domingo, 19 de maio de 2019

EDITORIAL: CONSCIÊNCIA ELEITORAL - DIÁRIO DO NORDESTE - COM GABARITO

EDITORIAL: Consciência eleitoral
            
                               Diário do Nordeste

   Com o lançamento dos postulantes a candidato em vários cargos nas próximas eleições, volta à tona o crônico e impreciso gênero de comprometimento de inúmeros cidadãos em relação ao consciente exercício de seu voto, posto em xeque por pesquisa que aponta uma realidade preocupante. Em inquestionável demonstração de alienação política, cerca de 65% dos eleitores do País não se lembram em quem votaram no pleito passado para lhes representar no Poder Legislativo.
        Estudiosos que analisam essa anomalia política, classificada como amnésia eleitoral, observam no fato a notória carência de espírito democrático, ocasionadora da ausência do necessário acompanhamento dos votantes quanto ao desempenho das personalidades que escolheram.
     Segundo se constata, em grande parte dos casos, tal estranho esquecimento decorre de votos conseguidos por motivos aleatórios, de caráter estritamente circunstancial e completamente alheio aos imprescindíveis critérios para a escolha adequada de um representante político do povo. Nesse processo de alheamento, os compromissos de voto são assumidos em troca da concessão dos mais diversificados e, por vezes, exóticos tipos de favores. Entre eles, a concessão de empregos, bolsas de estudo, financiamento de times amadores de futebol, doação de dinheiro em espécie e, até mesmo, presentes pessoais de pequena monta. A distribuição de óculos e dentaduras, vista por alguns como fato folclórico, infelizmente ainda faz parte da realidade.
        Ao contrário do que se costuma supor, o irresponsável câmbio de interesses eleitoreiros acontece, indistintamente e nas mesmas proporções, em faixas contrastantes de baixo e alto poder aquisitivo, tanto nos Estados mais pobres quanto naqueles de maior nível socioeconômico e de mais elevados níveis de instrução. A troca do voto por benesses de toda espécie e o subsequente esquecimento dos políticos favorecidos com a barganha estão presentes desde os mais desconhecidos grotões nordestinos às mais desenvolvidas cidades do Sudeste. Ressalte-se que o voto permutado nunca leva em consideração o partido ao qual o candidato pertence, não obedecendo, por conseguinte, aos mínimos critérios de uma apropriada avaliação.
        Tão grave desvirtuamento do verdadeiro sentido de cidadania e do conceito de estado democrático concorre, sem qualquer dúvida, para o baixo nível por último detectado naqueles que deveriam, por pressuposto, esmerarem-se em ser padrões de ética e honestidade no cenário político. A cada dia, registram-se constrangedoras atuações de representantes arrivistas e despreparados para o cumprimento da elevada função pública que lhes foi delegada.
        Torna-se oportuno enfatizar e esclarecer que o direito ao voto, embasado na consciência cívica de exercê-lo, é um atributo visceralmente ligado ao futuro do País e, mais do que nunca, imprescindível para consolidar a credibilidade, sempre tão posta à prova, dos que exercem mandatos outorgados pelo que se entende por soberana decisão popular, requisito fundamental da democracia.
        É patente que o baixo índice de politização do eleitor constitui um dos problemas institucionais graves do Brasil.

         Consciência eleitoral. Diário do Nordeste, Fortaleza, 25 abril 2010.
Entendendo o texto:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·        Postulantes: aspirantes.
·        Aleatórios: casuais, imprevisíveis.
·        Benesses: presentes, doações.
·        Grotão: interior, em relação aos centros urbanos.
·        Arrivista: aquele que deseja triunfar a qualquer preço.
·        Visceralmente: que se encontra arraigado; muito íntimo ou profundo.
·        Outorgado: concedido, permitido.
·        Politização: conscientização dos direitos e dos deveres do cidadão.

02 – Antes da leitura do texto, você conseguiu adivinhar a que gênero o texto pertence?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: é um editorial.

03 – Em uma sociedade democrática, cabe aos cidadãos o poder de tomar as decisões importantes da política. De acordo com o texto lido, o voto é uma das formas de exercer a cidadania. Em sua opinião, o que revela o fato de a maioria dos brasileiros não se lembrar em quem votou? Explique.
      Que os brasileiros, em sua maioria, não estão conscientes de seu papel social como cidadãos, que é ajudar a construir uma nação mais digna e justa.

04 – O texto lido é um gênero textual que tem como característica discutir um fato polêmico que está em debate na sociedade no momento em que é produzido.
a)   Em que veículo esse texto circulou?
Em um jornal online.

b)   Qual é o assunto discutido no texto lido?
As atitudes de políticos para conseguir votos nas eleições e a falta de comprometimento da população.

c)   Qual posicionamento sobressai no texto sobre o assunto discutido?
A ideia de que o voto é importante, por ser um exercício de cidadania, fundamental em uma sociedade democrática.

d)   Você consegue identificar o autor do texto lido? O que você conclui com isso?
Não. Pode-se concluir que textos como esse não são assinados, porque apresentam a visão do jornal sobre um determinado assunto.

05 – Uma das características de textos como esse é retomar um fato já apresentado no jornal.
a)   Com que intenção os fatos divulgados foram retomados nesse texto?
Com a intenção de comentar o fato, levantando os pontos que mais geram discussão e, consequentemente, manifestar a opinião do jornal.

b)   O que motivou a produção desse texto?
O fato de algumas pessoas se candidatarem a cargos políticos, e utilizarem formas inadequadas para conseguir votos.

06 – O texto lido aproxima-se de uma notícia, pois apresenta os fatos de forma rápida, concisa e objetiva. Porém, eles se diferenciam em alguns elementos. Aponte as diferenças entre esses textos.
a)   Quanto ao posicionamento crítico sobre o assunto que é apresentado.
Em uma notícia pretende-se ser imparcial, ou seja, não evidenciar pelo menos explicitamente a opinião de quem escreve. No texto lido, há o posicionamento claro do jornal sobre o assunto.

b)   No que se refere ao assunto.
A notícia apresenta o fato ao leitor, ao passo que o texto lido retoma uma notícia por se tratar de um assunto polêmico.

07 – No editorial foi comentado um assunto que gerou muita discussão e constatada uma realidade preocupante no que diz respeito à consciência das pessoas ao votar.
a)   Que constatação é essa?
De que as pessoas são alienadas politicamente, pois 65% dos eleitores não se lembram em quem votaram na última eleição.

b)   Por que isso ocorre?
Porque as pessoas não votam de maneira consciente, já que, muitas vezes, seus votos são trocados por algum benefício pessoal.

08 – Votar significa participar de uma decisão coletiva, levando em consideração a opinião ou a preferência pessoal de todos os indivíduos. Dessa forma, quando as pessoas barganham o voto, elas acabam indo contra qual princípio básico de votação?
      Elas vão contra a preferência coletiva, já que trocar o voto faz com que a pessoa desconsidere sua opinião e vontade diante das eleições.

09 – O voto em nosso país é obrigatório, e isso gera muita polêmica.
a)   Você concorda com a obrigatoriedade do voto? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.

b)   O que você acha que as pessoas precisam fazer para que seu voto seja consciente?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: As pessoas devem conhecer melhor cada candidato, saber quais são as propostas deles, o perfil e quais foram os trabalhos realizados por ele, o que indica que ele estaria apto ou não para assumir o cargo a que aspira.

c)   Que atitudes você acha que os candidatos deveriam ter diante dos problemas sociais?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: os políticos deveriam fazer planejamentos e projetos que visassem à melhoria da educação, saúde, alimentação, emprego, entre outras, de maneira funcional e prática.

10 – No texto que você leu, foi empregada a norma urbana de prestígio, num registro formal de linguagem. Por que essa forma de linguagem deve ser usada em um jornal?
      O público de leitores a que destina um jornal é bastante amplo e diversificado e não existe entre esses leitores e os jornalistas que escrevem uma relação de intimidades. Além disso, quem lê o jornal está em busca de informações e opiniões confiáveis. Por essas razões, nos textos de um jornal deve prevalecer uma forma de escrever de acordo com a norma urbana de prestígio.

11 – Releia os seguintes trechos do texto:
        “[...] posto em xeque por pesquisa que aponta uma realidade preocupante.”
Que sentido a expressão em destaque indica?
      Xeque: posto à prova.

12 – Por que, no primeiro parágrafo do texto, o termo país foi utilizado com inicial maiúscula?
      Porque ele foi empregado no lugar de um substantivo próprio, no caso, a nação Brasil.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário