quinta-feira, 26 de março de 2015

50 DINÂMICAS PARA SALA DE AULA


DINÂMICAS PARA SALA DE AULA


Olá Colega,

Você já sabe que os jovens (fundamental II e Médio) adoram conversar, e ......DISCORDAR principalmente do Professor.
Então por que não aproveitar essa pré-disposição inata ao seu favor dentro da sala de aula?

Estas dinâmicas  vão lhe ajudar nisso e ao mesmo tempo fazer TODOS participarem na sua aula. Você verá como conseguirá atenção de todos.
Então vamos lá...

01 .DINÂMICA: CONHECENDO OS COLEGAS
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Tempo de aplicação: 15 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 4

O objetivo dessa dinâmica de primeiro dia de aula é promover a integração
entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento
interpessoal dos estudantes.

Materiais: Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.

Procedimento: Formar um círculo.
Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais
uns dos outros.
Quem estiver com a bola deve passá-la á outra pessoa que deverá dizer seu
nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato, por exemplo,
ou tenho um cachorro).
Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que
passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada
anterior.

Dicas: Observar quais alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das
informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os
outros alunos o ajude.
Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito
preocupados com o que vamos dizer, que  esquecemos de prestar atenção no
que nos é dito.


02. Dinâmica: CHUVA DE IDÉIAS E PRÓS E CONTRAS

Pode ser utilizada tanto para gerar ideias sobre determinado assunto e/ou problema como também para instigar a reflexão e debate sobre as melhores soluções de um dado problema, fazendo com que os integrantes do grupo tenham de ARGUMENTAR e DEFENDER suas opiniões.

Sentados em círculo, o professor sorteará um papel e começará a dinâmica dizendo uma única palavra que faça referência ao tema sorteado. Em seguida passará o papel para o aluno ao seu lado e este deverá falar outra palavra e assim sucessivamente.

Para que haja variedades, não pode falar algo que já tenha sido mencionado. Cada palavra dita deverá ser escrita no quadro pelo professor ou pelo próprio aluno.

Material: 
- Caixa ou saco pequeno, piloto, quadro, papéis com nomes de temas da atualidade e/ou problemas
relacionados ao tema para levantamento de ideias/soluções. Exemplo: Informática, aborto, violência,
direitos humanos, meio ambiente, tecnologia, educação, política, impostos, falta de água,  ou qualquer
outro tema relacionado a sua disciplina ou não.

Formação: 
- Alunos sentados em círculo.

Objetivos:
- Adquirir vocabulário;
- Discutir conhecimentos gerais;
- Defender seu ponto de vista;
- Respeitar o ponto de vista alheio;
- Estimular o raciocínio rápido.

Dica:
O professor poderá colocar mais papéis do tema a ser estudado na aula e após todos participarem dizendo uma palavra ele começará uma discussão.
A dinâmica do pró e contra é muito bem vinda nesse tipo de atividade. Divide-se a turma em duas  equipes e cada uma terá uma posição divergente da outra. Cada equipe elaborará argumentos para explicar à turma o porquê de ser contra ou a favor de determinado assunto.

03. DINÂMICA DO INTERROGATÓRIO
Mais uma dinâmica para você trabalhar a partir do  Fundamental II e Ensino Médio.
Chama-se Dinâmica do Interrogatório e pode ser usada não apenas no início das
aulas, como também no decorrer do ano letivo, pois revela-se uma excelente
estratégia pedagógica para o desenvolvimento dos conteúdos.

IDADE: 9 a 12 anos   MATERIAL: Nenhum
OBJETIVOS:
- Integração do grupo;
- Atenção;
- Observação;
- Elaboração de perguntas;
- Raciocínio;
- Percepção auditiva;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.

O professor escolherá um aluno pra fazer o papel do interrogado.
Este não poderá utilizar as palavras  NÃO, SIM e PORQUE em seus argumentos.
 Os colegas deverão fazer perguntas que induza o interrogado a falar as palavras proibidas,
quando este errar deverá pagar uma prenda. Em seguida passa a vez a outro colega.
Espero que você tenha gostado das Dinâmicas e comece a utilizá-las na sua sala de
aula. Lembre-se sempre: há vários caminhos para atingir os objetivos pedagógicos do
seu planejamento, e as Dinâmicas mostram-se um excelente recurso para fazer isso.

04. DINÂMICA  DE INTEGRAÇÃO: O GATO E O RATO

Público: crianças ou jovens. Material: nenhum.
As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato, fica dentro da roda. Outra, o Gato fica fora da roda.
O Gato pergunta: “Seu Ratinho está?” As crianças da roda respondem : “Não” O Gato pergunta: “A que horas ele chega?” As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: “Que horas são?” e as crianças respondem: “Uma hora” – “Que horas são?” – “Duas Horas” e assim até chegar ao horário combinado.

As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem pequenos é preferível que os que estão na roda fiquem parados até que o gato pegue o rato. Para crianças maiores as que estão na roda podem ajudar o rato a fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo. Pode-se repetir a brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato. Procure parar a atividade antes que as crianças percam o interesse.

05.  DINÂMICA: QUEBRA-GELO(DESCONTRAÇÃO)

Caça ao tesouro
Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas.
Para quantas pessoas: cerca de 20 pessoas. Se for um grupo maior, é interessante aumentar o número de questões propostas.
Material necessário: uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.
Descrição da dinâmica: o coordenador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem.
A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna.
1. Alguém com a mesma cor de olhos que os seus;
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes;
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade;
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;
5. Alguém que use óculos;
6. Alguém que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua;
7. Alguém que goste de verde-abacate;
8. Alguém que tenha a mesma idade que você;
9. Alguém que esteja de meias azuis;
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?).
Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo.


06. DINÂMICA: SORRISO MILIONÁRIO

O principal objetivo dessa dinâmica engraçada para sala de aula é propiciar a descontração e integração o grupo de alunos de uma forma divertida.
Materiais: Pequenas bolinhas de papel amassado (5 para cada aluno da classe).
Procedimento: Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida.
Cada bolinha vale R$ 1.000,00.
O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira.
Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem  parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir.
Quem sorrir  primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu.
Vence quem terminar a brincadeira com mais “dinheiro”, que será o milionário.
Tempo de aplicação: 30 minutos
Número máximo de pessoas: 40

07. DINÂMICA DE GRUPO...“A Bala”

Material: uma bala para cada aluno;
Objetivo: Desembrulhar a bala sem utilizar as mãos;
Resultado esperado: O aluno deverá pedir ajuda ao colega para desembrulhar a bala.
         
            Disponha os alunos em semicírculo e em seguida distribua uma bala para cada um. Deve-se tomar o cuidado de deixar a bala logo em frente ao participante.
            O Mediador, então, dá início à dinâmica explicando o objetivo e deixando bem claro (em várias situações), de que os alunos não poderão utilizar as mãos “deles”.
            É importante que o grupo perceba que pode (e deve) pedir ajuda ao colega mais próximo para desembrulhar a bala.

Essa dinâmica foi aplicada aos alunos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos).

O que foi observado:
            No início da atividade, os alunos não estavam confortáveis em abrir a bala com a boca e assim buscavam outras  alternativas para alcançar o objetivo. Muitos tentaram usar os joelhos e cotovelos, mas não obtiveram resultado.
            Os alunos do 2º ano do Ensino Médio, demoraram cerca  de 12 (doze) minutos para desembrulhar a bala e, não se detiveram, em nenhum momento, de que poderiam solicitar a ajuda do colega. A mesma coisa se deu com os alunos do 3º ano. Somente os alunos do 1º ano conseguiram alcançar o objetivo da dinâmica de maneira integral, o que lhes renderam, em média, 5 (cinco) minutos de atividade.
            Vale lembrar que, os alunos se preocupam somente em desembrulhar a bala e não prestam atenção no que o mediador diz: “Vocês não podem usar as suas mãos” no decorrer do exercício. Isso é aplicado também nas atividades escolares de sala de aula, onde a preocupação maior está em executar os desafios propostos e se esquecem de ler e entender os enunciados, ou seja, as instruções.
            É uma dinâmica divertida e interessante, faz o aluno refletir sobre os seus próprios atos de cunho individual e de percepção, e, a recompensa foi muito apreciada, “a bala”.

