TEXTO:UM DESFILE MUITO ESPECIAL
Fevereiro tem Carnaval. Época de fantasias. Sejam luxuosas ou originais,
praticamente todas têm penas coloridas. Não é de hoje que as penas são usadas
como enfeite. Civilizações antigas, como as dos maias e dos astecas, já as
utilizavam. Gregos e romanos, também. Nossos índios se enfeitaram e ainda se
enfeitam com penas, E muito provavelmente influenciaram nosso Carnaval, não só
com as penas, também com a nudez.
Se você gosta de desfiles poderá admirar pessoalmente ou pela televisão
a riqueza e a exuberância das cores das fantasias. Mas se você não liga muito
para o Carnaval e prefere viajar no feriado, procurando um refúgio, pode, se
quiser, assistir nas matas a um outro tipo de desfile. Sem fantasias, com
plumagens namora colorido das penas enche as avenidas só no Carnaval, já as
aves com suas penas enfeitam as matas durante toda a primavera e o verão. É
nessa época que a plumagem dos machos está mais vistosa e é usada para atrair e
seduzir as fêmeas. É uma celebração da vida que se repete ano após ano,
garantindo a continuidade das diversas espécies.
E no ’Carnaval” da mata, além de contemplar as cores, você pode julgar
outros quesitos. A bateria, por exemplo, fica por conta do tamborilar dos
pica-paus (família Picidae), que utilizam os troncos ocos como instrumentos
musicais. Batem fortemente com o bico, produzindo sons para demarcar
território.
No quesito samba-enredo, você vai julgar os cantos. Tarefa difícil
diante da variedade. Como comparar o canto de um sabiá (gênero Tudus)
com o de uma corruíra (Troglodytes aedon), por exemplo? É bem provável
que você ache o canto do sabiá mais melódico e um pouco triste e o da corruíra,
simples e alegre. Mas, se estiver na região amazônica, diante do ‘primo’ da
corruíra – o uirapuru (Cyphorhinus aradus) – você vai achar o canto do
sabiá bem harmônico. E se quiser ouvir um canto que lembra um pouco um samba
bem acelerado é só encontrar (no alto de uma mangueira, quem
sabe?). Um pintassilgo (Carduelis magellanica), passarinho com de canto.
No fundo, as diversas vozes da floresta são incomparáveis...
Agora, se em questão está a ‘evolução’, não tem jeito, a beija-flor vai
ganhar, ou melhor, os beija-flores (família Trochilidae) já ganharam. São os
melhores ‘passistas’ do ar. Isso sem contar os coloridos ornamentos com que se
apresentam diante das flores.
Com um pouco de sorte, você ainda poderá encontrar ‘mestres-sala’ e
‘porta-bandeiras’ em atuações fantásticas. Se nos sambódromos e avenidas a
função do mestre-sala é cortejar a porta-bandeira da agremiação, demonstrando
reverência à sua dama, nas matas não é muito diferente. Os dançadores e
tangarás da Mata Atlântica (família Pipridae) são tão caprichosos,
em sua corte, quanto o belíssimo galo-da-serra (Rupicola rupicola),
habitante das áreas rochosas da floresta amazônica. É bem verdade que a
exibição de dança fica integralmente por conta dos machos, mas se não fosse não
haveria espetáculo algum.
No desfile de ‘Carnaval’ da floresta, não há como julgar fantasias,
afinal as aves estão ‘naturalmente vestidas’ e só acrescentam alguns enfeites
para a ocasião de celebrar a vida, no processo de reprodução. Elas são bonitas,
coloridas, cantam e dançam porque nasceram para isso. O enredo desse ‘Carnaval’
é sempre o mesmo: a vida. Apesar disso, nunca é repetitivo, tamanha a
diversidade com que se apresenta. Os destaques dessa ‘escola’ variam dia-a-dia
e sempre impressionam os nossos olhos.
Ao pisar em uma mata, com todos os sentidos bem atentos, você vai
perceber que nenhuma escola de samba jamais conseguirá apresentar harmonia como
a que podemos vivenciar numa floresta. Justamente esse quesito é o único pelo
qual somos responsáveis. Enquanto houver ‘Carnaval’ na mata, a vida continua
sendo celebrada.
Fonte: Sessão Observador - Texto Ciro Porto. Revista Terra da Gente. Ano
3 - número 34. Fevereiro de 2007.
Questões posteriores à leitura do
texto completo:
1. Após ler a reportagem
completa, é possível concluir que se trata do seguinte tema:
a.( ) Os desfiles do
carnaval.
b.( ) As fantasias
carnavalescas feitas de plumas de aves.
c.( X
) A beleza da plumagem das aves, que “desfilam” nas matas durante a primavera e
o verão.
d.( ) As diferentes
espécies de aves.
2. Por que o autor da
reportagem comparou o desfile de Carnaval com as aves da floresta? Releia os
seguintes trechos do texto:
Se você gosta
de desfiles poderá admirar pessoalmente ou pela televisão a riqueza e a
exuberância das cores das fantasias. Mas se você não
liga muito para o Carnaval e prefere viajar no feriado, procurando um refúgio,
pode, se quiser, assistir nas matas a um outro tipo de desfile. Sem fantasias,
com plumagens naturais.
E no ‘Carnaval” da mata, além de
contemplar as cores, você pode julgar outros quesitos.
No quesito samba-enredo, você vai
julgar os cantos. Tarefa difícil diante da variedade. Como comparar o canto de
um sabiá (gênero Tudus) com o de uma corruíra (Troglodytes aedon),
por exemplo?
Agora assinale a alternativa correta,
indicando a quem se refere à palavra você:
a.( ) às aves da
mata
b.( ) ao folião do
carnaval
c.( X ) ao leitor dessa reportagem
d.( ) a quem for
assistir o desfile de carnaval
3. Essa reportagem pode
fazer com que o leitor:
a.( ) obtenha
informações sobre o último carnaval
b.( ) emocione-se
com histórias antigas sobre os pássaros
c.( ) saiba a
opinião do autor sobre o carnaval e as aves
d.( X ) aprenda sobre a diversidade de aves, sua beleza e algumas de
suas características
4. Releia o seguinte
trecho do texto:
E no Carnaval” da mata, além de
contemplar as cores, você pode julgar outros quesitos. A
bateria, por exemplo, fica por conta do tamborilar dos pica-paus (família
Picidae), que utilizam os troncos ocos como instrumentos musicais. Batem
fortemente com o bico, produzindo sons para demarcar território.
a. Você sabe dizer o que
são quesitos?
Segundo o dicionário da língua
portuguesa “Novo Aurélio”, da editora Nova Fronteira, a palavra “quesito”
significa: ponto ou questão sobre que se pede resposta (opinião, juízo
ou esclarecimento).
Na reportagem “Um desfile muito
especial”, que você acabou de ler, a palavra “quesito” faz referência aos itens
de julgamento do Carnaval: bateria, samba-enredo, evolução, fantasias
etc., que foram utilizados pelo autor para “julgar” as aves da floresta.
b. Faça a correspondência
dos trechos do texto aos quesitos do “carnaval” da mata:
( 2 )
samba-enredo
|
1. ...
fica por conta do tamborilar dos pica-paus (família Picidae), que utilizam os
troncos ocos como instrumentos musicais. Batem fortemente com o bico,
produzindo sons para demarcar território.
|
( 1 ) bateria
|
2. ...
você vai julgar os cantos. Tarefa difícil diante da variedade. Como comparar
o canto de um sabiá (gênero Tudus) com o de uma corruíra (Troglodytes
aedon), por exemplo? É bem provável que você ache o canto do sabiá mais
melódico e um pouco triste e o da corruíra, simples e alegre. Mas, se estiver
na região amazônica, diante do ‘primo’ da corruíra – o uirapuru (Cyphorhinus
aradus) – você vai achar o canto do sabiá bem harmônico.
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( 4 )
mestre-sala e porta-bandeira
|
3. ...a beija-flor vai
ganhar, ou melhor, os beija-flores (família Trochilidae) já ganharam. São os
melhores ‘passistas’ do ar. Isso sem contar os coloridos ornamentos com que
se apresentam diante das flores.
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( 3 )
evolução
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4. Os
dançadores e tangarás da Mata Atlântica (família Pipridae) são tão caprichosos,
em sua corte, quanto o belíssimo galo-da-serra (Rupicola rupicola),
habitante das áreas rochosas da floresta amazônica. É bem verdade que a
exibição de dança fica integralmente por conta dos machos, mas se não fosse
não haveria espetáculo algum.
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