quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

REPORTAGEM: POPULAÇÃO AFRO-BRASILEIRA REASSUME O PROTAGONISMO DE SUA HISTÓRIA - ALEX BESSAS - COM GABARITO

 Reportagem: População afro-brasileira reassume o protagonismo de sua história – Fragmento

        Povo negro busca registrar seu passado de uma perspectiva própria, sem ceder ao pensamento colonizador, e, assim, visa transformar a atualidade e projetar um amanhã a partir de sua própria ótica

Por Alex Bessas – 30/06/19 – 03h00

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGS08xbt-K7662sRizop04H_FBwxM-6A2-Rs3NvkJqECdMmYptJHfMx5B_8cn3GrRPlU1aFvzX-CjfmQWcTur_QnGQOxppH2Qvqave8-ZiT8wr1pS-fvIpEgM0jffyO5rb_jQ0xudylsjVw7YN5KdXvk85Yvyq1GOsE43JpLEnvMpQb3B7cQxf9HOnVcE/s1600/AFRO.jpg


        Quando Olorum ordenou que Oxalá criasse o ser humano, várias foram as tentativas do orixá. Com o ferro, ficou rígido demais. Usou a pedra, mas, ficou frio. A água não tomava forma. Tentou o fogo, e logo a criatura se consumiu em suas chamas. Foi quando Nanã Buruku veio em seu socorro: ofereceu-lhe a lama. Então, Oxalá moldou as formas humanas, e com um sopro, Olorum emprestou vida ao homem, que com a ajuda dos orixás, povoou o mundo. Mas o corpo precisa sempre voltar à terra. Nanã, afinal, deu a matéria no início, mas a quer de volta ao final.

        É assim, pela narrativa da origem do mundo, extraída do livro “Mitologia dos Orixás” (2001), do sociólogo Reginaldo Prandi, que Magna Oliveira inicia as aulas do projeto “Iranti: Ser África”, iniciativa que, desde 2015, busca formar professores em contação de histórias dos povos negros, promovendo literaturas e oralidades africanas e afro-brasileiras. Um reforço no sentido de fazer cumprir a Lei 10.639, de 2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas de níveis fundamental e médio do Brasil. 

        De um entendimento mais dilatado, o projeto encabeçado por Magna pode ser lido como parte de um movimento maior, que tem ganhado força. Nele, a população negra – que, por efeito da diáspora, hoje comunga de uma identidade transcontinental – passa a recontar seu próprio passado para, assim, transformar o presente e projetar um futuro a partir de uma perspectiva afrocentrada. “Quando estudei, me sentia constrangida com o que a história dizia sobre o meu povo. Era a parte que queria que passasse mais rápido! Mas essa não é a nossa história. Essa é a que os colonizadores escreveram por nós”, explica Magna, que é técnica administrativa.

        Valorizando as tradições oral e literária dos povos negros, ela busca furar as sucessivas camadas discursivas elaboradas em contexto colonial – o que faz surtir um efeito antirracista e representa um passo rumo à descolonização do pensamento. “Se, no processo de formação, todas as referências são brancas, o que acontece é que, para me referendar, vou buscar me embranquecer. É essa lógica que nós estamos quebrando”, diz. 

        “Ainda há resistência em abordar esses temas dentro da escola, porque não se reconhece a importância da história e da cultura negra na formação do país – que, embora racista, não se reconhece como tal”, observa a mestre em educação e professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto Luana Tolentino. Para ela, projetos como o “Iranti: Ser África” possibilitam que “jovens e crianças negras valorizem seu pertencimento racial, construam identidades positivas, se orgulhem de sua ancestralidade – algo que faz bem à autoestima e vai afetar diretamente o processo de aprendizagem”, examina ela, que é estudiosa da aplicação da referida lei federal e diz ser crescente o número de iniciativas do gênero.

        Outra perspectiva. Ao divulgar histórias carregadas de significados, Magna junta-se a um movimento pelo qual busca, mais que sentir-se representada, produzir uma completa mudança de perspectiva. Afinal, ao se conhecer outro modo de conceber o mundo, surgem formas novas de oferecer respostas aos seus problemas, por meio de alternativas próprias. É no que acredita a MC Tamara Franklin: “Tanto a ficção quanto a literatura e até as ciências são consumidas de um olhar eurocêntrico. Por isso, muitos de nós passam a reproduzir posturas que não têm nada a ver com a compreensão africana”, diz “Eu boto fé nesse movimento, em que estamos nos reapropriando do que é nosso”, completa a artista.

        A história que abre a reportagem é exemplo dessa mudança de eixo. “As religiões e a filosofia africana trazem, em si, outra relação com o meio. A natureza não é vista como outro, mas como parte”, analisa Tamara. Para ela, aliás, a questão vai muito além da representatividade.

        “É comum ouvir que precisamos ocupar espaços a qualquer custo. Mas a casa-grande tinha muito preto, nem por isso estava sendo empretecida”, reflete. “O que precisamos é quebrar essa estrutura – e pensar o futuro sob uma ótica preta é uma forma de começar esse processo”.

        E, para ela, para construir essa emergente perspectiva, é preciso avançar mais. “O povo negro devia receber condições para estudar a sua própria medicina, seus próprios avanços tecnológicos. Fala-se muito de África para falar de tradição. Precisamos olhar para a frente, para as possibilidades de avanço”, defende a MC. “Acredito que a educação afrocentrada poderia passar por caminhos mais amplos”.

        As proposições de Tamara fazem ecoar formulações do pensador senegalês Cheikh Anta Diop (1923-1986), que pôs em evidência as contribuições africanas para a humanidade. O autor reivindicava o vínculo entre o Egito e a África negra e demonstrava como o país egípcio influenciou a Grécia – considerada berço da civilização ocidental – e o mundo clássico como um todo. Em suas publicações, Diop indicava a capacidade de produzir conhecimento e ciência e de se organizarem politicamente, em escala nacional e continental, aspectos que costumam ser desprezados.

        [...]

BESSAS, Alex. População afro-brasileira reassume o protagonismo de sua história. O Tempo, 30 jun. 2019. Disponível em: https://www.otempo.com.br/interessa/populacao-afro-brasileira-reassume-o-protagonismo-de-sua-historia-1.2202305. Acesso em: 23 out. 2020.

Fonte: Coleção Rotas. Língua Portuguesa. Ensino fundamental. Anos finais. 8º ano/Sandra Moura Severino (org.) – Brasília: Caderno de atividades – Editora Edebê Brasil, 2020. p. 13-14.

Entendendo a reportagem:

01 – Qual é o objetivo central do movimento atual da população negra, conforme o título e o primeiro parágrafo da reportagem?

      O objetivo central é reassumir o protagonismo da sua história, buscando registrar seu passado a partir de uma perspectiva própria (afrocentrada), sem ceder ao pensamento colonizador, para, assim, transformar a atualidade e projetar um futuro.

02 – De acordo com a narrativa de origem do mundo utilizada por Magna Oliveira, qual orixá socorreu Oxalá e ofereceu o material para a criação do ser humano? Que significado essa narrativa tem em relação à matéria e ao ciclo da vida?

      O orixá que socorreu Oxalá foi Nanã Buruku, que ofereceu a lama como matéria para moldar as formas humanas. O significado é que o corpo precisa voltar à terra, pois Nanã, que deu a matéria no início, a "quer de volta ao final", simbolizando o ciclo da vida e morte.

03 – Qual é o propósito da Lei 10.639, de 2003, e como o projeto "Iranti: Ser África" se relaciona com ela?

      A Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas de níveis fundamental e médio do Brasil. O projeto "Iranti: Ser África" atua como um reforço no sentido de fazer essa lei ser cumprida, formando professores para promover literaturas e oralidades africanas.

04 – Segundo a MC Tamara Franklin, qual é a principal consequência de consumir ficção, literatura e até ciências a partir de um olhar eurocêntrico?

      A principal consequência é que muitos passam a reproduzir posturas que "não têm nada a ver com a compreensão africana", indicando a adoção de perspectivas culturais e ideológicas desalinhadas com sua ancestralidade.

05 – Qual efeito o trabalho de valorização das tradições oral e literária dos povos negros, como o de Magna Oliveira, produz em relação ao contexto colonial, e qual lógica se busca quebrar?

      O trabalho busca furar as camadas discursivas elaboradas em contexto colonial, o que gera um efeito antirracista e representa um passo para a descolonização do pensamento. A lógica que se busca quebrar é aquela em que, tendo apenas referências brancas, o indivíduo negro busca se "embranquecer" para se referendar.

06 – A MC Tamara Franklin argumenta que a questão vai além da representatividade. Qual é a reflexão que ela utiliza para ilustrar por que "ocupar espaços" não é o suficiente para a verdadeira mudança?

      Ela reflete que "a casa-grande tinha muito preto, nem por isso estava sendo empretecida". Com isso, ela ilustra que a simples presença ou ocupação de espaços não quebra a estrutura de poder; o que é preciso é quebrar essa estrutura e pensar o futuro sob uma ótica preta.

07 – Quais foram as contribuições do pensador senegalês Cheikh Anta Diop que são mencionadas na reportagem, e o que ele buscava evidenciar sobre a África?

      Diop pôs em evidência as contribuições africanas para a humanidade. Ele reivindicava o vínculo entre o Egito e a África negra e demonstrava como o Egito influenciou a Grécia (berço da civilização ocidental). Suas publicações indicavam a capacidade africana de produzir conhecimento, ciência e de organização política em escala continental, aspectos que costumam ser desprezados pelo olhar eurocêntrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário