sábado, 4 de maio de 2019

MÚSICA: MEU BEM QUERER - DJAVAN - COM QUESTÕES GABARITADAS


Música: Meu Bem Querer
                                  Djavan
Meu bem querer
É segredo, é sagrado
Está sacramentado
Em meu coração

Meu bem querer
Tem um quê de pecado
Acariciado
Pela emoção

Meu bem querer
Meu encanto
Estou sofrendo
Tanto, amor

E o que é o sofrer
Para mim que estou
Jurado pra morrer
De amor?
                                   Composição: Djavan

Entendendo a canção:
01 – Na canção acima pode-se afirmar que:
I – O substantivo composto bem-querer é formado por um advérbio (bem) e um verbo (querer).
II – A palavra (que) normalmente funciona como pronome ou conjunção e aparece no texto substantivada.
III – A forma verbal sofrer, no texto, é também um substantivo.

Marque a resposta CORRETA:
a)   Todas estão corretas.
b)   Somente I está correta.
c)   Somente II está correta.
d)   Somente III está correta.
e)   Todas estão incorretas.

02 – As ideias presentes na música se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido e na identificação com as concepções de vida de cada um. Djavan, em Meu Bem-Querer, traça uma estratégia para aproximar o leitor da música. Essa estratégia se pode verificar em:
a)   Expressar os sentimentos do eu lírico em relação à amada.
b)   Explicitar o ponto de vista do enunciador em relação ao amor.
c)   Descrever detalhadamente o sentimento de amor.
d)   Relatar como é o amor e a mulher amada.
e)   Convencer o leitor sobre a beleza daquela mulher e daquele amor.

03 – Sobre a letra de Djavan, é possível afirmar que:
a)   Predomina a função conativa da linguagem, na medida em que se evoca o interlocutor através de vocativos que expressam convite.
b)   Predomina a função poética da linguagem, na medida em que se privilegia a forma em detrimento do conteúdo.
c)   Predomina a função emotiva da linguagem, na medida em que se destaca mais o emissor – apresentado como eu-lírico – do que o receptor – apresentado como objeto de desejo do emissor.
d)   Predomina a função conativa da linguagem, na medida em que o receptor, chamado de “Meu bem-querer”, é o centro da mensagem.
e)   Predomina a função emotiva da linguagem, na medida em que se faz referência unicamente ao emissor da mensagem em todo o texto.

04 – Encontre na música uma marca da oralidade que a aproxima dos falares populares.
      “... tem um quê de pecado”.

05 – O que quis dizer o músico com a expressão “Está sacramentado no meu coração”?
      Significa um juramento, um ritual sagrado.

06 – A leitura interpretativa permite dizer que:
I – A canção de Djavan é um retrato do romantismo ideal vivido por casais apaixonados. O tema é muito explorado pelos poetas do Romantismo e pela mídia contemporânea.
II – O amor traz no seu bojo a dualidade do encantamento e sofrimento; tornando o sofrer, quase sempre, parte integrante do viver um grande amor.
III – No verso “Jurado pra morrer de amor”, o eu lírico refere-se a não concretização do amor.
a)   Somente I está correta.
b)   Somente II está correta.
c)   Somente III está correta.
d)   Somente I e II estão corretas.
e)   Somente II e III estão corretas.

07 – Nos versos: “Meu bem querer
                            É segredo, é sagrado
                            Está sacramentado
                            Em meu coração”.

        Qual é a função de linguagem?
      É emotiva, já que, predomina a utilização de pronomes na primeira pessoa, que torna um texto mais subjetivo.



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara meu professor passou a prova e era exatamente todas essas questões obrigado ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. O texto acima, embora contemporâneo, apresenta diversos traços do Romantismo. Identifique pelo menos três.me ajudem por favor

    ResponderExcluir