Música(Atividades): Fora
de Si
Arnaldo
Antunes
Eu fico louco
Eu fico fora de si
Eu fica assim
Eu fica fora de mim
Eu fico um pouco
Depois eu saio daqui
Eu vai embora
Eu fico fora de si
Eu fico oco
Eu fica bem assim
Eu fico sem ninguém em mim
Composição: Arnaldo Antunes
Entendendo a canção:
01 – A letra da canção, é
relativamente simples quanto ao conteúdo, já que se organiza em torno de uma
ideia central. Qual é essa ideia?
A do estado de “loucura”, de insensatez em
que se encontra o eu lírico.
02 – A canção se intitula
“fora de si”.
a)
O que significam expressões como “ficar fora
de si” ou “ficar fora de mim”?
Perder o controle, perder a razão ou o senso.
b)
Logo, o título da canção é coerente com seu
assunto central?
Sim, pois o título reforça a ideia central de desvario.
03 – O texto causa
estranhamento devido à falta de concordância entre algumas palavras e termos.
a)
Reescreva todos os versos em que se verificam
desvios de concordância em relação à variedade padrão da língua, adequando-os a
essa variedade.
“Eu fico fora de mim / Eu fico assim / eu fico fora de mim / eu vou
embora / eu fico fora de mim / eu fico bem assim.”
b)
Identifique o tipo de problema de
concordância verificado em cada um dos versos reescritos: concordância verbal
(entre o verbo e o sujeito), concordância nominal (entre os pronomes) ou
concordância verbal e nominal (entre o verbo e o sujeito e entre os pronomes).
1ª estrofe: eu fico fora de mim (conc. nominal), eu fico assim
(conc. verbal), eu fico fora de mim (conc. verbal). 2ª estrofe: eu vou embora
(conc. verbal), eu fico fora de mim (conc. verbal e nominal). 3ª estrofe: eu
fico bem assim (conc. verbal).
04 – Como se nota, os
desvios com relação à variedade padrão identificados nessa canção são intencionais,
uma vez que quebram pressupostos básicos do uso corrente da língua, dominados
até por falantes não letrados, como, por exemplo, em “eu fica assim”. Levando
em conta que a forma de um texto geralmente está relacionada com seu conteúdo,
responda: que papel tem a concordância ou a falta dela na construção do sentido
global da canção?
A falta de
concordância reforça, no nível linguístico, a ideia de “loucura” de que trata a
canção.
05 – Em todos os versos, o
centro do discurso é a figura do eu lírico, identificado pelo pronome reto eu.
Apesar disso, os verbos e pronomes se alternam entre a 1ª e a 3ª pessoa,
sugerindo a presença de outra pessoa, talvez um interlocutor, não mencionada
explicitamente no texto.
a)
Quem poderia ser essa pessoa?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Talvez a pessoa amada, ou
alguém da intimidade do eu lírico.
b)
Levante hipóteses: que relação pode haver
entre a falta de concordância do texto e o relacionamento entre o eu lírico e
essa pessoa?
A ausência dessa pessoa ou a falta de entendimento com ela poderia
ter provocado o estado de loucura do eu lírico, que já não consegue discernir o
que é certo ou errado. E também: a falta de concordância linguística sugere a
falta de sintonia entre o eu lírico e uma 3ª pessoa.
Gostei muito desse site amei! Consegui responder todas as minhas questões sobre o texto muito obrigado mesmo!
ResponderExcluirTIVIDADE 5:
ResponderExcluirLeia o texto da música “Fora de Si” de Arnaldo Antunes:
Fora de si (Arnaldo Antunes)
Eu fico louco Eu fico
fora de si Eu fico
assim
Eu fico fora de mim Eu
fico um pouco Depois eu
saio daqui
Eu vou embora/eu fico fora de si Eu
fico oco
Eu fico bem assim
Eu fico sem ninguém em mim
Em seguida, pensem sobre o que o autor fala e o que pode ter acontecido para que ele ficasse
louco, fora de si e sem ninguém em mim.
Descreva: