Poema: O
boi-zebu e as formigas – Fragmento
Patativa do Assaré
[...]
Com o lombo todo ardendo
Daquele grande aperreio
zebu saiu correndo
Fungando e berrando feio
E as formiga inocente
Mostraro pra toda gente
Esta lição de morá
Contra a farta de respeito
Cada um tem seu direito
Até nas leis da natura.
As formiga a defendê
Sua casa, o formiguêro,
Botando o boi pra corrê
Da sombra do juazêro,
Mostraro nessa lição
Quanto pode a união;
Neste meu poema novo
O boi zebu qué dizê
Que é os mandão do podê,
E as formiga é o povo.
Daquele grande aperreio
zebu saiu correndo
Fungando e berrando feio
E as formiga inocente
Mostraro pra toda gente
Esta lição de morá
Contra a farta de respeito
Cada um tem seu direito
Até nas leis da natura.
As formiga a defendê
Sua casa, o formiguêro,
Botando o boi pra corrê
Da sombra do juazêro,
Mostraro nessa lição
Quanto pode a união;
Neste meu poema novo
O boi zebu qué dizê
Que é os mandão do podê,
E as formiga é o povo.
Patativa do Assaré. O boi-zebu e as formigas. In: Cláudio Henrique Salles Andrade; Nelson Joaquim da Silva (Orgs.). Feira de versos: poesia de cordel. São Paulo: Ática, 2005. p. 110.
Entendendo o poema:
01 – O cordel apresenta animais
como personagens e traz uma moral. Nesse sentido, a qual gênero textual esse
poema se assemelha?
A fábula.
02 – Os personagens desse
poema, as formigas e o boi-zebu, não são individualizados, ou seja, representam
um conjunto de pessoas da sociedade. Quais pessoas eles representam e por quê?
As formigas
representam o povo, que é trabalhador e que, muitas vezes, tem seus direitos
desrespeitados. Já o boi-zebu representa as pessoas que tem poder e abusam das
pessoas para conseguir o que querem.
03 – Nesse poema de cordel,
por meio das atitudes das formiguinhas, uma lição de moral é dada. Qual é essa
lição? Identifique-a e escreva-a. Em seguida, explique o que você compreendeu.
“Contra a falta de respeito/cada um tem seu direito [...]”. As pessoas devem brigar por seus direitos quando estes
forem desrespeitados.
04 – Por que a lição de
moral é precedida dos dois-pontos?
Porque se trata
de uma oração subordinada substantiva apositiva. Essas orações subordinadas
substantivas são separadas das orações principais por meio de dois-pontos.
05 – Releia os versos a
seguir:
“O
boi-zebu qué dizê
que
é os mandão do pudê.”
a)
Coloque os versos em ordem, como uma frase.
“O boi-zebu qué dizê que é os mandão do pudê.”
b)
Como é classificada a oração subordinada
substantiva no trecho?
Oração subordinada substantiva objetiva direta.
06 – Escreva a classificação
das orações subordinadas em destaque nos períodos a seguir. Em seguida,
identifique a(s) oração(ões) que estiver(em) pontuada(s) corretamente.
a)
Insisto, em viajar pelo mundo atrás de
notícias interessantes.
Oração subordinada substantiva objetiva indireta.
b)
O difícil é ser imparcial diante de fatos
absurdos.
Oração subordinada substantiva predicativa.
c)
Tenho certeza, de que Fabrício será
apresentador de telejornal.
Oração subordinada substantiva completiva nominal.
d)
Eu só quero isso ler notícias atuais e
críticas nos jornais.
Oração subordinada substantiva apositiva.
e)
Clarice queria que a amiga morasse na casa
vizinha.
Oração subordinada substantiva objetiva direta.
07 – Reescreva os períodos
do exercício anterior que não foram pontuados adequadamente, pontuando-os
segundo as normas gramaticais.
Insisto em viajar pelo mundo atrás de
notícias interessantes. Tenho certeza de que Fabrício será apresentador de
telejornal. Eu só quero isso: ler notícias atuais e críticas nos jornais.
Muito obrigada mim agudou muito 👍
ResponderExcluirA quem o eu poético se refere ao mencionar os mandão do pude.
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