Poema: Isto
não é um cachimbo
Magritte desenhou um cachimbo,
com a seguinte legenda embaixo:
"Isto
não é um cachimbo."
Pensei que ele era doido varrido,
ou estava mentindo.
Claro que era um cachimbo,
era igualzinho o do meu avô!
Mas olhei de novo e aí entendi.
Parecia de verdade,
mas não passava de um desenho.
[...]
Uma maçã desenhada não mata fome,
e cão bravo na tela não morde.
Que sorte! Eu, que adoro desenhar cobra cascavel,
Já teria ido para o beleléu.
Magritte brincava de misturar fantasia com realidade.
Desenhava os objetos como se fossem de verdade,
só que eles apareciam nos lugares mais engraçados:
nuvens entrando por uma porta,
um ovo preso na gaiola , e por aí afora.
É como sonhar, ir ao cinema, ou ler uma história.
Todo mundo está careca de saber que é tudo inventado,
mas na hora a gente ri e ás vezes até chora.
[...]
Adriana Abujamra. Magritte:
mentira de verdade.
In:____ Traços
travessos. São Paulo: Geração Editorial, 2003. p. 40.
Entendendo o poema:
01 – Ao ver a tela de
Magritte, em que havia um cachimbo com a legenda “Isto não é um cachimbo”, a
criança se assustou. Mas, depois, compreendeu a mensagem que o artista queria
transmitir. Qual é essa mensagem?
A de que o cachimbo no quadro não era um
cachimbo, era apenas uma imagem representando um cachimbo: um cachimbo pintado.
02 – Por que o eu lírico
compara a arte com sonhar, ir ao cinema, ou ler uma história?
Porque, ao vermos
uma obra de arte, acreditamos que se trata de algo real e, no entanto, ela não
passa de uma representação do real. O mesmo ocorre quando sonhamos, vamos ao
cinema, ou lemos uma história: envolvemo-nos, rimos, choramos. Isso ocorre
porque as manifestações artísticas têm o poder de criar novas realidades, que
só existem nestas formas de arte, nestas representações.
03 – Magritte desenhava
objetos da vida cotidiana nos lugares mais inusitados. Que efeito isso provoca
no público?
Provoca
estranhamento, que leva o público a observar suas obras mais detalhadamente.
04 – Releia os períodos a
seguir.
“Parecia
de verdade, mas não passava de um desenho.”
“Uma maça desenhada não mata a fome, e
cão bravo na tela não morde”.
a)
Quantas orações há em cada período e como
elas são classificadas?
Há duas orações. Elas são classificadas como orações coordenadas.
b)
Como são classificados os períodos?
Períodos compostos por coordenação.
8.3) Compare o modo como os períodos foram pontuados. Em seguida, relacione cada período à sua pontuação. * a)A vírgula foi empregada para separar a oração coordenada sindética aditiva cujo sujeito não é o mesmo da oração coordenada anterior.
ResponderExcluirb)A vírgula foi empregada para separar a oração coordenada sindética da oração anterior.