sexta-feira, 31 de maio de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): LUAR DO SERTÃO - CATUTO DA PAIXÃO CEARENSE - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Luar do sertão

                             Catulo da Paixão Cearense

Não há, ó gente, oh não
Luar como este do sertão...

Oh, que saudade do luar da minha tema
Lá na serra branquejando, folhas secas pelo chão
Esse luar cá da cidade tão escuro
Não tem aquela saudade do luar lá do meu sertão

Não há, ó gente, oh não
Luar como este do sertão...
Não há, ó gente, oh não
Luar como este do sertão...

Se a lua nasce por detrás da verde mata
Mais parece um sol de prata prateando a solidão
A gente pega na viola que ponteia
E a canção é a lua cheia a nos nascer no coração

Não há, ó gente, oh não
Luar como este do sertão...
Não há, ó gente, oh não
Luar como este do sertão...

Se Deus me ouvisse com amor e caridade
Me faria essa vontade, o ideal do coração:
Era que a morte a descontar me surpreendesse
E eu morresse numa noite de luar do meu sertão

Não há, ó gente, oh não
Luar como este do sertão...
Não há, ó gente, oh não
Luar como este do sertão...

Composição: Catulo da Paixão Cearense / João Pernambuco

Entendendo a canção:
01 – De que maneira o autor compara a vida no sertão com a cidade?
      Como uma vida mais saudável, pois o homem tem mais tempo para contemplar o pôr do sol, admirar a lua e até pegar a viola e pontear uma canção.

02 – O que a letra da canção quis dizer no trecho: “Esse luar cá da cidade tão escuro / Não tem aquela saudade / Do luar lá do sertão”?
      O luar escuro a que se refere, pois a lua da cidade é escura e é só vista como plano de fundo, devido tantas luzes na cidades diferente do sertão onde só ela brilha.

03 – Que astros, além do sol, têm luz própria e podem ser vistos da Terra?
      As estrelas.

04 – De que o eu lírico trata na canção?
      Fala da saudade do sertão, principalmente da beleza da noite no sertão.

05 – Como é a noite no sertão, segundo o eu lírico?
      O luar do sertão, ou seja, a lua é bela, clareia e brilha mais do que a lua da cidade.


2 comentários: