quinta-feira, 30 de agosto de 2018

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: DIA DO FICO - (INDEPENDÊNCIA DO BRASIL) - COM GABARITO

Texto: Dia do Fico


        O Dia do Fico deu-se em 09 de janeiro de 1822, quando o então príncipe regente D. Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil.
        Por volta de 1821, quando as Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa mostraram a ideia de transformar o Brasil de novo numa colônia, os liberais radicais se uniram ao Partido Brasileiro tentando manter a autoridade do Brasil. As Cortes mandaram uma nova decisão enviada para o príncipe regente D. Pedro de Alcântara. Uma das exigências era seu retorno imediato a Portugal.
        Os liberais radicais, em resposta, organizaram uma movimentação para reunir assinaturas a favor da permanência do príncipe. Assim, pressionariam D. Pedro a ficar, juntando 8 mil assinaturas. Foi então que, contrariando as ordens emanadas por Portugal para seu retorno à Europa, declarou para o público: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.”
        A partir daí, D. Pedro entrou em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e o Brasil.
        Este episódio culminou com a declaração de independência do Brasil, que viria a ser proclamada em 07 de setembro de 1822.

Entendendo o texto:

01 – Em que dia deu-se o Dia do Fico?
      Em 09 de janeiro de 1822.

02 – O que as Cortes Portuguesas exigiam do príncipe regente D. Pedro de Alcântara?
      Exigiam sua volta a Lisboa.

03 – Como os liberais radicais pressionaram D. Pedro a ficar no Brasil?
      Fizeram um abaixo-assinado com 8 mil assinaturas.

04 – O que D. Pedro declarou ao público?
      “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.”

05 – A partir daí, D. Pedro entrou em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e o Brasil e este episódio culminou com que fato histórico?
      A Independência do Brasil.

06 – Em que data foi proclamada a Independência do Brasil?
      Em 07 de setembro de 1822.

     


TEXTO: OS MELHORES AMIGOS DO HOMEM - REVISTA ISTO É - COM GABARITO

Texto: Os melhores amigos do homem

          Animais ajudam na recuperação de pacientes e melhoram o ânimo de crianças e idosos

        Uma experiência pequena, mas com resultados animadores, está empolgando pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, campus de Pirassununga. O trabalho, coordenado pelo professor Marcelo Ribeiro, consiste em usar animais para ajudar crianças com deficiências mentais a melhorar o desempenho escolar. Há três anos, os cientistas levam pacientes atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade para participar do trabalho com os bichos abrigados no setor de criação. As crianças cuidam de cabras, coelhos, peixes, etc. Durante as atividades, aprendem conceitos e desenvolvem habilidades
de maneira fácil e divertida. Quando acompanham o ganho ou a perda de peso de um coelho, por exemplo, entendem as operações básicas da matemática. E elas preparam relatórios sobre tudo o que fazem, o que as auxilia a deslanchar no português. Além da evolução no aprendizado, os pequenos ganham um sentimento que muitos nem sequer havia experimentado: autoestima.
        Essa mesma sensação enche de alegria o coração do menino Leonardo Neves, 11 anos, cada vez que ele monta o cavalo Pantanal, em meio ao verde do Haras Pégasus, no Rio de Janeiro. Tetraplégico de nascença (faltou oxigênio durante o parto), há um ano Leonardo se submete à equoterapia (técnica que usa a equitação para melhorar o estado de saúde). Hoje, é capaz de feitos que, tempos atrás, eram inimagináveis. De cima do cavalo, por exemplo, lança um bambolê e acerta no alvo, um cone de plástico. E ele sonha mais. “Sou otimista. Ainda acredito, um dia, ser jogador de futebol”, diz Leonardo. Os progressos do filho emocionam a mãe, Kátia Aguiar, 34 anos. “Ele está com mais força para apoiar o pescoço e mastigar os alimentos. Não imaginava que ia ser uma recuperação tão rápida”, festeja. Para ajudar no tratamento do menino, ela havia tentado fisioterapia, hidroterapia e natação. Nada foi tão eficaz quanto a equoterapia.
        Na verdade, o uso de animais no tratamento de várias doenças tem sido um recurso cada vez mais utilizado. Várias pesquisas demonstraram que os bichos têm um fabuloso poder terapêutico. “Eles são remédios vivos”, afirma a veterinária Hannelore Fuchs, uma das principais especialistas no assunto do País. De acordo com pesquisas do cientista Dennis Turner, professor da Universidade de Duke (Estados Unidos), por exemplo, o contato com os animais ajuda a reduzir a pressão sanguínea, a diminuir os níveis de colesterol e de stress. Uma das hipóteses é a de que cuidar ou brincar com um bicho acalma e traz felicidade, verdadeiros bálsamos para a saúde. “Lidar com eles também contribui para a liberação de endorfina, aumentando a sensação de bem-estar”, diz Hannelore.
                     Fragmento adaptado de ISTO É, 11/02/2004.
Celina Côrtes e Thiago Asmar.
Entendendo o texto:
01 – Qual é a tese desse texto?
      Experiências com o uso de animais no tratamento de doenças, especialmente de crianças deficientes mentais, têm mostrado muito bons resultados.

02 – Que contribuição dão as informações do primeiro parágrafo para a comprovação da tese?
      Relatam que há uma pesquisa em andamento, mostram como a experiência ocorre e legitimam o argumento citando autoridades no assunto.

03 – Como o segundo parágrafo contribui para a comprovação da tese?
      Relata um caso singular que comprova a tese geral.

04 – Destaque do terceiro parágrafo dois argumentos a favor da tese do texto.
·        A comprovação do sucesso do tratamento com animais, mencionado uma autoridade.
·        O relato de outra pesquisa semelhante que chega aos mesmos resultados.

05 – Qual a faculdade que está empolgado, com as pesquisas que utilizam animais para o tratamento de saúde das crianças deficientes?
      É a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo.

06 – Quem fez a afirmação: “Eles são remédios vivos”? E quem são Eles?
      Foi afirmação feita pela veterinária Hannelore Fuchs. Eles, são os animais.

07 – De acordo com o cientista Dennis Turner, professor da Universidade de Duke (Estados Unidos). Quais são os benefícios adquiridos através do contato com os animais?
      O contato com os animais, ajuda a reduzir a pressão sanguínea, a diminuir os níveis de colesterol e de estresse.


TEXTO: ENFIM, AS FÉRIAS - NELLY CARVALHO - COM GABARITO

Texto: ENFIM, AS FÉRIAS

        Férias, plural de féria, significava em latim os dias especiais consagrados à celebração religiosa. Féria – singular - teve em feira sua corruptela, passando a significar dia comum, como se vê nos dias da semana. Mas, a etimologia em nada revela o significado atual, pois o conceito de férias vem-se modificando através dos anos, mudando radicalmente de sentido, agora no fim da primeira década do terceiro milênio. Agora, nesta ruidosa década, significa correria, disputa por lugares em aviões e hotéis, excursões numerosas, aumento de população flutuante nas localidades turísticas, de forma desordenada, gerando, com isso, desconforto, desordem e insatisfação generalizada. Nenhum de nós é capaz de pensar em curtir dias de lazer simples, de leituras leves ou aprofundadas, ou simplesmente, descansar, pensar e rever o que fez durante o ano: refletir é proibido. Parece que no momento que abandonamos a rotina, temos medo de olhar para trás, para dentro de nós mesmos, de nos vermos sem a bengala rotineira do trabalho ou das obrigações cotidianas que balizam nossas ações durante o ano. A rotina é a muleta de apoio para enfrentarmos a vida. Muitas pessoas declaram que até mesmo suas pequenas férias semanais, o domingo, é o dia mais triste da semana.
 CARVALHO, Nelly. Opinião. Jornal do Comércio. p.13. 07.01.2011.
Entendendo o texto:

01 – Segundo a autora, na atualidade:
a) As pessoas valorizam mais as férias, relaxando mais.
b) O conceito de férias tem-se modificado de forma radical.
c) Poucos são os que viajam durante as suas férias. 
d) Férias significa época de atividades muito organizadas.
e) Durante as férias, as pessoas tendem a se solidarizar com os outros. 

02 – Em uma das passagens do texto, a autora refere-se à atual década como sendo:
a) a muleta de apoio. 
b) ruidosa.
c) um momento de reflexão.
d) época de correria.
e) uma fase de atividades ordenadas.

03 – Quando a autora se utilizou do trecho “Refletir é proibido”, ela quis afirmar que:
a) durante as férias, de um modo geral, as pessoas param para rever o seu passado.
b) cotidianamente, a humanidade aprecia muito refletir sobre os seus gestos e suas ações.
c) não somente nas férias mas durante todo o ano, existe uma tendência humana em refletir sobre os fatos vividos.
d) as pessoas, durante as férias, atropelam seus gestos e ações e não se permitem parar para refletir sobre o seu passado.
e) à exceção de poucos, a reflexão é algo quase em desuso em qualquer época do ano.

04 – Existe uma passagem do texto em que a autora se reporta à rotina como algo de grande relevância à vida humana. Sobre ela, a autora afirma que:
a) é algo abominável entre as pessoas.
b) as ações rotineiras enriquecem o homem.
c) a quebra da rotina durante as férias torna os homens inseguros.
d) todo indivíduo rejeita fortemente atividades rotineiras.
e) nem sempre a rotina é benéfica à vida humana.

05 – Observe os verbos dos itens abaixo:
I – “gerando, com isso, desconforto, desordem e insatisfação generalizada.” 
II. “...significava em latim os dias especiais ...”. 
III. “...no momento que abandonamos a rotina ...”.
IV. “...a etimologia em nada revela o significado atual ...”. 

        Sobre eles, assinale a alternativa que contém a justificativa CORRETA
a) No item I, o verbo exige complemento regido de preposição. 
b) No item II, o verbo exige dois complementos: um regido de preposição e o outro não.
c) No item III, o complemento do verbo abandonamos não vem regido de preposição.
d) No item IV, o verbo não exige complemento.
e) Tanto o verbo do item I como o do item IV não exigem complemento.






quarta-feira, 29 de agosto de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): REI DO GADO - TIÃO CARREIRO E PARDINHO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Rei do Gado

                                        Tião Carreiro e Pardinho
Num bar de Ribeirão Preto
Eu vi com meus olhos esta passagem
Quando champanha corria a rodo
No alto meio da grã-finagem
Nisto chegou um peão
Trazendo na testa o pó da viagem
Pro garçom ele pediu uma pinga
Que era pra rebater a friagem

Levantou um almofadinha e falou pro dono
Eu tenho má fé
Quando um caboclo que não se enxerga
Num lugar deste vem pôr os pés
Senhor que é o proprietário
Deve barrar a entrada de quarquer
E principarmente nessa ocasião
Que está presente o rei do café

Foi uma sarva de parma
Gritaram viva pro fazendeiro
Quem tem bilhões de pés de cafés
Por este rico chão brasileiro?
Sua safra é uma potência
Em nosso mercado e no estrangeiro
Portanto vejam que este ambiente
Não é pra quarquer tipo rampeiro

Com um modo bem cortês
Responde o peão pra rapaziada
Essa riqueza não me assusta
Topo em aposta quarquer parada
Cada pé desse café
Eu amarro um boi da minha invernada
E pra encerrar o assunto eu garanto
Que ainda me sobra uma boiada

Foi um silêncio profundo
O peão deixou o povo mais pasmado
Pagando a pinga com mil cruzeiro
Disse ao garçom pra guardar o trocado
Quem quiser meu endereço
Que não se faça de arrogado
É só chegar lá em Andradina
E perguntar pelo rei do gado.
                                                     Composição: Teddy Vieira
Entendendo a canção:

01 – O que você entendeu que significa grã-finagem?
      São pessoas que se acham ricas, importantes e melhores que as outras pessoas.

02 – A música está escrita em qual linguagem? Como você descobriu isso?
      Na linguagem informal. No verso: “Que era pra rebater a friagem”.

03 – Qual foi a reação das pessoas que estavam no bar quando entrou o peão?
      Reação de indignação. A ponto de levantar um almofadinha e criticar o dono do bar.

04 – Por que os outros que ali estavam não aceitaram a entrada do peão no estabelecimento?
      Porque estava presente o rei do café.

05 – O que você achou da atitude dos companheiros ao baterem palmas para o fazendeiro? 
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Uma hipocrisia, por acharem que era uma pessoa superior a todos.

06 – Qual foi a resposta que o peão deu após todos baterem palmas?
        “Essa riqueza não me assusta”.

07 – O que é uma envernada?
      É a divisão feita dentro de uma propriedade (fazenda).

08 – Fazendo uma análise entre a música e situações do dia a dia, você acha que situações como essa são rotineiras?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – O que fez o povo ficar pasmado quando o peão pagou a pinga?
      O peão pagou a pinga com mil cruzeiro, e disse ao garçom para guardar o trocado.

10 – Qual é a lição que a música trouxe para você? 
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Que a aparência não é tudo. E pode representar nada.

11 – Lendo o texto, responda:
a)   Com quem aconteceu o fato?
Aconteceu com um peão de fazenda.

b)   O que aconteceu?
Uma descriminação social.

c)   Quando?
Quando ele entrou no bar.

d)   Como?
Com críticas ao estado que ele estava.

e)   Onde? 
Num bar de Ribeirão Preto.


FILME(ATIVIDADES): O DIA DEPOIS DE AMANHÃ - ROLAND EMMERICH - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): O DIA DEPOIS DE AMANHÃ


Data de lançamento 28 de maio de 2004 (2h 00min)
Direção: Roland Emmerich
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo.

Entendendo o filme:

01 – Após o incidente na plataforma de gelo na Antártida, Jack Hall vai a uma conferência sobre climatologia da ONU. Em que cidade foi sediada esta conferência?
a)   Los Angeles.
b)   Washington.
c)   Rio de Janeiro.
d)   Nova Iorque.
e)   Nova Deli.

02 – No filme, o país Japão sofre uma intempérie da natureza. Qual é essa intempérie?
a)   Furacão.
b)   Tornado.
c)   Chuva de granizo.
d)   Enchente.
e)   Tsunami.

03 – Qual o motivo de Sam (filho de Jack) não ter se saído bem na sua prova de cálculo?
a)   Por não ter estudado o suficiente.
b)   Por não ter colocado as contas no papel.
c)   Por estar nervoso durante a prova.
d)   Por ter sido desclassificado ao receber uma ligação de seu pai no meio da prova.
e)   Por não ter dado atenção ao professor nas aulas.

04 – Sam vai fazer uma viagem para participar de um decatlo acadêmico. Qual a cidade sede deste evento?
a)   Nova Iorque.
b)   Nova Deli.
c)   Paris.
d)   Los Angeles.
e)   Londres.

05 – Los Angeles também é afetada pela força da natureza. O que atingiu a cidade de Los Angeles?
a)   Um tsunami.
b)   Um furacão.
c)   Uma chuva de granizo.
d)   Vários tornados.
e)   Nenhuma das alternativas.

06 – Jack acredita que o derretimento das calotas polares está causando uma grande mudança nas correntes do:
a)   Oceano Índico.
b)   Rio Nilo.
c)   Oceano Atlântico.
d)   Pacífico Sul.
e)   Oceano Polar Ártico.

07 – A primeira boia que registra uma queda de temperatura mostra um declínio de quantos graus?
a)   11.
b)   32.
c)   28.
d)   16.
e)   13.

08 – Quando uma grande onda atinge a cidade de Nova Iorque, é possível observar uma cena onde:
a)   O Rockfeller Center desaba.
b)   O Empire State é carregado pela água.
c)   A Estátua da Liberdade é quase toda submergida na água.
d)   A Brooklyn Bridge é arrancada pela força da água.
e)   A Times Square é inundada por água.

09 – Onde Sam e seus colegas vão se abrigar quando a onda atinge a cidade de Nova Iorque?
a)   Na Biblioteca Pública de Nova Iorque.
b)   No Empire State.
c)   No apartamento de um de seus colegas.
d)   Na cidade de Nova Jersey.
e)   Nenhuma das alternativas.

10 – Em que parte do corpo Laura (amiga de Sam) se machucou e como ela fez o ferimento?
a)   No braço em uma das prateleiras da biblioteca.
b)   Na perna em uma traseira de um carro.
c)   Na perna na escadaria da biblioteca.
d)   Na mão cortando na maçaneta que estava quebrada.
e)   No joelho caindo no chão ao tentar fugir da onda gigante.

11 – O ferimento de Laura se torna grave. Qual o medicamento que ela necessita para curar o machucado?
a)   Paracetamol.
b)   Sulfato de potássio.
c)   Antisséptico.
d)   Solução de cloreto de sódio.
e)   Penicilina.

12 – Aonde Sam e seus amigos vão procurar o medicamento para Laura?
a)   Em um prédio.
b)   Em uma farmácia.
c)   Em um navio.
d)   Em um hospital.
e)   Na biblioteca mesmo.

13 – Com qual cena se encerra o filme?
a)   Com a cena de Los Angeles devastada.
b)   Com cena do encontro entre Sam e Jack.
c)   Com a imagem de Nova Iorque toda devastada.
d)   Com a imagem do Planeta Terra.
e)   Com um beijo de Laura e Sam.