domingo, 5 de maio de 2019

MÚSICA: PELADOS EM SANTOS - MAMONAS ASSASSINAS - QUESTÕES GABARITADAS


Música: Pelados Em Santos
                     Mamonas Assassinas

Mina, seus cabelo é da hora
Seu corpão violão
Meu docinho de coco
Tá me deixando louco

Minha Brasília amarela
Tá de portas abertas
Pra mode a gente se amar
Pelados em Santos

Pois você, minha pitchula
Me deixou legalzão
Não me sintcho sozinho
Você é meu chuchuzinho

Music, is very good
(Oxente ai, ai, ai!)
Mas comigo ela não quer se casar
Na Brasília amarela com roda gaúcha
Ela não quer entrar

É feijão com jabá
Desgraçada num quer compartilhar
Mas ela é lindia
Muitcho mais do que lindia
Very, very beautiful

Você me deixa doidão
Oh, yes! Oh, nos!
Meu docinho de coco

Music, is very porreta
(Oxente Paraguai!)
Pos Paraguai ela não quis viajar
Comprei um Reebok e uma calça Fiorucci
Ela não quer usar

Eu não sei o que faço
Pra essa mulé eu conquistchar
Por que ela é lindia
Muito mais do que lindia
Very, very beautiful

Você me deixa doidão
Oh, yes! Oh, nos!
Meu chuchuzinho

Oh, yes! No, no, no, no!
Eu te I love youuuuu!
Pera aí que tem mais
Um poquinho de "u" Uuuuuuuuuu...
                                                           Composição: Dinho

Entendendo a canção:
01 – De que se trata esta canção?
      Ela traz uma letra romântica, na verdade um pedido para que uma mulher aceite ir até Santos em uma Brasília amarela, carro que fez sucesso nos anos 80.

02 – Com que intenção o eu lírico usa gírias, palavrões e estrangeirismo na canção?
      Com a intenção de dar um humor diferente de tudo o que já se tinha visto em uma canção.

03 – Qual o objetivo do eu-lírico (aquele que se expressa na música) em “Pelados em Santos”?
      Despertar no público a beleza da moça (mina).

04 – Quais meios ele usa para atingir esse objetivo?
      Dando exemplos de situações ocorridas.

05 – Pode-se afirmar que essa canção é de amor? Justifique.
      Sim. Pois fala que é doidão pela moça.

06 – Considerando a última resposta, o que torna a música diferente das tradicionais?
      Com certeza, a linguagem coloquial, gírias.

07 – Identifique na fala do eu-lírico 4 diferentes variedades linguísticas regionais ou estrangeiras (ex.: “mina” – paulistas).
·        Mulé = mulher (regionalismo).

·        Pitchula = moça (gíria).

·        Lindia = linda (regionalismo).

·         Beautiful = bonita (regionalismo).

08 – Explique, por meio de uma análise gramatical, a estranheza na construção “Eu te I love you”?
      O uso dos idiomas, o português, depois o inglês em uma mesma frase. Isto causou estranheza.

09 – Faça uma ilustração da música “Pelados em Santos”.
      Resposta pessoal do aluno.


Um comentário:

  1. It was really insightful.
    Thanks for such a nice content.
    Cheers
    BTW if anyone interested more have a look theshoesfinder.com thanks

    ResponderExcluir