Poema: VOZES
D’ÁFRICA
Castro
Alves
Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes?
Em que mundo, em qu’estrela tu t’escondes
Embuçado
nos céus?
Há dois mil anos te mandei meu grito,
Que embalde desde então corre o infinito...
Onde
estás, Senhor Deus?
Qual Prometeu tu me amarraste um dia
Do deserto na rubra penedia
-
Infinito: galé!...
Por abutre – me deste o sol candente,
E a terra de Suez – foi a corrente
Que
me ligaste ao pé...
(...)
Cristo! Embalde morreste sobre um monte...
Teu sangue não lavou de minha fronte
A
mancha original.
Ainda hoje são, por fado adverso,
Meus filhos – alimária do universo,
Eu
– pasto universal...
Hoje em meu sangue a América se nutre
- Condor que transformara-se em abutre,
Ave
da escravidão,
Ela juntou-se às mais... irmã traidora
Qual de José os vis irmãos outrora
Venderam
seu irmão.
Basta, Senhor! De teu potente braço
Role através dos astros e do espaço
Perdão
p’ra os crimes meus!...
Há dois mil anos... eu soluço um grito...
Escuta o brado meu lá no infinito,
Meu
Deus! Senhor, meu Deus!!...
Entendendo o Poema:
01 – O fragmento desse poema de Castro Alves fala:
a) da religiosidade do povo africano
b) da exploração do território africano
c) da
escravidão do povo africano
d) da história do povo africano.
02 – O eu-lírico do poema é
a África personificada. Nas duas primeiras estrofes do fragmento o interlocutor
do eu-lírico é:
a)
Prometeu
b)
Deus
c)
abutre
d) Suez.
03 – No verso
“Que embalde desde então corre o infinito...”, a palavra destacada
tem o sentido de:
a)
inutilmente
b) rapidamente
c)
lentamente
d) isoladamente.
04 – O grito dado “Há dois mil anos” pelo eu-lírico é em
favor:
a) de
Cristo
b) de
José
c) da
América
d) dos seus filhos.
05 – Ao mencionar o
personagem mitológico Prometeu, o eu-lírico estabelece uma relação:
a) de oposição
b) de
afetividade
c) de
semelhança
d) de animosidade.
06 – No verso “Condor que
transformara-se em abutre”, temos a figura de linguagem:
a)
metáfora
b)
antítese
c)
metonímia
d) catacrese.
07 – Quando se refere à América, o eu-lírico expressa:
a) um elogio
b) um questionamento
c) uma lamentação
d) uma acusação.
Quem é o 'eu' que se dirige a Deus no poema?
ResponderExcluira África, cara.
ExcluirQue ano e que obra assinalem didaticamente o inicio do romantismo brasileiro
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