segunda-feira, 13 de maio de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): FORA DE SI - ARNALDO ANTUNES - COM GABARITO

Música(Atividades): Fora de Si

                                  Arnaldo Antunes

Eu fico louco
Eu fico fora de si
Eu fica assim
Eu fica fora de mim

Eu fico um pouco
Depois eu saio daqui
Eu vai embora
Eu fico fora de si

Eu fico oco
Eu fica bem assim
Eu fico sem ninguém em mim

                                   Composição: Arnaldo Antunes

Entendendo a canção:

01 – A letra da canção, é relativamente simples quanto ao conteúdo, já que se organiza em torno de uma ideia central. Qual é essa ideia?
      A do estado de “loucura”, de insensatez em que se encontra o eu lírico.

02 – A canção se intitula “fora de si”.
a)   O que significam expressões como “ficar fora de si” ou “ficar fora de mim”?
Perder o controle, perder a razão ou o senso.

b)   Logo, o título da canção é coerente com seu assunto central?
Sim, pois o título reforça a ideia central de desvario.

03 – O texto causa estranhamento devido à falta de concordância entre algumas palavras e termos.
a)   Reescreva todos os versos em que se verificam desvios de concordância em relação à variedade padrão da língua, adequando-os a essa variedade.
“Eu fico fora de mim / Eu fico assim / eu fico fora de mim / eu vou embora / eu fico fora de mim / eu fico bem assim.”

b)   Identifique o tipo de problema de concordância verificado em cada um dos versos reescritos: concordância verbal (entre o verbo e o sujeito), concordância nominal (entre os pronomes) ou concordância verbal e nominal (entre o verbo e o sujeito e entre os pronomes).
1ª estrofe: eu fico fora de mim (conc. nominal), eu fico assim (conc. verbal), eu fico fora de mim (conc. verbal). 2ª estrofe: eu vou embora (conc. verbal), eu fico fora de mim (conc. verbal e nominal). 3ª estrofe: eu fico bem assim (conc. verbal).

04 – Como se nota, os desvios com relação à variedade padrão identificados nessa canção são intencionais, uma vez que quebram pressupostos básicos do uso corrente da língua, dominados até por falantes não letrados, como, por exemplo, em “eu fica assim”. Levando em conta que a forma de um texto geralmente está relacionada com seu conteúdo, responda: que papel tem a concordância ou a falta dela na construção do sentido global da canção?
      A falta de concordância reforça, no nível linguístico, a ideia de “loucura” de que trata a canção.

05 – Em todos os versos, o centro do discurso é a figura do eu lírico, identificado pelo pronome reto eu. Apesar disso, os verbos e pronomes se alternam entre a 1ª e a 3ª pessoa, sugerindo a presença de outra pessoa, talvez um interlocutor, não mencionada explicitamente no texto.
a)   Quem poderia ser essa pessoa?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Talvez a pessoa amada, ou alguém da intimidade do eu lírico.

b)   Levante hipóteses: que relação pode haver entre a falta de concordância do texto e o relacionamento entre o eu lírico e essa pessoa?
A ausência dessa pessoa ou a falta de entendimento com ela poderia ter provocado o estado de loucura do eu lírico, que já não consegue discernir o que é certo ou errado. E também: a falta de concordância linguística sugere a falta de sintonia entre o eu lírico e uma 3ª pessoa.

2 comentários:

  1. Gostei muito desse site amei! Consegui responder todas as minhas questões sobre o texto muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  2. TIVIDADE 5:
    Leia o texto da música “Fora de Si” de Arnaldo Antunes:
    Fora de si (Arnaldo Antunes)
    Eu fico louco Eu fico
    fora de si Eu fico
    assim
    Eu fico fora de mim Eu
    fico um pouco Depois eu
    saio daqui
    Eu vou embora/eu fico fora de si Eu
    fico oco
    Eu fico bem assim
    Eu fico sem ninguém em mim
    Em seguida, pensem sobre o que o autor fala e o que pode ter acontecido para que ele ficasse
    louco, fora de si e sem ninguém em mim.
    Descreva:

    ResponderExcluir