08. DINÂMICA: "ADIVINHA QUEM É"

Tema: Dinâmica de apresentação
 Justificativa: O entrosamento entre os alunos e é um fator de grande importância para se evitar conflitos e garantir um ambiente amigável dentro da sala de aula, o que irá favorecer o processo de ensino- aprendizagem. Para isso faz-se necessário promover estratégias que levem os alunos a se conhecerem e se aproximarem mais, quebrando barreiras de preconceito e timidez, e criando laços afetivos.
Objetivo: Desenvolver uma dinâmica em que os alunos irão conhecer um pouco mais sobre as características, gostos, sonhos e opiniões dos colegas, de forma a aproximá-los mais e levá-los a refletir sobre duas questões-chave para uma boa convivência: É importante valorizar e respeitar as diferenças, individualidades e particularidades de cada um. Quando nos permitimos conhecer melhor alguém, podemos perceber que temos muitas coisas em comum.
 Recursos: Lousa e folhas de papel sulfite.
 Avaliação: Produção de um parágrafo sobre o que é importante para se conviver bem.
 Práticas: Dinâmica: “Adivinha quem é” Professora escreve no quadro as seguintes perguntas:
 Faço o ensino médio para:
 Um bom professor é aquele que:
 O aluno precisa:
 Minhas maiores qualidades:
Meus piores defeitos:
Odeio gente que:
Adoro gente que:
O importante é:
Um sonho material:
Um objetivo de vida:
O que mais gosto de fazer é:
O que menos gosto de fazer é:
 Um ídolo:
Estilo de música ou cantor preferido:
Comida preferida:
Sou natural de:
Meu nome é:__________,  mas pode me chamar de (opcional)_____________
Cada aluno recebe uma folha  sulfite  e responde às perguntas sem deixar que os colegas vejam. Não é necessário copiar as perguntas, pois elas permanecerão no quadro. Colocar o nome no final, dobrar o papel e entregar à professora. Professora divide a turma em duas equipes e coloca as folhas com as respostas dos alunos em dois saquinhos diferentes (um para cada equipe). Professora escolhe um aluno de cada equipe para ser o porta-voz, ou seja, aquele que dará as respostas definitivas de cada equipe. Os “porta-vozes” tiram par-ou-ímpar para ver quem começa respondendo. Professora tira um dos papéis do saquinho de uma das equipes e lê as respostas. Os alunos da equipe adversária devem tentar descobrir de quem é aquele papelzinho. O porta-voz dá a resposta e se acertar, a equipe marca um ponto. Cada equipe só terá duas chances por vez para responder corretamente. Vence a equipe que marcar mais pontos.
 Autoavaliação. Crie um parágrafo de no mínimo 10 linhas falando sobre o que é importante para que haja uma boa convivência entre as pessoas. Para isso reflita sobre a dinâmica realizada e sobre as questões a seguir: O que você achou sobre essa dinâmica?
 As respostas dos seus colegas foram parecidas ou bem variadas? As respostas dos seus colegas foram parecidas com as suas? Através das respostas dos seus colegas você percebeu que alguém tem coisas em comum com você? Antes de ouvir as respostas dos colegas você tinha uma opinião diferente sobre algum deles? As respostas dos seus colegas te surpreenderam de alguma maneira? Você considera que sua turma é mais homogênea ou heterogênea? O fato de em um mesmo grupo haver pessoas tão diferentes é algo positivo ou negativo? Os textos serão feitos no verso da folha sulfite utilizada na dinâmica. Escolher alguns alunos para lerem suas produções  ou para que a professora as leia.

9. DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO: FEITIÇO (convivência saudável)

Objetivo: Estimular as relações de confiança e amizade entre as crianças.
Material: Tarjetas de papel em branco, canetas, alunos sentados e em círculo.
Procedimentos: Distribuir as tarjetas para as crianças; cada criança escreverá na tarjeta o que o seu vizinho da direita deverá fazer perante o grupo; o vizinho não poderá ver o escrito; depois que todos tiverem escrito, o professor falará que “o feitiço virou contra o feiticeiro”; agora cada um vai fazer aquilo que propôs para o companheiro fazer; analise, com o grupo, como a vida pode trazer surpresas e como são nossas atitudes diante delas; fazer um “gancho” falando sobre as coisas que acontecem diariamente na escola, durante o intervalo, na chegada, na saída da escola, fatos inesperados, como esbarrões, tropeções de um colega... e como reagimos; o que é correto fazer.


10. DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO: O ABISMO (cooperação)

Objetivo: Favorecer o espírito de cooperação.
Material: Sala ampla, fita crepe, alunos em pé.
Procedimentos: Utilizando a fita crepe, marcar no chão  duas faixas paralelas próximas representando um “abismo”; colocar todos os alunos do mesmo lado do “abismo”; explicar que deverão atravessá-lo de forma diferente, não podendo repetir o que já foi feito; ao final, restarão poucos para atravessarem o “abismo” e acharão que não tem outra forma de fazê-lo, pois todas as formas já foram mostradas; estimular, a partir daí, a ajuda do grupo no sentido de dar sugestões aos que ainda não atravessaram, promovendo uma vivência de estímulo e cooperação; quando todos tiverem atravessado, pedir que se sentem para refletir sobre a dinâmica.
Reflexão: Qual o sentimento daqueles que ficaram para o final? E o que sentiram quando os colegas começaram a ajudar na travessia? Como se sentiram ajudando os colegas? Promover outras reflexões.

11. DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO: CAMINHADA DA CONFIANÇA (responsabilidade)

Objetivo: Sensibilizar as crianças sobre a importância de ter responsabilidade.
Material: Espaço aberto ou sala ampla, vendas de TNT escuro suficientes para todos os alunos.
Procedimentos: Dividir a turma em duplas; entregar uma venda para cada dupla; pedir que decidam quem vai ser o primeiro a usar a venda; explicar que o colega que está vendado deverá ser conduzido pelo seu par que poderá dar informações sobre o trajeto: escadas, declive, buraco...; depois de alguns minutos, inverter os papéis; ao final, iniciar uma reflexão sobre sensações e pensamentos que surgirão enquanto estava vendado depois quando conduzia o colega.
Reflexão: Como você se sentiria se seu condutor não agisse com cuidado e responsabilidade? Deixar que as crianças falem.


12.  DINÂMICA: TEMPESTADE (descontração/acolhida para novo tema)

Objetivo: Promover a descontração dos alunos do grupo/assimilação ou discussão sobre um conteúdo/levantamento de conhecimento prévio sobre determinado assunto. Material: Sala ampla com cadeiras suficientes para cada aluno. Procedimentos: Pedir que todos os alunos fiquem sentados em círculo(não deverá sobrar cadeira vazia); explicar o jogo: “Vamos fazer uma viagem...nós vamos para o alto mar; lá ocorrem grandes e ondas; eu sou o capitão deste navio e estou atento. Toda vez que tiver uma grande onda do lado direito do navio eu avisarei e vocês deverão pular para a cadeira da direita; quando ocorrer uma onda do lado esquerdo, vocês pularão para a cadeira da esquerda e quando houver um sinal de tempestade e eu gritar “TEMPESTADE!”, todos vocês deverão trocar de lugar; nesse momento o professor retira uma cadeira e assim vai sobrar um aluno em pé que ficará atento para a próxima viagem do navio, para enfim procurar um lugar para sentar.


13. DINÂMICA: A MINHOCA (confiança /descontração)

Objetivos: Integrar a turma num momento de descontração/Proporcionar o estabelecimento da confiança entre os alunos e o professor.
Material: Sala ampla ou espaço aberto. Procedimentos: Peça a turma grupo que fique em pé e em círculo; oriente que formem uma fila indiana onde cada aluno deverá colocar as mãos sem soltar no ombro do colega da frente; peça que todos fechem os olhos e que o primeiro da fila, fique de olhos abertos e conduza o grupo pelo espaço disponível; caso o local permita, solicite ao condutor da fila que desça degraus, passe por portas e corredores, enfim tudo que possa sugerir “perigos” que serão vencidos pela confiança do grupo na pessoa que o conduz; sugerir a troca do condutor em algum momento durante o percurso; prosseguir a dinâmica pedindo aos alunos que digam como se sentiram sendo guiados pelos colegas; correlacione acerca da confiança que o grupo deposita no seu professor.
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14. DINÂMICA: APRENDENDO O NOME (apresentação)

Objetivo: Integrar a turma, aprender e fixar o nome dos colegas.
Material: Sala ampla
Procedimentos: Solicite que o grupo, em pé, forme um grande círculo; a seguir, inicia-se o exercício: dê um passo à frente, diga seu nome de forma diferente; acompanhado de um gesto com as mãos, ou com todo o corpo, quando então, as pessoas do grupo repetem em coro o nome do professor e fazem o mesmo gesto; prosseguindo, a pessoa à direita do professor diz seu nome e cria um novo gesto. O grupo repete o nome e o gesto do colega, e assim sucessivamente, até todos se apresentarem.

15. DINÂMICA: ÁRVORE DAS QUALIDADES (autoestima)

Objetivo: Identificar qualidades e valores/ Favorecer a descontração dos alunos/Conhecer e reconhecer qualidades nos colegas.
Material: Tronco de árvore confeccionado em cartolina, fita adesiva, flores previamente confeccionadas com miolo e cinco pétalas.
Procedimentos: Colar o tronco na parede ou no quadro; explicar que agora iremos pensar em qualidades que temos(explicar o que é qualidade); explicar que essas qualidades nos deixam felizes e fazem com que os outros também fiquem felizes com isso, amigos, professores, família; pedir que escrevam uma qualidade em cada pétala e no centro(miolo) o nome; após todos terminarem a parte escrita, iniciar a montagem da árvore, chamando um a um no painel, para colarem a flor, falando o nome e as qualidades que tem; ao final, fechar ressaltando que todos nós temos qualidades e elas devem ser preservadas para o nosso bem e nossa felicidade.

16. DINÂMICA: A ÁRVORE DO CONHECIMENTO

Objetivo: Conhecer os participantes do grupo e suas opiniões relacionadas aos assuntos apresentados na árvore.

Material: Árvore com perguntas dentro da bexiga

Procedimentos: Cada participante se levanta e vai até a árvore, apresenta-se para o grupo, estoura uma bexiga e lê a pergunta para os demais participantes e responde de acordo com sua opinião.


17. DINÂMICA: MARQUE  UM  ENCONTRO  E  CONVERSE

Objetivos: Trocar experiência com os demais participantes, relacionando-se através do tema discutido.

Material: Um relógio de papel, conforme modelo e caneta ou lápis para cada participante.

Procedimentos: Faça um relógio de papel, escreva um assunto para conversar em cada hora. Tire tantas cópias iguais, quantos forem os participantes.
Distribua os relógios, e um lápis ou caneta para cada pessoa. Peça que caminhem e marquem um encontro para cada hora. Cada pessoa se apresenta a alguém e marca com ela um encontro, ambas devem então escrever o nome uma da outra, sobre o relógio no espaço da hora combinada. É necessário número par de participantes.
Quem já tiver preenchido todos os horários deve se sentar, para que fique mais fácil completar as agendas.
Quando todos tiverem marcado as horas, comece a dinâmica...
Diga as horas, por exemplo. “Uma hora”. Cada um deve procurar o par com que marcou o encontro da uma hora e conversar sobre a pergunta ou assunto marcado para aquele horário.


18. DINÂMICA DE IDENTIFICAÇÃO

Objetivos: autoconhecimento, resgate de valores e identificação do grupo através da socialização.

Material: Folha, Lápis ou caneta e música

Procedimentos: Faça um sorteio com o nome dos participantes, entregue uma folha e um lápis ou caneta, para que cada um faça um desenho que represente o amigo que foi sorteado. Cada participante pendura o seu desenho em um barbante e em seguida os demais participantes tentam identificar-se e escolhem um dos desenhos, explica porque se identificou com desenho, logo em seguida o que desenhou diz se o desenho corresponde a pessoa que o pegou, caso acerte o desenho fica com o participante, se não o desenhista entrega para o verdadeiro dono explicando o motivo de ter desenhado com tais características

19. DINÂMICA NO ESCURO

Objetivo: sentir e enfrentar medos e dificuldades, se colocar no lugar do outro
(deficientes visuais), expor emoções através do desenho.

Material: Em caso se for realizar a dinâmica durante o dia, usar venda para os olhos, música ambiente, material para pintura (lápis de cor, tinta guache, giz de cera, etc...)

Procedimento: o facilitador entrega aos participantes uma folha em branco e alguns lápis de cor ou tinta, etc...
Coloque uma música tranquila e apague a luz ou amarre uma venda nos olhos do participante para que não veja nada, peça para que cada um expresse em forma de desenho o que está sentindo naquele momento, peça também para que escreva algo, quando terminarem ascenda as luzes ou retire as vendas e peça para cada um explica o que sentiu quando não estava vendo nada, peça para explicar para os demais participantes o que desenhou, quais foram suas necessidades e o que aprendeu com a atividade. Explique os objetivos para que todos possam refletir e discutir sobre o assunto abordado.


20. DINÂMICA DO REPOLHO

Objetivos: Esta é uma forma bem criativa de saber o nível de conhecimento das pessoas, em relação a determinado assunto ou tema.

Material: elaborar previamente em folha de papel sulfite questionamentos para que os participante  respondam. Enrolar cada folha, uma após outra, de modo que fiquem  assemelhada a um “repolho”.

Procedimentos: Formar um círculo, e começar a passar o “repolho”.
Colocar uma música bem ritmada e ficar de costas para o grupo. Parando a música, quem estiver com o “repolho” na mão deverá retirar a primeira folha, ler e responder.
Senão souber o grupo pode ajudar e assim sucessivamente até que todas as pergunta sejam respondidas, quem ficar com a última pergunta é o ganhador.

Obs.: Educador adapte esta dinâmica de acordo com o nível de conhecimento de seus alunos, não esquecendo que temos níveis diversificados em nossas salas de aula, portanto use perguntas relacionadas as áreas de conhecimento, em português por exemplo trabalhe com as sílaba, frases etc...
Utilize também cálculos matemáticos etc...

21. DINÂMICA DAS PALAVRAS

Objetivo: reconhecer as palavras, usando a linguagem corporal.

Material: Caixa de presente com palavras em fichinhas, lousa e giz.

Procedimentos: Dividir os participantes em equipes, faça um sorteio para ver a equipe que começa, um participante retira a palavra da caixa sem que os demais vejam, faz a mímica da palavra para os colegas descobrirem, quem acertar leva ponto, em seguida peça para o aluno que acertou escrever a palavra na lousa e formar uma frase, em caso de alunos em fase de alfabetização o professor e os amigos poderão ajudar. Ganha o grupo que fizer mais ponto, o grupo que perder deverá cumprir uma prenda para o grupo vencedor.

Obs: Educador tenha cuidado na escolha da prenda, deverá ser algo que todos se divirtam e não algo para prejudicar alguém.


22. DINÂMICA: ABRIGO SUBTERRÂNEO

Objetivo: Questionar sobre conceitos e valores morais, trabalhar a questão do preconceito no grupo e exercitar uma atividade de consenso.

Material: caneta ou lápis e uma cópia do ‘abrigo subterrâneo’ pra cada participante.

Processo: dividir o grupo em cinco pessoas ou dependendo do numero de participantes. Distribuir uma cópia do ‘abrigo subterrâneo” para cada participante. Orientar que cada pessoa deverá proceder a sua decisão individual,escolhendo até seis pessoas (da lista do abrigo) de usa preferência.
Em seguida,cada subgrupo deverá tentar estabelecer o seu consenso,escolhendo também as suas seis pessoas.
Ao final o facilitador sugere retornar ao grupão, para que cada subgrupo possa relatar os seus resultados.
Proceder os seguintes questionamentos :
Quais as pessoas escolhidas de cada subgrupo?
Qual o critério da escolha / eliminação?
Qual (is) o (s) sentimentos que vocês vivenciaram durante o exercício?

Solução: Uma escolha livre de preconceitos seria promover um sorteio.

ABRIGO SUBTERRÂNEO.
Você está correndo um serio perigo de vida.Sua cidade está sendo ameaçada de um bombardeio.Você recebe a ordem de que deverá acomodar em um abrigo subterrâneo apenas seis pessoas,entretanto há doze precisando entrar no abrigo.Abaixo,estão quais as pessoas e suas características.Faça a sua escolha.Apenas seis poderão entrar no abrigo:

( ) um violinista,40 anos,viciado
( ) um advogado,25 anos
( ) a mulher do advogado,24 anos, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo ou fora dele
( ) um sacerdote,75 anos
( ) Uma prostituta,com 37 anos
( ) um ateu,20 anos,autor de vários assassinatos
( ) uma universitária,19 anos,que fez voto de castidade
( ) um físico 28anos,que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo e sua arma
( ) um declamador fanático,21 anos,baixo QI
( ) um homossexual,47 anos geólogo
( ) um débil mental,32 anos,que sofre de ataques epiléticos
( ) uma menina,12 anos,baixo QI


23.DINÂMICA: AMIGO SECRETO

Objetivo: preservar a amizade e desenvolver um momento de descontração

Materiais: Caixa de presente, papéis com os nomes de todos os participantes.

Procedimentos: Realizar um sorteio para o amigo secreto, cada um retira o seu e o facilitador pede para cada participante ir até a frente e dar dicas para os demais certarem o nome do amigo secreto, as dicas podem ser: Quantas letras tem o nome, quantas vogais, consoantes etc. ...
Quando a turma acertar o amigo sorteado deverá se levanta e dar um abraço ao colega e continua a dinâmica.


24. DINÂMICA : TRANSFORMAÇÃO

Objetivo: Se abrir para novas possibilidades, encarar os problemas como forma de crescimento e amadurecimento das ideias  etc...

Material: Papel seda e música

Procedimentos: O facilitador Começa a amassando o papel e pede para que os participantes façam o mesmo, fechando os olhos, pede para que comecem amassar os papéis como se fossem seus problemas ( dificuldades enfrentadas), logo após ter amassado bem o papel pedir para que os participantes abram os olhos e desamassem o papel formando uma flor.

Significado: Sempre enfrentamos problemas e dificuldades, porém esses problemas sempre nos fazem crescer como pessoas nos tornando mais forte, ou seja o papel amassado é o problema e a flor é o renascimento da esperança.

25. DINÂMICA DO "O  QUE  VOCÊ  PARECE  PRA  MIM..."

Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socialização de um determinado grupo.
Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.

Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:

1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.

26. DINÂMICA DO DESAFIO

Material: Caixa de bombom enrolada para presente.
Procedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa (no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar com ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok? Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chocolate'.
Objetivos: essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.

27. DINÂMICA "TIRO PELA CULATRA"

Essa dinâmica, é desenvolvida exatamente como a número 3 acima. A única diferença é que ao invés de se dizer uma parte do corpo do colega da direita, deve dizer uma tarefa para que esse colega execute.

Quando todos tiverem escolhido a tarefa, Coordenador dá um novo comando:
_Cada pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o colega da direita.
É uma dinâmica bem engraçada e é muito utilizada como "quebra gelo ".

28. DINÂMICA DO SOCIOGRAMA

Esta dinâmica é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos e negativos de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito utilizada por equipes esportivas e outros grupos.

Material: papel, lápis ou caneta.

Desenvolvimento: Distribui-se um pedaço de papel e caneta para cada componente do grupo. Cada um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60 segundos, cronometrados pelo Coordenador da dinâmica. Exemplo de Perguntas:

1) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você levaria dentro desse grupo?
2) Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem) pessoa desse grupo quem você escolheria?
3) Se você fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar 3 pessoas dentro desse grupo, quem você levaria?
4) Se você fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você eliminaria deste grupo?

Obs.: As perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as perguntas não devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas.
De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os dados para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.

29. DINÂMICA DO EMBOLADÃO 

Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo.
Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.
O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda.
Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao  sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida deem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).
Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar.

O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta.
Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contrarregra. O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!
Obs.: Pode ser feito também na água.

30. DINÂMICA DO SENTAR-SE NO COLO

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes:

O coordenador propõe que o grupo fique de pé, de ombro-a-ombro, em círculo. Em seguida pede que todos façam 1/4 de giro para um determinado lado ficando em uma fila indiana (assim: xxxxxxxxxxxx), embora em círculo. Ao sinal o Coordenador pede que todos se assentem no colo um do outro e depois repitam para o outro lado. É bem divertido, causando muitos risos !

31. DINÂMICA DO "JOÃO BOBO"

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes e também pode ser observado o nível de confiança que os os participantes têm um no outro:

Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de ombro-a-ombro, em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fechar os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente rígido, como se tivesse hipnotizada. As mãos ao longo do corpo tocando as coxas lateralmente, pés pra frente , tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabeça.
Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que confie nos outros participantes. Estes, porém devem com as palmas das mãos empurrar o "joão bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perderá o equilíbrio e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos devem participar ao centro.
Obs.: Pode ser feito também na água.

32. DINÂMICA DO NOME

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da peso, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por  exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

33.  DINÂMICA DO "ESCRAVOS DE JÓ"

Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.
Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:

Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)
1º MODO NORMAL:

Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).

2º MODO:
Faz a mesma sequência acima só para a esquerda

3º MODO:
Faz a mesma sequência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4º MODO:
Faz a mesma sequência acima em pé executando com um pé.

5º MODO:
Faz a mesma sequência acima com 2 toquinhos, um para cada lado.

34. DINÂMICA DA  "ESCULTURA"

Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade.
2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa:

Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar:

-estátua mais engraçada
-estátua mais criativa
-estátua mais assustadora
-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.

35. DINÂMICA DA "SENSIBILIDADE"

Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, senti-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos fechados, proibido abri-los, vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta ! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta novamente.

Obs.: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joelhos, etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.

36. DINÂMICA  DO  "MESTRE"

Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar.. O adivinhador tem 2 chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.


37. DINÂMICA DO "ROLO DE BARBANTE"

Em círculo os participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê ! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.

Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e desejar feliz festas. Pode ser utilizado também o mesmo formato da Dinâmica do Presente .

38. DINÂMICA DO "SUBSTANTIVO"

Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividí-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.

39. DINÂMICA  DA  "VERDADE OU  CONSEQUÊNCIA?"

Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.

40. DINÂMICA DO "QUALIDADE"

Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.

41. DINÂMICA  DO  "PEGADINHA DO ANIMAL"

Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.
Obs.: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.
Objetivo: "quebra gelo" descontração geral.

42. DINÂMICA  DO "CHEGA MAIS"

Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.
Material: Espaço físico amplo, cd, aparelho de som.
Procedimento: Os participantes deverão andar soltos pela sala ou espaço, ouvindo uma música. Haverá uma pessoa comandando, e quando a música pára, pede para o participante procurar um parceiro que esteja usando uma peça  de roupa com a cor parecida com a sua, ou usando algum acessório parecido com o seu. Pede para os pares se cumprimentarem com o aperto de mão. Depois, volta a música, andam, pára a música e sugira outra coisa: quem nasceu no mês para procure um parceiro que nasceu em mês par, ímpar com ímpar, assim vai. As mãos deverão estar para trás. Batem bumbum com bumbum. Fazer esta atividade sempre uma parte diferente do corpo sem repetir, e sem repetir parceiros. Quando chegar na última rodada, cumprimentar pelo nariz.

43.  FEITIÇO  CONTRA O FEITICEIRO

Objetivo: Moral: Não deseje para os outros o que você não gostaria que fizessem com você.
Material: Folhas chamex cortadas ao meio, caneta ou lápis.
Procedimento: Faz-se  um círculo e entrega-se meia folha para cada um cada qual com sua caneta e pede-se a eles que escrevam algo que gostariam que o colega fizesse (mico mesmo), lembrando que eles devem escrever para eles, nenhum colega poderá ver. Após isto, recolhe-se os papéis e revela-se o que eles escreveram. O que eles escreveram será o que eles próprios irão fazer no centro da roda.

Sugestão 2
O professor distribui um pedaço de papel e pede para que observem os amigos e pensem que animais poderiam ser.
Em seguida, de maneira secreta peça que cada um escreva o nome deste animal, pensando no amigo que se sentava atrás de cada um...
Ao término, o professor pediu para ler em voz alta e que imitasse este animal.
CONCLUSÃO: Não podemos julgar as pessoas pela aparência  ou colocar apelidos sem o consentimento deste, pois não sabemos se gosta ou não... Refletir: O que sou? Como me comporto? O que devo mudar?

44. GALERIA DO POSSO, NÃO POSSO

Cada aluno confecciona duas telas em pintura (ou desenho em  sulfite ...) expressando por meio de desenhos atitudes de grupo ”posso, não posso”. A professora expõe os desenhos e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles  quem elaboram as regras. Quando o combinado de regras são  elaboradas pelos alunos há maiores possibilidades de que sejam obedecidas.

45. RECREIO  COLORIDO

Através de cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, lilás, e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 alunos. Propõe: “Hoje vocês passarão o recreio com  os(as) colegas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecemos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo.” Após a distribuição dos cartões solicite  que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.

46. A  DANÇA DAS  BEXIGAS

- Distribuir uma bexiga para cada aluno, juntamente com uma tirinha de papel e lápis/caneta;
- Solicitar que reflitam: O que você gostaria que alguém lhe falassem... um elogio que gostaria de receber... uma qualidade que fosse valorizada...
- Completar a frase “Você é .........”
- Coloque dentro da bexiga já cheia e através de uma música bem alegre que todos as mantenham no ar, evitando de cair, porém pode pegá-las do chão quantas vezes forem preciso;
- Ao parar a música, cada aluno deverá estar com uma bexiga nas mãos e estourá-la, ler a tirinha e em seguida abraçar uns aos outros.
Momento este, valorizar a amizade, as características de cada aluno.


47. DINÂMICA: CAIXA DE PRESENTE

Objetivo: - Demonstrar alegria, carinho, afeto por estar recebendo os alunos.
Como proceder:
- Utilizar uma caixa de sapato forrada de papel, com tampa removível, embalada por um laço bem largo e bonito. Dentro dessa caixa deverá ter um espelho colado no fundo.
- Ela será entregue na porta da sala de aula, ao professor, que deverá recebê-la com grande alegria.
- Depois de abrir a caixa e olhar o presente,o professor, sorridente, comenta com seus alunos:

“Hoje é um dia especial para mim! Recebi um lindo presente! É um presente vivo, que vai me alegrar muito, durante este ano. Ele é muito importante, pois juntos vamos crescer e aprender muitas coisas. Vocês não podem imaginar a felicidade que sinto em recebê-lo. O que vocês acham que tem aqui nesta caixa?”
- Os alunos ficam curiosos, imaginando o que possa estar na caixa.
- O professor coloca a caixa no canto da sala, e convida cada aluno para ir olhar o presente. Pede que não comentem um com o outro sobre o que viu.
- A medida que eles abrem a tampa e olham para dentro da caixa, eles se veem refletidos no espelho e cada um tem uma reação diferente.
- Depois que todos olharem a caixa o professor fará um comentário a respeito da alegria em que está ao receber seus alunos durante o ano. Falará que realmente eles são o presente que a escola está dando a ele naquele dia.
- Colher da sala opiniões sobre a sensação que cada um teve ao se ver refletido no espelho.


48. ÁRVORE DOS SONHOS

Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar, etc.) que será tratado durante o bimestre, trimestre, ...Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada aluno receberá uma “folha da árvore” para escrever seu sonho, o sonho é o que o aluno espera que “aconteça de melhor” para o assunto em questão. Depois, pedir para cada aluno colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs.: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.

49. DA CONFUSÃO À ORDEM

Estas atividades são ideais para que o aluno perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala dos alunos, levantar algumas regras para a organização em sala de aula. Pedir para que os alunos, todos ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dele  para a classe. Os alunos perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com os alunos outras situações vividas onde a organização é essencial.

50.  O LAGO  DE  LEITE

(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo. O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que os alunos entendam a importância do envolvimento de  todos para a realização do mesmo).
Em  um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago serie preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: “No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar...” Questionar com os alunos: Que valor faltou para que a ideia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo  juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.

Um abraço,
Profª Jaqueline A. Santos


“As dinâmicas de grupo quando aplicadas no ambiente de sala de aula propiciam a integração e o relacionamento interpessoal entre alunos e professores." (Luis Alves)

quarta-feira, 25 de março de 2015

SUGESTÕES DE PROJETOS- PROJETOS INTEGRADORES

SUGESTÕES  DE  PROJETOS


Valente (2000) acrescenta: “(...) no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com [os alunos] diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender” (p. 4). 


PROJETO: CAMINHADA DA PAZ
Demonstrar a comunidade a preocupação das escolas no combate a violência.

PROJETO: MEIO AMBIENTE
TEMA:“A questão ambiental nas zonas urbanas”

Projeto: ”Sei não, só sei que me contaram assim” - Causos

Projeto: Todos contra a Dengue


PROJETO: SÃO TANTAS EMOÇÕES


Projeto Solidariedade
O projeto objetiva sensibilizar os alunos e os professores para buscar formas de minimizar as dificuldades e carências vividas por muitas crianças e adultos e é desenvolvido por meio de visitas a creches, hospitais e entidades filantrópicas.

PROJETO: “Produtos Orgânicos: Acolha essa ideia” e “Dinossauros: mocinhos ou vilões?”, 

PROJETO: “Horta que te quero verde” aos alunos do ensino médio. 

PROJETO:  “Eu Sou uma Obra de Arte: Etnias do Mundo”, desenvolvido a iniciativa consistiu em descobrir semelhanças físicas entre alunos e pessoas famosas, incluindo até mesmo obras de arte, como a pintura clássica de Leonardo da Vinci, a Monalisa. Os estudantes foram caracterizados e fotografados tais quais os personagens.

PROJETO :“Educação – Aproveitamento Escolar, Disciplina e Frequência”. 
Serão premiados alunos dos 9º anos do ensino fundamental e dos 3º anos do ensino médio que tiveram a melhor média em todas as disciplinas. A frequência escolar foi utilizada como critério de desempate. A disciplina, por sua vez, figurou como critério de eliminação, sendo que os alunos que sofreram advertência ou suspensão perderam a oportunidade de concorrer a premiação.

PROJETO: A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO

PROJETO :DE OLHO VIVO NO MOSQUITO DA DENGUE

 PROJETO: “Fatores relevantes na manifestação da enxaqueca”.
Um dinamômetro foi utilizado para medir a quantidade de PROJETO: “Interferência de tratamentos estéticos na qualidade e resistência dos cabelos”. peso que um fio de cabelo (ruivo, loiro, castanho escuro, castanho claro e preto) consegue aguentar com ou sem chapinha, camomila, água oxigenada, tinta e babyliss.

PROJETO: “Contaminação da mosca-da-fruta  por bactérias do gênero Wolbachia”.

PROJETO: Consumo consciente de alimentos
(Abordar questões relativas à saúde e expandir em todas as áreas de estudo)

PROJETO: Astronomia
(Despertar maior interesse dos alunos nas áreas de Ciências da Natureza, estimulando o espírito investigativo dos mesmos.)



PROJETO: Chô  Cegonha  - gravidez na infância e  adolescência
(Orientar as adolescentes sobre os cuidados  na prevenção da gravidez inesperada.)

PROJETO: Antibullying- somos todos iguais nas próprias diferenças
(Promover o esclarecimento sobre o Bullying e os danos físicos e/ou morais que pode causar às vítimas dessa prática.)

PROJETO: Resgatando a história da escola
(Fazer com que os alunos e comunidade conheçam e valorizem a história da nossa Escola.)

PROJETO DE REDAÇÃO: penso, logo escrevo.
(Desenvolver a leitura, escrita e interpretação.)


PROJETO : As Vanguardas  Européias

(Mostrar a importância das Vanguardas Europeias para o surgimento da Nova Literatura Brasileira).

PROJETO: Conhecendo Programas Sociais
(Conhecer a dinâmica e perfil dos beneficiados dos Programas Sociais existentes no Município.)

PROJETO: “Livro sem Texto”
(Chamado de “livro de imagem, álbum de figuras, álbum ilustrado, história muda, história sem palavras, livro de estampas, livro mudo, texto visual”...CAMARGO, 1998.)Primam pela exploração deste elemento e tentam potencializar, não somente o poder das imagens, mas também, em muitos deles, da materialidade do livro em si.

PROJETO: “Cuidando de mim e do outro cuidarei do mundo”
(Auxiliar os educandos na conscientização e responsabilização de cada sujeito diante do novo cenário ambiental.)

PROJETO: ENSINO MÉDIO E O MERCADO DE TRABALHO COM PARCERIA DE UMA FACULDADE
- Quatro momentos – palestras sobre cursos da área tecnológicas e exatas; palestras sobre área médica e biológica; palestra sobre área administrativa; orientações  acerca da escolha das profissões e teste vocacional por uma psicóloga.

PROJETO: “Procura-se um Coração”
(Despertar  interesse dos alunos na doação de órgãos.)

PROJETO:  Poesia fora da Estante
(Familiarizar o aluno com o universo literário, desenvolvendo habilidades comunicativas.)

PROJETO: “Estampa Áfricana”
(Conhecer e valorizar a cultura africana.)

PROJETO: Feira das Tradições (nações) 
(O Projeto prevê realizar o conhecimento cultural de diferentes países abrangendo: contexto histórico, linguagem, comidas típicas, danças, artes, trajes, musicalidade e esportes.

PROJETO: ”Click  MusicaL: UM OLHAR EM MELODIA”
(Transformar música em fotografia.)

PROGRAMA  SOLTANDO A LÍNGUA (EDUCOMUNICAÇÃO-RADIO ESCOLAR)
(Participar na programação da Rádioescola  utilizando a língua para  se expressar perante um público maior.)

PROJETO: EXPOLITERATURA

PROJETO: COCINA HISPANOHABLANTES 

PROJETO SOY CIUDADANO: TENGO QUE VER CON ESTO, ESO Y AQUELLO 

PROJETO PAELLA CON TODOS 

PROJETO DE CULTURA ESPANHOLA - “Una noche del sueños latinos”. 

O Projeto “Resgatando a Matemática” objetiva resgatar os conhecimentos básicos dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e oportunizar a esses alunos estudos dos conteúdos das séries anteriores, que lhes permitam superar as lacunas e facilitar a aprendizagem dos conhecimentos do Ensino Médio.

PROJETO ESCOLAR "PENSO, LOGO ESCREVO"
O projeto em questão permite ao aluno ser sujeito do seu discurso, interagindo por meio de seus textos, e utilizando a escrita como uma prática social em suas diferentes situações de uso. Neste caso, é necessário que o professor passe a olhar a produção escrita do aluno não à procura de “erros”, mas buscando ver o significado e as formas de construção desse significado.
             Portanto, os alunos, os professores, a equipe gestora e toda a sociedade em geral, precisam ter a consciência de que a produção textual é a possibilidade de uma comunicação verbal que, se levada a efeito com competência, é eficaz para as transformações sociais e certamente possibilitará aos discentes mecanismos evolutivos em sua vida estudantil e na sociedade.

Poesia, Memória Literária e Crônica em homenagem a  Várzea Grande
ONTEM, HOJE E AS EXPECTATIVAS DO AMANHà


PROJETO ESCOLAR "COM A MÃO NA ARTE"
Este projeto, construir um espaço para que a juventude estudantil da nossa escola, possa se manifestar através da bela arte de interpretar artistas consagrados de nosso país, sem perder suas raízes artísticas.

GINCANA CULTURAL DO ENSINO MÉDIO - 


FESTIVAL DE TEATRO DO ENSINO MÉDIO - FETEM

O Teatro é uma atividade que possibilita a liberação da espontaneidade e criatividade. Os jogos dramáticos utilizados no teatro como ferramentas para a preparação do ator, podem ser agente incentivador no Ensino de Interpretação de Texto em Língua Portuguesa, e ainda proporcionar aos educandos um maior conhecimento da História Antiga, Medieval e Contemporânea, bem como interagir intimamente com as diversas formas de Arte. Pensar em teatro, antes de tudo é pensar em Arte, em Língua Portuguesa, em História, como tal, é claro que a formação do indivíduo é medida pelas relações artístico-culturais existentes na sociedade.


PROJETO  LEITURA NA BIBLIOTECA 
Cativar sua clientela de forma natural, através da dinamização de seu ambiente e atender ao princípio do Ensino Médio Inovador: Promover a valorização da leitura em todos os campos do saber, desenvolvendo a capacidade de letramento dos alunos.
O projeto compõe-se de várias ações e etapas materializando-se através de oficinas com propósito pedagógico interdisciplinar.


Projeto Escola e Comunidade: Um diálogo possível, necessário e urgente.
As atividades/oficinas são realizadas em turno oposto ao das aulas letivas e direcionadas a um público alvo, que cativado, atraído para um ambiente dinâmico, passa a ver e a interagir com um mundo da leitura de forma crítica e ativa desenvolvendo e/ou ampliando o seu letramento. O público alvo do projeto são, prioritariamente, os alunos das turmas do Ensino Médio estendendo-se para pessoas da comunidade entorno à escola.


PROJETO: QUEREMOS QUÍMICA PARA APRENDER...QUEREMOS ÁGUA PARA VIVER!!

Para a realização do trabalho teórico/prático no desenvolvimento deste tema, serão realizados estudos sobre classes de corpos hídricos, padrões de qualidade da água, padrões de potabilidade da água, poluentes químicos e suas fontes, poluentes biológicos e suas fontes, técnicas simples de eliminação dos poluentes biológicos e químicos, meios de combate e prevenção das doenças de veiculação hídrica além de análise química simples de amostras de água a serem realizadas na escola e outras análises mais complexas a serem realizadas com apoio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação do município com a finalidade de mapear os corpos hídricos, suas classes e padrões de potabilidade e qualidade. Serão realizadas, também, campanhas para economia de água, aproveitamento da água da chuva captada pelo sistema de calhas da escola e posterior tratamento simples para uso menos nobres (lavar salas, banheiros, regar jardim, etc...) além de conhecer os sistemas de funcionamentos das ETA e ETE e as etapas envolvidas no processo.


Temos também uma ação pedagógica voltada para os alunos com  o percurso escolar é marcado por sucessivas histórias de fracasso. Trata-se do PROJETO: RESSIGNIFICAÇÃO DA DEPENDÊNCIA que visa atender aos alunos que prosseguiram para a série seguinte com disciplinas em dependência e/ou que se encontram com baixo rendimento nas disciplinas das Áreas Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias. A metodologia proposta para ressignificar o sistema da dependência em nossa escola valoriza a aprendizagem significativa e a memorização compreensiva. É uma proposta construtivista, porque considera os aspectos motivacionais (autoestima e autorrealização) e funcionais, porque questiona e respeita o significado lógico e psicológico ao valorizar a intensa atividade do aluno. Além disso, é também uma proposta psicopedagógica, porque diferencia os conteúdos e os integra em uma intenção pedagógica, simultaneamente, sempre voltada para o crescimento do ser humano.

Atentos à questão posta acima incorporamos à nossa proposta pedagógica, ações voltadas para a integração entre a escola e a comunidade, através do PROJETO: ESCOLA E COMUNIDADE: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO, POSSÍVEL E URGENTE.

O Projeto está pensado para atuar junto à comunidade  e tem como perspectiva contribuir para melhoria da qualidade de vida da população local e mobilizar alunos para diferentes estratégias de aprendizagem através da pesquisa-ação. Além disso, objetiva oportunizar aos alunos a coleta, análise, interpretação de dados e intervenção no espaço de vivência no que tange aos aspectos geográficos, histórico, sociais, ambientais, e de saúde; além de apoiar a Associação de Moradores .
As atividades do Projeto contemplam a mobilização dos alunos e da comunidade local, a realização da pesquisa de campo e sistematização do diagnóstico, elaboração e implementação do plano de ação. Assim, a principal estratégia estabelecida no plano de ação terá como propósito desenvolver a noção de cooperação e participação coletiva com o intuito de formar pessoas capacitadas que se percebam como sujeitos de intervenção no seu próprio processo histórico atentos às transformações da sociedade.

Blog e Plataforma
O Projeto de Blog
Justificativa:
Nos dias atuais não é exagero dizer que a máxima: "vale o escrito", está sendo substituído por: "vale o que é divulgado", ou "publicado", ou "fotografado", ou "filmado". Como o senso de existência ou de ser tivesse atrelado a sua devida divulgação. Devido os avanços das tecnologias da informação e comunicação está sendo legitimado o ser ou o existir pela sua divulgação/publicação. E a World WideWeb que significa em português "rede de alcance mundial", mais comumente conhecida como www ou simplesmente web é o canal de divulgação e publicação mais avançado e acessível da atualidade. Então, para existir ou ser tem que está na web. Para não ser tão radical, digamos assim: "se tiver na web está divulgado" ou "se tiver na web não está escondido, está acessível". As empresas criaram hipertextos, que são hoje o que chamamos de sites para mostrar a sua existência  ou  melhor divulgar seus produtos a  âmbito, agora, mundial. Que maravilha! E as pessoas? Que querem também se divulgarem/socializarem: suas ideias, seus projetos, seus gostos, encontrar outras pessoas, etc. Depois surgiram a redes sociais que permitiram a divulgação/socialização individual. E a escola onde entra nisso?Ou fica fora de tudo isso? Será que daria para escola ficar fora de tudo isso? Como se você alheia a essa sociedade da informação! Segundo Pozo, 2001, "as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, que estamos apenas começando a vislumbrar, mas que, seguramente, tornam necessárias novas formas de alfabetização (literária,  gráfica,  informática,  científica,  etc.)". Portanto, a escola como a instituição educadora, alfabetizadora da sociedade é que não pode ficar fora desse cibercultura. Obviamente, se a escola acompanhar os avanços informacionais da sociedade, ela poderá continuar a prestar os seus serviços formativos para os membros da nossa sociedade.
O blog é uma forma sistêmica simples e interativa de hipertextos, hiperlinks, ciberespaço que pode ser facilmente utilizada por professores  e alunos como viés para divulgação de todas as atividades ocorridas na escola. Um canal na web que alimente a relação escola-sociedade, que a escola divulgue o que realiza, mas a sociedade interaja, ou seja, acesse a escola e opine, participando assim da vida escolar e da construção da Proposta Pedagógica da Escola

Objetivos geral:

Viabilizar a interação escola-sociedade.

Objetivos específicos:
Construir um blog para Escola.....................................
Motivar os professores que tenham projetos no Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi a publicar todos as ações de seus projetos;
Divulgar as ações/eventos pedagógicos para sociedade;
 Motivar os alunos, juntamente com os professores, a alimentares o blog com atividades pedagógicas no intuito de trabalhar a autonomia do aluno;
Facilitar o acesso a comunidade escolar de serviços administrativos e ações pedagógicas da escola.

Metodologia:
As  atividades  envolverá professores e/ou alunos das turmas de Ensino Médio Inovador no Laboratório de Informática da Escola postando as atividades realizadas do Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi no blog da escola.

Meta:
Alcançar todos os professores, juntamente com seus alunos, envolvidos em seus respectivos Projetos do Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI.  Postando textos, fotos, vídeos, conteúdos, artigos, orientações, etc, no blog da escola, criando, assim, uma página para cada professor envolvido.

