Texto: Anúncio
publicitário
“À
MULHER se oferece poesia, flores, mimos, presentes, gratidão, beijos, graças,
carinhos, reverência, segurança, respeito, atenção, gentileza, ternura,
aconchego, luz, abraços, amor, compreensão.”
A oportunidade de homenagear as
mulheres faz de hoje um dia muito especial.
Folha de São Paulo. 08/03/2008.
Entendendo o texto:
01 – O anúncio é um texto
que apresenta linguagem verbal e linguagem não verbal. Observe o enunciado
verbal da parte superior do anúncio: Cruzando esse enunciado com a imagem do
anúncio, nesse contexto, qual a simbologia da rosa vermelha?
A rosa vermelha
simboliza o amor, a delicadeza, carinho e, tradicionalmente, é oferecida às
mulheres em situações especiais.
02 – Compare estes trechos
do anúncio:
“À
mulher se oferece...” / “homenagear as mulheres”.
a)
Explique por que a palavra à, do primeiro trecho, recebeu o
acento indicativo da crase. O que justifica o emprego desse acento?
Recebeu o acento indicativo de crase porque há o encontro da
preposição a (com sentido de para),
regido pelo verbo oferecer, e do artigo a,
que acompanha o substantivo mulher.
b)
Por que o a do 2° trecho não recebeu o acento grave?
Porque o verbo homenagear é transitivo direto; logo, as é apenas um
artigo.
c)
Que diferença semântica há entre MULHER, no
singular e com maiúsculas, e mulheres, no plural e com minúsculas?
Mulher com letra maiúscula representa a mulher como conceito
universal, já mulheres, grafado com minúsculas, identifica todas as mulheres,
qualquer uma.
03 – O anúncio foi publicado
num jornal de grande circulação, no dia 8 de março, homenageando o Dia
Internacional da Mulher.
a)
Observe o logotipo, na parte inferior. Quem
faz a homenagem?
Stella Barros – Turismo.
b)
A quem o anúncio se dirige?
Ao público em geral, ou seja, tanto às próprias mulheres, quanto às
pessoas que possam homenageá-las.
c)
Além de homenagear as mulheres, o anúncio tem
qual objetivo implícito? Justifique a sua resposta, com elementos do texto.
O anúncio tem como objetivo vender viagens, ou seja, implicitamente
passa a mensagem de que, além de oferecer poesia, flores, etc. À mulher, também
se pode oferecer uma viagem. O dado principal do texto é o site www.stellabarros.com.br,
no qual o consumidor pode conhecer os pacotes de turismo.
d)
Na sua opinião, esse objetivo implícito é
atingido?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É provável eu sim, pois é uma
forma simpática e polida de se promover um produto ou o nome da empresa.
mim ajudou muito
ResponderExcluirObrigado me ajudou muito 👏👏👏👏
ResponderExcluir