Texto: VIOLÊNCIA SOCIAL
A violência no Brasil acontece pela
diferença econômica e social que existe nas sociedades nacionais.
O Brasil está mudando, crescendo e
progredindo, só que ainda existe a má distribuição de renda para as populações.
Assim o “cidadão” privilegiado vivendo na pobreza, na miséria fica revoltado e
tem como solução de vida violentar os outros para sobreviver.
Para outros a sobrevivência formada na
miséria é se adaptar as drogas para fugir da realidade e não saber o que se
faz.
Dentro dessas desigualdades encontra-se
o comércio clandestino de armas que se transforma em um ato comum do dia-a-dia
do cidadão. A arma é usada como um utensílio “doméstico”.
Entretanto o Estado deve dar
prioridades a classe baixa, investindo em educação, moradia, saúde, uma
distribuição de renda bem feita, para chegarem numa condição de vida melhor e
para que esta parte social não tenha necessidades de procurarem e violentarem
outras pessoas para terem uma vida decente.
Aluno
do 3° ano do ensino médio.
Entendendo o texto:
01 – No primeiro parágrafo
do texto contém apenas uma ideia-núcleo, que foi desenvolvida. Além disso, a
expressão “nas sociedades nacionais” não foi bem empregada.
a)
Que termo substituiria adequadamente a
expressão mencionada?
Classes sociais.
b)
Que ideias secundárias poderiam garantir,
nesse parágrafo, o desenvolvimento da ideia-núcleo e a progressão textual?
Entre outras possibilidades, o autor poderia ter descrito o perfil
das classes sociais a que se refere.
02 – Na passagem do 1°
parágrafo para o 2° parágrafo, não há nenhuma palavra que retome um termo ou
uma ideia anteriormente expressos, do que resulta a impressão de que esses
parágrafo estão soltos, isto é, sem coesão. Procure perceber a relação entre
esses dois parágrafos e responda:
a)
Que ideia do 1° parágrafo o autor tenta
desenvolver no 2° parágrafo?
A ideia de que a violência resulta das diferenças entre as classes
sociais.
b)
Que outra redação poderia ser dada ao
primeiro período do 2° parágrafo, de modo a explicitar a relação de
continuidade existente entre os dois?
Essas diferenças sociais continuam existindo, apesar de o país estar
mudando, crescendo e progredindo.
c)
Que outras ideias secundárias poderiam dar
progressão ao texto, desenvolvendo a ideia-núcleo lançada nesse parágrafo?
As causas da “revolta” do cidadão pobre e as razões de a violência
tornar-se uma saída para ele poderiam ser especificadas pelo autor.
03 – No 3° parágrafo, as
ideias são pouco desenvolvidas.
a)
Está claro, no texto, a quem se refere o
pronome outros da expressão
“Para outros”? Caso não, que redação você daria a esse trecho, de modo a
garantir a relação de continuidade desse parágrafo com o anterior?
Não. Esse pronome só estaria bem-empregado se, no parágrafo
anterior, houvesse uma expressão como “para alguns”. Nesse caso, teríamos algo
como “Por outro lado / Para outros, a única forma de sobreviver na miséria é
fugindo da realidade por meio das drogas”.
b)
Que outras ideias poderiam ser desenvolvidas
nesse parágrafo?
Entre outras, o autor poderia aprofundar a ideia de que miséria e
drogas estão relacionadas, tanto no aspecto do consumo quanto no de tráfico.
04 – No quarto parágrafo, o
autor emprega uma marca de continuidade, constituída pela expressão “Dentro
dessas desigualdades”. Na sua opinião, essa expressão está bem-empregada no
conteúdo? Justifique.
Não, pois tendo a
única referência à desigualdade ocorrido no 1° parágrafo (“diferença econômica
e social”), ela já se encontra distante: além disso, não se tratou do lado
privilegiado da sociedade, de modo que não houve contraposição entre um lado e
outro.
05 – O último parágrafo é
iniciado com a conjunção adversativa entretanto, cujo papel é estabelecer
oposição entre as ideias. Considerando-se a relação que normalmente há entre a
conclusão e as partes anteriores de um texto, a palavra entretanto estabelece a
conexão adequada à finalização do texto? Se sim, justifique. Se não, aponte a
conjunção que substituiria satisfatoriamente a palavra entretanto.
Não. O sentido
pretendido pelo autor é de conclusão. Logo, caberia uma palavra ou expressão
como portanto, assim, desse modo, etc.
06 – O texto não fugiu ao
tema proposto. Apesar disso, não pode ser considerado um bom texto, em virtude
de alguns problemas relacionados à textualidade. Identifique esses problemas.
a)
Ausência de sinalizadores claros de
continuidade, que garantem a retomada de palavras e ideias.
b)
Ausência de ideias secundárias, que
fundamentam a ideia-núcleo dos parágrafos, de modo a garantir a progresso
textual e o grau adequado de informatividade ao texto.
c)
Ausência de introdução, na qual é lançada uma
tese ou ideia principal; de desenvolvimento, em que são lançados os argumentos;
da conclusão.
d)
Emprego inadequado de termos, o que
comprovante a coerência e a coesão das ideias.
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