Poema: O
Leitor e a Poesia
Affonso Romano de Sant´Anna
Poesia
não é o que o autor nomeia,
é o que o leitor incendeia.
Não é o que o autor pavoneia,
é o que o leitor colhe à colmeia.
Não é o ouro na veia,
é o que vem na bateia.
Poesia
não é o que o autor dá na ceia,
mas o que o leitor banqueteia.
Affonso Romano de
Sant´Anna. Melhores poemas. 3. ed. Seleção de
Donaldo Schuler. São
Paulo: Global, 1997. p. 150.
Entendendo o poema:
01 – O poeta faz uma
reflexão sobre o que é a poesia, tradicionalmente vista como fruto da
criatividade ou da inspiração do poeta. Observe os versos em que o eu lírico
diz o que a poesia não é, e os versos em que ele diz o que a poesia é.
a)
Em síntese, o que o eu lírico nega na
definição de poesia?
Nega que a poesia seja aquilo que o poeta pensa ou o que ele
pretende comunicar.
b)
O que o eu lírico afirma que é a poesia?
A poesia é o que nasce efetivamente do contato entre o poema e o
leitor.
c)
Que novidade reside nesse conceito de poesia,
considerando-se a visão tradicional?
A novidade está na inclusão do leitor como elemento constitutivo do
poema. De acordo com o poema o leitor tem papel fundamental na consolidação dos
sentidos do poema.
02 – De acordo com o poema,
poesia é “o que o leitor incendeia”,
“O que o leitor banqueteia”, “o que vem na bateia”. Que interpretação
pode ser dada a essas definições de poesia?
De acordo com o
poema, a verdadeira poesia é colhida pelo leitor, como se ele fosse um
garimpeiro. A poesia de verdade é aquela que é capaz de “incendiar” o leitor,
isto é, estimular sua inteligência e sua sensibilidade e satisfazê-lo
plenamente, como se ele estivesse num banquete.
03 – O poema é constituído
por meio de paralelismos (estruturas de repetição) sintáticos e semânticos.
Observe a estrutura destes dois versos: “Poesia.
Não é o / que o autor nomeia”
“Poesia. Não é o / que o leitor
incendeia”.
a)
A que classe gramatical pertencem as palavras
o e que nesses dois versos?
O: pronome demonstrativo (equivalente a aquilo). Que: pronome relativo.
b)
Qual é a função sintática dessas palavras
nesses versos?
O: predicativo do sujeito. Que:
objeto direto.
04
–
Observe que tanto o pronome relativo quanto a oração adjetiva têm fundamental
importância na construção dos sentidos do poema.
a)
Como se classificam as orações adjetivas
empregadas no texto?
Orações subordinadas adjetivas restritivas.
b)
Considerando o tema e a finalidade do poema,
responda: Por que as orações adjetivas foram empregadas com tanto destaque?
Como o objetivo do poeta é definir o que é poesia, é natural que
empregue expressões apropriadas para indicar características, como adjetivos ou
orações adjetivas. No caso, ele optou por orações adjetivas.
Obrigado
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