Cronograma:
 - Criar o blog, suas estruturas, páginas, etc;
 - Alimentar o blog com fotos, textos, vídeos, etc, das atividades dos projetos dos professores da escola envolvidos com o Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi.
- Avaliação com os professores envolvidos no ProEmi.


O  projeto,  interdisciplinar mas com a predominância do inglês, chama-se "Independence of  Brazil X Independence of the USA and Great Britain" e se encontra dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que tange à abordagem da pluralidade cultural, uma vez que isso é algo que se cobra muito do professor de inglês - proporcionar ao aluno o conhecimento de outras culturas comparando-as com a nossa, até mesmo para que possamos nos entender melhor.

Língua Inglesa e Consciência Negra
Como novembro é o mês da consciência negra, no projeto  abordar esse assunto. Depende da  faixa etária e nível lingüístico, a língua inglesa é usada apenas para a capa, o cabeçalho e títulos que abrem os assuntos e encerram o trabalho. Mas nem em por isso o projeto é menos importante, uma vez que novamente será abordada a pluralidade cultural americano-brasileira. Vou explicar.
- 1ª folha: School/ Date (por extenso, em inglês)/ Names/ Numbers/ Class/ English Work;

- 2ª folha: o início da pesquisa propriamente dita: Martin Luther King Junior X Zumbi dos Palmares X Princesa Isabel/Lei Áurea (após cada personagem intercala-se uma folha com ilustrações a respeito dos mesmos);

- por fim, propus como questionamento e comparação as seguintes ideias:
Considerando nascimento, origem e vida de Luther King e Zumbi, qual é a diferença entre eles (apesar de ambos terem vivido em épocas e sociedades bem distintas)? Minha intenção é que o aluno se refira ao fato de que um foi pobre e sem maiores oportunidades - pois era escravo e conhecido como bravo guerreiro - enquanto o outro pôde estudar, constituir família, enfim levar uma vida sem privações (este, por sua vez era conhecido como um líder pacifista).

b) Considerando os ideais e lutas de Luther King e Zumbi, o que eles tinham em comum? Minha intenção é que o aluno responda argumentando sobre a luta pela liberdade da raça negra, basicamente.

c) Em comparação com as lutas de Luther King e Zumbi, que papel teve a Princesa Isabel e a Lei Áurea? O que/quem teve mais valor? Por quê? Minha intenção é que o aluno conclua pela luta de Luther King e Zumbi, ao invés de um simples ato de governo.
- última folha: Conclusion (comentários gerais do grupo sobre o trabalho) e Bibliography.
Numa próxima oportunidade de desenvolvimento deste trabalho, para trazê-lo um pouco mais próximo da língua inglesa, vou acrescentar as letras de música Black or White (Michael Jackson), Ebony and Ivory (Paul McCartney) e Um sorriso negro (D. Ivone Lara) para que os alunos façam a leitura e interpretação das mesmas comparando-as com a situação dos negros na realidade brasileira (o que é e o que poderia ser).

Independence Of Brazil x Independence Of The Usa And Great Britain
O projeto, também interdisciplinar mas com a predominância do inglês, chama-se "Independence of Brazil X Independence of the USA and Great Britain" e se encontra dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que tange à abordagem da pluralidade cultural, uma vez que isso é algo que se cobra muito do professor de inglês - proporcionar ao aluno o conhecimento de outras culturas comparando-as com a nossa, até mesmo para que possamos nos entender melhor.
Supermarket List x Educação para o Consumo
No projeto sobre Supermarket List X Educação para o consumo, ressalto aqui o gosto pelo uso/manuseio do dicionário manifesto pelos alunos em atividades como esta. É sempre um componente/ingrediente a mais num ambiente de escola pública em que há carência de material diversificado para o ensino de línguas.

Língua Inglesa x Preservação Ambiental
Para trabalhar o tema "Preservação Ambiental", usei o filme "Procurando Nemo". Os alunos assistiram ao filme. Logo em seguida, iniciou-se uma discussão sobre meio ambiente, pois no filme observamos que o ambiente em alto mar era bem mais limpo que o ambiente próximo à praia. O próximo passo foi pedir aos alunos que tentassem fazer uma lista de todos os animais marinhos que viram (primeiro em Português e depois vertendo para o Inglês). Juntos nós fomos formando o vocabulário básico. Como parte da observação do meio, os alunos foram levados ao Bosque dos Jequitibás,


SIMULADO SOBRE ROMANTISMO COM GABARITO PARA ENSINO MEDIO

SIMULADO  SOBRE ROMANTISMO


"O aluno deve abusar de simulados. Testes ajudam a criar memória de longa duração. Quando o aluno faz e refaz exercícios, cria memória de longo prazo."


 O romance  O GUARANI é classificado como:
      a) regionalista
      b) histórico
      c) de perfil feminino
      d) indianista

02. O romance SENHORA é classificado como:
      a. de perfil feminino
      b. regionalista
      c. indianista
      d. histórico

03. Os dois grandes temas de Tomás Antônio Gonzaga foram:
      a) amor e ódio
      b) amor e crítica
      c) crítica e ódio
      d) amor, crítico e ódio

04. Escola literária de Tomás Gonzaga:
      a) Romantismo
      b) Modernismo
      c) Barroco
      d) Neoclassicismo

05. Nestes versos de Gonçalves Dias:
      Minha terra tem palmeiras
      Onde canta o sabiá;
      As aves que aqui gorjeiam,
      Não gorjeiam como lá.
         
Revela-se uma das características do primeiro momento da poesia romântica no Brasil, que  é:
     a) nacionalismo                  d) panteísmo
     b) nativismo                        
     c) saudosismo

06. Assinale o item que anuncia somente características românticas:
      a) subjetivismo, bucolismo, sentimentalismo.
      b) nacionalismo, culto da natureza, liberdade de forma,
      c) culto da natureza, nacionalismo, culto do contraste.

07. Assinale o item incorreto:
      a) A Primeira Geração da poesia romântica define, implanta e consolida o romantismo.
      b) A idealidade da mulher, do herói, do mundo e características romântica.
      c) A Segunda Geração da poesia romântica é chamada ultrarrômantica ou hugoana.
      d) A Terceira Geração da poesia romântica entrega-se principalmente a temas sociais ou políticos.

08. O Romantismo foi iniciado com a publicação de :
      a) Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães.
      b) Primeiros Cantos, de Gonçalves Dias.
      c) Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo.
      d) A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo.

09. Não é próprio   que o Romantismo:
      a) Valorize o indivíduo, o seu mundo inteiro, os seus sentimentos.
      b) Explorar assuntos nacionais como história, tradições, folclore, etc.
      c) Idealizar a mulher, tornando-a perfeita em todos os sentidos.
      d) Explorar assuntos ligados à Antiquidade Clássica imitando-lhe poetas e prosadores.

10. Assinale a alternativa errada:
     a) O nosso primeiro regionalista romântico foi  José de Alencar.
     b) Franklin Távora lutou pela criação de uma Literatura do Norte.
     c) Taunay focalizou o leste sul Matogrossense.
     d) Bernado Guimarães focalizou, em suas obras regionalistas, Minas e Goiás.

11. O que está relacionado ao romance histórico de Alexandre Herculano:
      a) Visão de costumes e tradições.
      b) Participam inclusive deduções psicológicas.
      c) Não foi o seu forte, saindo-se melhor na poesia, como é o caso de A Cruz Mutilada.
      d) A época medieval lhe fornece os melhores temas.

12. Autor que revigorou a poesia romântica, integrando-a nos problemas sociais de seu tempo, escreveu, entre outras, o poema "Navio Negreiro". Trata-se de :
     a) Casimiro de Abreu
     b) Cruz e Souza
     c) Castro Alves
     d) Olavo Bilac

13. Todos os romances abaixo citados pertencem à linha urbana da obra de José de Alencar, exceto:
     a) Senhora
     b) Lucíola
     c) O Guarani
     d) Cinco Minutos

14. O Indianismo encontrou expressão em dois autores importantes do Romantismo:
      a) Gonçalves Dias e Castro Alves.
      b) Joaquim Manoel de Macedo e Bernardo Guimarães.
      c) José de Alencar e Franklin Távora.
      d) Gonçalves Dias e José de Alencar.

15. Romances regionalistas são citados em todos os itens abaixo, exceto:
      a) O gaúcho.
      b) Inocência.
      c) Senhora.
      d) A Escrava Isaura.

16. Todas as obras abaixo foram escritas por Álvares Azevedo, exceto:
      a) Lira dos Vinte Anos
      b) Os Escravos
      c) Macário
      d) Noite na Taverna

17. Saudade da pátria, atribuição dos próprios sentimentos à natureza, ideia de morte, medo do amor - eis alguns temas românticos constantes que marcam a obra poética de:
      a) Tomás Antonio Gonzaga
      b) Casimiro de Abreu
      c) Vicente de Carvalho
      d) Alphonsus de Guimaraens

18. Conhecido poeta romântico, autor do conto "A noite da taverna", perseguido pelo sentimento de morte e o tema da fuga da vida real.
Estamos nos referindo a:
       a) Gonçalves Dias
       b) Fagundes Varela
       c) Álvares de Azevedo
       d) Castro Alves

19. O Indianismo em Alencar é:
      a) Decorrente de um nacionalismo anti-lusitano e idealista.
      b) Resultado da leitura de O Último dos Moicanos de Fennimore Cooper.
      c) Decorrente de observação direta do autor.
      d) Busca de melhores condições para o silvícola (selvagem).

20. Poeta romântico, teatrólogo, fez estudos sobre a língua Tupi, vocabulário usado no Alto amazonas, O Brasil e a Oceania e é perfeito quanto à forma do verso:
      a) Gonçalves Dias.
      b) Castro Alves.
      c) Gonçalves  de Magalhães
      d) Casimiro de Abreu.

21. Uma das características de Camilo Castelo Branco é:
      a) Falta de imaginação.
      b) Análise e interpretação da vida.
      c) Análise do plano histórico.
      d) Fértil imaginação.

22. Entre as características abaixo, uma não é de Camilo Castelo Branco:
      a) Novelista urbano.
      b) Vocabulário preciso.
      c) Linguagem fácil.
      d) Monotonia.

23. Um poeta francês afirmou, em verso famoso, que os poemas mais belos eram os desesperados, os que chegavam ao extremo de  despojar-se da consciência estética para surgirem como pura expressão psicológica. Esse conceito que leva ao extremo, às últimas consequências, o ideal literário é próprio do:
       a) Barroco
       b) Romantismo
       c) Simbolismo
       d) Parnasianismo

24. Individualismo, subjetivismo, liberdade criadora, valorização da Idade Média, religiosidade cristã são algumas das características do movimento:
         a) Arcádico
         b) Simbolista
         c) Romântico
         d) Parnasiano

25. É bela a noite, quando grave estende
      Sobre a terra dormente o negro manto
      De brilhantes estrelas recamado;
      Mas nessa escuridão, nesse silêncio
      Que ele consigo traz, há um quê de horrível
      Que espanta e desespera e geme n'alma;
      Um quê de triste que nos lembra a morte!

Os versos acima:
      a) Ilustram a característica romântica da projeção do estado de espírito do poeta nos elementos da
natureza.
      b) Exemplificam a característica romântica do pessimismo, mal-do-século, que vê na natureza algo nefando, capaz de matar o poeta.
      c) Exploram a característica romântica do sentimentalismo amoroso, que vê em tudo a  tragédia do amor não correspondido.
      d) Apontam a característica romântica do nacionalismo, que valoriza a paisagem de nossa terra.
      e) Apresentam a característica romântica do descritivismo, capaz da valorização exagerada da natureza.

26. Assinale a característica não-aplicável à poesia romântica:
      a) O artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica.
      b) O importante é o culto da forma, a arte pela arte.
      c)  A poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa.
      d)  Enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo.
      e) A linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.

27. As poesias de Álvares de Azevedo desenvolvem atmosferas variadas que vão do lirismo mais ingênuo ao erotismo, com toques de ironia, tristeza, zombaria, sensualidade, tédio e humor. Estas características demonstram:
      a) A carga de brasilidade do seu autor.
      b) A preocupação do autor com os destinos do país.
      c) Os aspectos neoclássicos que ainda persistem nos versos desse autor.
      d) O Ultrarromantismo, marcante nesse autor.
      e) O aspecto social de seus versos.

28. Dizem que há gozos nas mundanas galas,
      Mas eu não sei em que o prazer consiste.
      - Ou só no campo, ou no rumor das salas,
      Não sei por quê - mas a minh'alma é triste!

Nos versos  acima encontra-se típico exemplo do estado de espírito do poeta que:
      a) Se considerava "arauto das inquietações populares".
      b) Experimentou o "mal do século".
      c) Cantou as tradições indígenas, na primeira geração romântica.
      d) Procurava a perfeição técnica na descrição objetiva das coisas.
      e) Queria combater o "mau gosto" barroco e procurava imitar os clássicos gregos e latinos.

29. Poesia de caráter extremamente subjetivo, com predominância da dúvida, amor, morte, dando-se muitas vezes a criações de aspectos mórbidos e desesperados. Poesia cheia de equívocos e angustiada, principalmente, pelo dualismo - aspiração e temor à morte.
Essa afirmativa caracteriza a obra de:
      a) Artur Azevedo                           d) Álvares de Azevedo
      b) Junqueira Freire                         e) Fagundes Varela
      c) Laurindo Rabelo


30. A respeito de Senhora, romance de José de Alencar, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
       a) O amor verdadeiro redime a mulher de seu orgulho e o homem de seu interesse.
       b) O espaço é o Rio de Janeiro, especificamente o Centro, Laranjeiras e Santa Tereza.
       c) O narrador é onisciente(que sabe tudo), de terceira pessoa.
       d) O sentimento da natureza, comum aos românticos, faltava ao herói.
       e) Não se analisa no romance a psicologia da personagem principal.

31. Qual destas obras tem sido considerada como inauguradora do Romantismo brasileiro?
       a) Primeiros Cantos                        d) O Guarani
       b) A Moreninha                              e) Suspiros Poéticos e Saudades
       c) Juiz da  Paz na Roça

32. O poeta romântico brasileiro mais contaminado pelo byronismo, cuja obra  apresenta as características essenciais do mal do século é:
       a) Gonçalves Dias
       b) Álvares de Azevedo
       c) Fagundes Varela
       d) Casimiro de Abreu
       e) Castro Alves

33. Observe o texto abaixo:
       "- Então, disse ele, se quiser, vamos já ver a nossa doentinha.
         - Com muito gosto, concordou Cirino."
       O autor e a obra são, respectivamente:
        a) José  de Alencar  -  Iracema            
        b) Taunay   -  Inocência                               
        c) Martins Pena   -  O Noviço
        d) Bernardo Guimarães - A Enjeitada
        e) n.d.a

34. Entre as obras mais comentadas de   Visconde de Taunay estão: O Encilhamento, A  Retirada da Laguna e, principalmente, o romance:
        a) A Moreninha                                              d) Rosa
        b) Inocência                                                    e) A Escrava Isaura
        c) Clarissa

35. Um romance romântico brasileiro, envolvendo aspectos regionalistas, fugindo da temática urbana, é:
        a) Senhora
        b) Memórias Póstumas de Brás Cubas
        c) Inocência
        d) Dom Casmurro
        e) Macunaíma

36. Costuma-se dizer que as obras inauguradas do Romantismo em Portugal e no Brasil foram, respectivamente:
        a) O poema Camões e O Guarani
        b) O Primo Basílio e Suspiros Poéticos e Saudades
        c) O poema Camões e Suspiros Poéticos e Saudades
        d) Folhas Caídas e Iracema
        e) A Moreninha e a Escrava Isaura

37. "A identificação da natureza com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta  eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação - ressentidas um pouco, por certo."
O texto acima enumera preferências temáticas e concepções existenciais dos poetas:
        a) barrocos                                          d) simbolistas
        b) arcádicos                                         e) parnasianos
        c) românticos

38. Livros indianistas de José de Alencar:
        a) Iracema, Ubirajara, Inocência
        b) O Guarani, Iracema, A Escrava Isaura
        c) A Moreninha, Iracema, Lucíola
        d) Memórias de um Sargento de Milícias, O Guarani, O Tronco de Ipê
        e) Ubirajara, O Guarani, Iracema

39. A vida carioca na época de.... é retratada com vivacidade, de maneira internacionalmente...., numa linguagem...., em Memórias de um  Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
        a) Mem de Sá - histórica - desalinhada
        b) Duarte  Coelho - biográfica - retórica
        c) D. Maria I - folhentinesca - pedante
        d) D. João VI - humorística - simples
        e) D. Pedro I - sentimental - popular

40. "Sua ambição literária  era, como tudo, imensa e pode ser aferida não só por sua produção romanesca, como pelo  projeto gigantesco que delineara de maneira bem significativa, na sua discutidíssima introdução ao romance Sonhos d'Ouro. Está fora  de dúvida que (o romancista) considerava sua obra como fator primacial da criação realmente orgânica de nossa literatura."
O romancista a que se refere o crítico é:
       a) João Guimarães Rosa                                d) José de Alencar
       b) Machado de Assis                                     e) Jorge Amado
       c) Coelho Neto