOSTO
22 de Agosto – Dia do Folclore
OUTUBRO
12 de outubro - Dia Nacional da Leitura
20 de outubro – Dia do Poeta
22 de novembro – Dia Internacional do Livro
23 a 29 de outubro – Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
27 de outubro- Dia Internacional da Biblioteca Escolar
29 de outubro – Dia Nacional do Livro
29 de outubro - Dia Nacional do Livro
NOVEMBRO
22 de novembro – Dia Internacional do Livro
DEZEMBRO
8 de dezembro – Dia do Cronista
OBS: Trabalhar outras datas comemorativas no decorrer do ano
7. RECURSOS
Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica e professores que executarão o Projeto no decorrer do ano de 2015.
Recursos materiais: Livros da Biblioteca Escolar, textos diversos, gibis, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..
O projeto será desenvolvido por todas as disciplinas, durante o ano letivo. Cabe a cada professor avaliar continuamente a melhoria do desempenho do aluno na leitura, interpretação e produção escrita.
A avaliação é um processo formativo e contínuo. É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita. Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com ajuda, contos, identificando e interpretando as informações do texto. Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a correspondência com imagem. Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as atividades propostas de acordo com os objetivos.
O Projeto de Leitura acontecerá de Abril a novembro de 2015, sendo (a combinar c o grupo), sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos. O concurso de Desenho, Frase e Produção de Texto acontecerá no mês de Novembro durante as aulas, e os melhores trabalhos serão premiados.
“Dupla delícia. O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."
Mário Quintana
Nenhum comentário:
Postar um comentário