sexta-feira, 10 de maio de 2019

NOTÍCIA: MOVIMENTO DE GAROTAS COLA NOS EUA - MARIA CECÍLIA SÁ PORTO - COM GABARITO

NOTÍCIA: Movimento de garotas cola nos EUA
            
        MARIA CECILIA SÁ PORTO

        Quem vê Ariel Fox – uma garota de 15 anos, baixinha e meigos olhos azuis – não imagina que ela seja a combativa líder do primeiro movimento que se tem notícia nos Estados Unidos de valorização das garotas, o Girl Power (poder das meninas).
        Nas últimas semanas, ela foi notícia do jornal americano "Washington Post" e de revistas especializadas para adolescentes. Tudo por causa do sucesso da sua marca Stickers Sisters, composta de adesivos, broches, cordões de tênis e ímãs com mensagens positivas de orgulho e auto respeito sobre ser menina.
        Ariel decidiu investir nessa iniciativa como resposta a uma situação que considera absurda. Segundo ela, as meninas nos EUA enfrentam problemas de autoestima e de sentimento de inferioridade por causa de um modelo social que cobra dos meninos um comportamento assertivo e das meninas, "doçura".
        "Embora na infância elas sejam tão positivas sobre si mesmas quanto eles, na adolescência os papéis começam a ficar confusos. E, sem que você perceba, já está dirigindo todos os seus esforços num único sentido: agradar aos meninos", diz.
        A proposta de Ariel para as garotas é: unam-se, confiem mais umas nas outras e parem de ridicularizar as garotas que não se encaixam no modelo machista de bonitinha, sexy e charmosa.
        Ariel se comunica com o vasto exército de colaboradoras do seu posto de comando, que é também seu quarto e a oficina de trabalho. Recebe e-mails de meninas de todos os Estados americanos e de nove países: Canada, Chile, Singapura, Japão, Suíça, Paquistão, Itália, Inglaterra e Austrália. Sua lista de endereços já tem mais de mil nomes, e são essas conversas que inspiram a criação dos seus produtos. Possui também uma home page, na qual expõe os catálogos de novos materiais e os "journals", seu espaço de comentários e opiniões pessoais.
        Modesta, ela não se considera nenhuma grande líder, mas admite que é parte de um grande movimento de conscientização das meninas pela igualdade de direitos e pela necessidade de união e ajuda mútua.
        Nas férias de verão (de junho a fim de agosto) pretende lançar um grupo de apoio em que as garotas mais velhas ajudem as mais novas. Essa vai ser a primeira experiência de militância propriamente dita, na qual as garotas vão se encontrar para trocar experiências.
        Como prova de que ela não tem nada contra os garotos -o que faz questão de frisar-, Ariel convidou os mais "ativos" para participar do novo trabalho.
                                                     Folha de São Paulo. 9/3/1998. Folhateen.
Entendendo o texto:
01 – Esse texto foi publicado em suplemento de jornal.
a)   Como se chamam o suplemento e o jornal?
Suplemento: Folhateen. Jornal: Folha de São Paulo.

b)   Pelo título do suplemento, a que tipo de público ele se destina?
O caderno se destina a jovens (teen é uma palavra da língua inglesa que significa “jovem”).

02 – Qual é o objetivo da autora desse texto? Ele poderia ter sido publicado num livro de ficção?
      O objetivo é fornecer uma informação ao leitor. Trata-se de algo que aconteceu na realidade e, portanto, não tem caráter ficcional.

03 – Segundo a jornalista, há uma contradição aparente entre o físico de Ariel e seu comportamento. Por quê?
      Porque não é comum associar a imagem de uma garota baixinha, de olhos azuis e meigos à de uma líder combativa.

04 – Que situação relacionada às garotas, nos estados Unidos, Ariel considera absurda?
      As garotas enfrentam problema de autoestima por causa de um modelo social que cobra dos meninos um comportamento assertivo e das meninas, “doçura”.

05 – Você acha que no Brasil existe essa mesma diferença de expectativa com relação a meninos e meninas? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Transcreva do quinto parágrafo do texto, três adjetivos que, segundo Ariel, definem o comportamento machista com relação às garotas.
      Bonitinha, sexy, charmosa.

07 – Na região em que você mora, os rapazes também esperam que as moças apresentam essas três características? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

08 – O que permite que Ariel, de dentro do seu quarto, se comunique com adolescentes de vários países do mundo?
      Através da internet.

09 – Na sua opinião, Ariel discrimina os garotos? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

10 – Qual é a proposta que Ariel tem para as meninas?
      As meninas devem se unir e parar de ridicularizar aquelas que não se encaixam no modelo machista de bonitinha, sexy, charmosa.

11 – Na frase: “A sociedade deveria também cobrar das meninas um comportamento assertivo”. Copie a frase substituindo a palavra assertivo por um sinônimo.
      A sociedade deveria também cobrar das meninas um comportamento positivo/afirmativo.

12 – A influência da língua inglesa na linguagem utilizada na internet e nos assuntos ligados à informática em geral é muito grande. Cite duas palavras relativas a essa linguagem que aparecem no texto.
      São: e-mails / home-page.



Nenhum comentário:

Postar um comentário