sábado, 18 de maio de 2019

TEXTO: CARTA - LYGIA BOJUNGA NUNES - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Carta

        Lorelai:

        Era tão bom quando eu morava lá na roça. A casa tinha um quintal com milhões de coisas, tinha até um galinheiro. Eu conversava com tudo quanto era galinha, cachorro, gato, lagartixa, eu conversava com tanta gente que você nem imagina, Lorelai. Tinha árvore para subir, rio passando no fundo, tinha cada esconderijo tão bom que a gente podia ficar escondida a vida toda que ninguém achava. Meu pai e minha mãe viviam rindo, andavam de mão dada, era uma coisa muito legal da gente ver. Agora, tá tudo diferente: eles vivem de cara fechada, brigam à toa, discutem por qualquer coisa. E depois, toca todo mundo a ficar emburrado. Outro dia eu perguntei: o que é que tá acontecendo que toda hora tem briga? Sabe o que é que eles falaram? Que não era assunto para criança. E o pior é que esse negócio de emburramento em casa me dá uma aflição danada. Eu queria tanto achar um jeito de não dar mais bola pra briga e pra cara amarrada. Será que você acha um jeito pra mim?
        Um beijo da Raquel.
        [...]
                                          Nunes, Lygia Bojunga. A Bolsa Amarela –
                                                      31ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 1998.
Entendendo o texto:

01 – Em “Agora  tudo diferente”: a palavra destacada é um exemplo de linguagem:
           a)   Ensinada na escola.
           b)   Estudada nas gramáticas.
           c)   Encontrada nos livros técnicos.
           d)   Empregada com colegas.

02 – O termo em destaque funciona como pronome indefinido em:
a)   “A casa tinha um quintal com milhões de coisas […]”
b)   “[…] eu conversava com tanta gente que você nem imagina […]”
c)   “[…] era uma coisa muito legal da gente ver.”
d)   Que não era assunto para criança.”

03 – “Outro dia eu perguntei: o que é que tá acontecendo que toda hora tem briga?”. Identifique os pronomes indefinidos que compõem essa parte do texto:
      É “outro” e “toda”.

04 – Os pronomes indefinidos, identificados na questão anterior, classificam-se como:
(X) pronomes indefinidos adjetivos
(  ) pronomes indefinidos substantivos

05 – Grife os pronomes indefinidos presentes nas frases a seguir:
a)   “[…] que ninguém achava.”
b)   “Agora, tá tudo diferente […]”
c)   “[…] brigam à toa, discutem por qualquer coisa.”
d)   “E depois, toca todo mundo a ficar emburrando.”

06 – Aponte, entre os pronomes indefinidos grifados acima, aqueles:
a)   Que acompanham os substantivos: 
“Qualquer” e “todo”.

b)   Que foram empregados no lugar dos substantivos: 
“Ninguém” e “tudo”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário