terça-feira, 7 de maio de 2019

POEMA: BALADA DO AMOR ATRAVÉS DAS IDADES - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO


Poema: Balada do Amor através das Idades
              Carlos Drummond de Andrade

Eu te gosto, você me gosta
desde tempos imemoriais.
Eu era grego, você troiana,
troiana mas não Helena.
Saí do cavalo de pau
para matar seu irmão.
Matei, brigámos, morremos.

Virei soldado romano,
perseguidor de cristãos. 


Na porta da catacumba
encontrei-te novamente.
Mas quando vi você nua
caída na areia do circo
e o leão que vinha vindo,
dei um pulo desesperado
e o leão comeu nós dois.

Depois fui pirata mouro,
flagelo da Tripolitânia.
Toquei fogo na fragata
onde você se escondia
da fúria de meu bergantim.
Mas quando ia te pegar
e te fazer minha escrava,
você fez o sinal-da-cruz
e rasgou o peito a punhal...
Me suicidei também.

Depois (tempos mais amenos)
fui cortesão de Versailles,
espirituoso e devasso.
Você cismou de ser freira...
Pulei muro de convento
mas complicações políticas
nos levaram à guilhotina.

Hoje sou moço moderno,
remo, pulo, danço, boxo,
tenho dinheiro no banco.
Você é uma loura notável,
boxa, dança, pula, rema.
Seu pai é que não faz gosto.
Mas depois de mil peripécias,
eu, herói da Paramount,
te abraço, beijo e casamos. 

Carlos Drummond de Andrade, in 'Alguma Poesia' . Rio de Janeiro, Record.
Entendendo o poema:

01 – A norma culta não prevê o emprego dos pronomes tal como aparecem no Texto. Levando em consideração a proposta de linguagem do movimento literário em que o poema se insere, justifique o uso dos pronomes no primeiro verso.
      O uso de pronomes não corresponde à norma culta, porque o poema em questão pertence ao Movimento Modernista, que se propôs a romper com os padrões tradicionais.

02 – Identifique e explicite, no Texto, 2 (dois) usos linguísticos que caracterizem a evolução cronológica ocorrida da primeira para a última estrofe do poema.
      Tempos imemoriais / hoje eu era grego / hoje sou moço moderno tempos modernos / heróis da Paramount. Pretérito / presente.

03 – A balada pode ser descrita como um poema de cunho narrativo, isto é, que conta uma pequena história em seu desenvolvimento temporal. Que elemento do título sugere esse caráter narrativo do poema de Drummond?
      A expressão “através das idades”.

04 – O poema inicia-se no presente do indicativo – “Eu te gosto, você me gosta” – para nos remeter, em seguida, aos “tempos imemoriais”, com os pretéritos imperfeito e perfeito simples. O autor volta, na última estrofe, ao presente. Verifique o emprego de cada tempo verbal e justifique a escolha do autor.
      No primeiro verso, ao utilizar o presente do indicativo, o autor atribui a sua afirmação um valor de verdade universal, além de indicar que a ação começou no passado e perdura. Já na última estrofe, o presente também é empregado para as ações habituais, ou como no último verso para dar valor histórico ao fato narrado. O pretérito perfeito simples, para fatos passados concluídos; o imperfeito, para os não concluídos, habituais ou vagamente mencionados. Quando o autor se refere a ações concomitantes no passado, o pretérito imperfeito registra as ações mais prolongadas do que as momentâneas expressas pelo pretérito perfeito.

05 – Cada estrofe é uma pequena história ou uma aventura dos amantes, com começo, meio e fim. Identifique o lugar e a época em que se desenrola cada uma dessas histórias: 1ª estrofe; 2ª estrofe; 3ª estrofe; 4ª estrofe; 5ª estrofe.
      1ª estrofe: Grécia, no tempo mítico da Guerra de Tróia.
      2ª estrofe: Roma, no início da era Cristã.
      3ª estrofe: África, Mediterrâneo, época da pirataria moura do século XVIII.
      4ª estrofe: França, final do século XVIII, Revolução Francesa.
      5ª estrofe: século XX.

06 – Compare as histórias das cinco estrofes quanto ao seu desenlace.
      As quatro primeiras terminam tragicamente, com a morte dos namorados; apenas a última tem um final feliz, com o casamento dos namorados.

07 – Escreva uma interpretação do poema, tomando como ponto de partida a última estrofe e a expressão “herói da Paramount”.
      Resposta pessoal do aluno.


5 comentários: