domingo, 26 de maio de 2019

LEITURA DE OBRA DE ARTE: RODA - MILTON DACOSTA - COM QUESTÕES GABARITADAS


Quadro: Roda (1942)
                 Milton Dacosta

Entendendo o quadro:

01 – Milton Dacosta nasceu em Niterói, em 1915.  Sua carreira firmou-se a partir de 1933, quando participou de uma exposição no Salão Nacional de Belas-Artes. Tal como nas obras de alguns poetas do período, nas obras de Dacosta também se veem influências das correntes de vanguarda, especialmente do Cubismo e do Surrealismo.

a)   Que aspectos do quadro se ligam ao Cubismo?
A geometrização das personagens: ângulos no rosto e no corpo, formas geométricas nos vestidos, no cabelo e na fita do cabelo.

b)   Que aspectos se ligam ao Surrealismo?
Certo estranhamento decorrente sobretudo do fato de as crianças não terem rosto.

02 – Intitulado Roda, o quadro retrata uma situação em que crianças de diferentes idades brincam de roda. Observe as personagens: o corpo, o rosto, a pele e as roupas.
a)   Qual é o aspecto mais inquietante na representação dessas personagens?
A falta do rosto.

b)   As cores das roupas que elas usam são vivas ou apagadas?
São vivas.

c)   As crianças se parecem com pessoas reais ou parecem seres artificiais, como se fossem bonecos? Por quê?
Parecem bonecos: não têm rosto e, em vez de pele, o corpo parece revestido de madeira ou papel.

03 – Observe agora os elementos que compõem o cenário em que as personagens se encontram.
a)   Trata-se de um cenário natural ou artificial? Caracterize-o.
Um cenário artificial; não há nem planta, nem animal, nem casa; há apenas quatro troncos ou estacas fincadas na terra. O solo, de uma cor verde, também não parece ser de terra nem coberto por vegetação.

b)   O que o cenário como um todo expressa?
Uma paisagem desértica, sem vida, que suscita impressões como o vazio.
04 – Visto no conjunto, nota-se que o quadro reúne elementos contraditórios, que podem ser organizados em pares, como ser e não ser, natural e artificial ou vida e morte. Identifique na obra elementos relacionados:
a)   Com o universo natural ou com a vida.
As crianças brincam de roda, as flores ao seu redor, as cores vivas dos vestidos.

b)   Com o universo artificial ou com a morte.
As flores jogadas no chão, as crianças que parecem bonecos, a paisagem desértica e sem vida.

05 – A criança sempre foi associada à ideia de ingenuidade, de pureza. Nesse quadro, as crianças revelam essas características? Justifique.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Até certo ponto, pois o quadro, ao mesmo tempo que expressa uma ideia de pureza infantil, retrata as crianças como seres autômatos, sem identidade e sem vida.

06 – O quadro foi pintado em 1942. As crianças que vemos brincam de roda e, por isso, têm as mãos dadas. Em 1940, Carlos Drummond de Andrade publicou o poema “Mãos dadas”, em que se lê:
        “O presente é tão grande, não nos afastemos.
         Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”.

a)   Em qual contexto sociopolítico, nacional e internacional, o poema e o quadro foram produzidos?
No contexto internacional da Segunda Guerra Mundial e no contexto nacional do Estado Novo.

b)   É possível afirmar que no quadro de Dacosta as crianças representam a união, a solidariedade e a esperança de um futuro melhor?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É possível que não. O aspecto artificial das crianças e da paisagem impossibilita associar a cena, apesar das mãos dadas, a um futuro de união e solidariedade.

07 – O que você acha que está mais diferente neste quadro?
      A frieza do autor em pintar rostos não identificados, sem expressão, sem sentimentos.

08 – Por que Milton Dacosta não desenhou o rosto das meninas?
      Acredito que porque as crianças perderam sua identidade, a brincadeira de roda mostrava muito da identidade infantil que foi se perdendo ao longo do tempo. Por este motivo as meninas não tem rosto, pois elas perderam sua identidade de criança.

09 – Mesmo sem ter desenhado o rosto, como você imagina que seria a expressão delas?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Expressão de felicidade.

10 – A menina que está de costas é maior e está de sapatos. Quem pode ser ela? Por quê?
      Ela pode ser uma mulher adulta. Acredito que tentando fugir das obrigações de um adulto e relembrando como é ser criança.


9 comentários:

  1. Qual é o figurino?
    Situação representada?
    Formas utilizadas pelo autor para desenhar?
    Cores utilizadas?
    Cenário real ou artificial?
    Características físicas dos personagens

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito na atividade de Artes da escola...muito obrigada pessoal💛💜💛

    ResponderExcluir
  3. Se esse quadro fosse uma música qual musica séria

    ResponderExcluir
  4. Muitoooh obrigadah vc me ajudo muito🙏😍

    ResponderExcluir