sexta-feira, 3 de novembro de 2017

TEXTOS CURTOS PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


01 – Leia o texto abaixo:



No último quadrinho, o que a Mônica não entendeu?
a)   Onde foi que seu pedaço de pizza caiu.
b)   O que aconteceu com seu pedaço de pizza.
c)   Como a Magali consegue ser tão magrinha.
d)   Por que a Magali come muito e não engorda.

02 – Leia o texto abaixo.
        A integração de imagens e palavras contribui para a formação de novos sentidos do texto. Observe:



A atitude de Romeu em relação a Dalila revela:
a)   Compaixão.
b)   Companheirismo.
c)   Insensibilidade.
d)   Revolta.

03 – De acordo com o poema abaixo:


QUADRAS POPULARES

Você me mandou cantar
Pensando que eu não sabia
Pois eu sou que nem cigarra
Canto sempre todo dia.
****
Já fui galo, já cantei
Já fui dono do terreiro
Não me importo que outras cantem
Onde eu já cantei primeiro.

             Azevedo, Ricardo. Bazar do Folclore. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
Os dois poemas falam:
a)   Da arte de cantar.
b)   De quem canta desolado.
c)   De quem não sabia cantar.
d)   Do galo cantor dono do terreiro.

(SAERS). Leia o texto abaixo e responda as questões 04, 05 e 06.

      

  O SOCORRO

  Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão – coveiro – era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que, sozinho, não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouvia um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que lá vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: - “O que é que há?”
        O coveiro então gritou desesperado: -- “Tire-me daqui, por favor. Estou com um fio terrível! – Mas, coitado!” condoeu-se o bêbado – “Tem toda razão de estar com frio. Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho!” E pegando a pá, encheu-a de terra e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.
Moral: Nos momentos graves é preciso verificar muito bem a quem se apela.

                                                       Fernandes, Millôr. Disponível em:
                               http://citador.weblog.com.pt/arquivo/109176.html

04 – O que faz esse texto ficar engraçado?
a)   O bêbado ter imaginado que o coveiro era um morto e jogar terra para cobri-lo.
b)   O coveiro ficar cavando e sentir frio durante a madrugada.
c)   O homem ficar sentado no fundo enrouquecido de tanto gritar.
d)   O homem ter cavado demais e ficar preso no buraco.

05 – O coveiro ficou desesperado por que:
a)   Ficou preso no buraco e já era noite.
b)   Ouviu uns passos chegando perto do buraco.
c)   Sentiu medo de ficar sozinho no cemitério.
d)   Viu que um bêbado tinha chegado para ajudá-lo.

06 – “O que é que há?” Quem fez essa pergunta foi:
a)   O mortinho.
b)   A cabeça ébria.
c)   O coveiro.
d)   O narrador.


07 – Leia o texto abaixo e responda:


O objetivo do texto é:
    a)   Mostrar a importância dos livros.
     b)   Divulgar uma feira de livros
     c)   Explicar como são feitos os livros.
     d)   Indicar locais onde se vendem livros.


08 – (PROEB). Leia o texto abaixo: Esopo.

   

     O LOBO E A OVELHA

 Um lobo, muito ferido devido a várias mordidas de cachorros, descansava doente e bastante alquebrado em sua toca. Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que passava ali perto, e pediu-lhe para trazer um pouco da água de um riacho que corria ao lado dela.
   Assim, falou o lobo: -- “se você me trouxer água, eu ficarei em condições de conseguir meu próprio alimento.” – “Claro!” respondeu a ovelha. – “Se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento.”


Qual é a frase que apresenta uma opinião de um dos personagens do texto?
a)   ---“Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que ia passando”.
b)   O lobo pediu que a ovelha trouxesse água para ele
c)   “Se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento.”
d)   Um lobo repousava doente e bastante debilitado.

09 – Leia o texto abaixo:



A fala do personagem no segundo quadrinho indica que ele quer:
a)   Ficar meditando sobre seu trabalho.
b)   Ganhar tempo até começar a trabalhar.
c)   Saborear o almoço que lhe foi servido.
d)   Trabalhar depois do almoço.

11 – Leia o texto abaixo e responda a questão:

     

   Elevador cai do 4° andar e fere 8 em São Carlos – SP

    Um elevador despencou ontem do 4° Andar de um edifício em São Carlos, no interior paulista, com 11 pessoas dentro. O corpo de Bombeiros socorreu dez vítimas do acidente, sendo que cinco foram levadas à Santa Casa da cidade, mas apenas com ferimentos leves. Outras três pessoas tiveram escoriações. --- “O elevador, que tinha saído do 7° andar, tem capacidade para seis pessoas, cinco a menos que a lotação no momento do acidente.”
        Funcionários da Polícia Científica do município fizeram hoje a vistoria do elevador do Edifício Ana Paula, no bairro Vila Nery. Moradores já reclamavam a substituição do antigo elevador e pagaram nos últimos meses uma taxa de condomínio para que fosse feita a troca. A Polícia Científica investiga se a causa o acidente foi mesmo o excesso de pessoas.

                      Agência Estado. Disponível em: http://www.globo.com

Qual é o assunto desse texto?
a)   Uma briga no elevador.
b)   Uma morte dentro do elevador.
c)   Um acidente com um elevador.
d)   Um incêndio no elevador.

        

28 comentários:

  1. Trabalho na rede estadual, sou professor de língua portuguesa.
    o exercício que verifiquei, ajuda muito na elaboração de atividades para os alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma pergunta que fala sobre o burrinho com o nome de ouro ,pode me ajudar? Eu não lembro com é. Vou fazer uma prova que tem isso

      Excluir
  2. Maravilhoso trabalho !!! Parabéns e obrigada! bjs

    ResponderExcluir
  3. muito bom! sou professor de língua portuguesa e trabalho com E F e gostaria de manter contato obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ótimos textos.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo textos,me ajudou.muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. Gostei demais me ajudou a desvendar muitas coisas

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito dos textos e das atividades desenvolvidas por vocês. São de um raciocínio lógico e instigante para os alunos.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Gostei muitoooo! Parabéns....

    ResponderExcluir
  9. Excelente este site, tem de tudo é mais um pouco. Amei

    ResponderExcluir