TEXTO:LEONARDO DA VINCI
Milhões de pessoas conhecem Leonardo da
Vinci como o artista italiano que pintou a Mona Lisa, o quadro mais famoso do
mundo.
Milhões de outras pessoas o veem como
um gênio, muitos anos-luz à frente do seu tempo em matéria de ciência,
matemática e engenharia. Leo imaginou helicópteros, tanques de guerra e
submarinos (sem falar num banheiro incrivelmente organizado que desenhou)
alguns séculos antes de esses inventos se tornarem realidade.
Para muita gente, ele foi também um sábio, que não
só buscou desvendar os segredos da anatomia, desenhando os mais misteriosos e
complicados detalhes do corpo humano, como também se questionou sobre a alma, o
lugar do homem e sua finalidade em nosso imenso e complexo Universo.
Há também aqueles que se lembram dele como músico.
Leonardo construía os próprios instrumentos e escrevia as composições que ele
mesmo executava para um público admirado.
E, acredite ou não, ainda há outros que se recordam de Leo
como arquiteto, cartógrafo e urbanista! Sabia que ele fez projetos sensacionais
de supercidades, edifícios e aquedutos?
O mais incrível mesmo é que toda essa gente tem razão!
Leonardo foi isso e muito mais!
Se no século XV houvesse psicólogos especializados em
orientação profissional, teriam enlouquecido avaliando seu teste vocacional.
Ele se interessava por absolutamente tudo o que há debaixo do Sol – para não
falar no que se encontra além dele. Em seus 67 anos de vida, Leonardo empregou
seu supercérebro em um número de projetos muito maior do que a maioria das
pessoas normais seria capaz, mesmo que vivessem uma centena de vidas.
(COX, Michael. Introdução. In: __. Leonardo da Vinci e seu supercérebro.
São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p.5-7.)
01. Em “Se no século XV houvesse psicólogos especializados
em orientação profissional, teriam enlouquecido avaliando seu teste
vocacional.”, o termo sublinhado refere-se a
(A)
psicólogos.
(B) cientistas.
(C) Leonardo da Vinci.
(D) Monalisa.
02. A questão tratada no texto é
(A) a importância da pintura de Da Vinci.
(B) o desconhecimento da obra de Da Vinci.
(C)
o interesse de Da Vinci por vários assuntos.
(D) a admiração das pessoas por Da Vinci.
03. A leitura dessa narrativa permite entender que Leonardo da Vinci era um supercérebro por
(A)
atuar nas mais variadas áreas profissionais.
(B) pintar o quadro mais famoso do mundo.
(C) construir seus próprios instrumentos musicais.
(D) desenvolver projetos de edifícios e aquedutos.
04. O narrador demonstra muita intimidade com o personagem
descrito quando, no
texto, o trata por:
(A) Leonardo da Vinci.
(B)
Leo.
(C) Da Vinci.
(D) Vinci.
Qual é a resposta?
ResponderExcluir1)resposta=a
ResponderExcluir2)resposta=C
3)resposta=a
4)resposta=b
Obgd
ResponderExcluir