segunda-feira, 27 de maio de 2019

TEXTO: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO - FOLHA DE SÃO PAULO - COM GABARITO


Texto: Anúncio publicitário


        “À MULHER se oferece poesia, flores, mimos, presentes, gratidão, beijos, graças, carinhos, reverência, segurança, respeito, atenção, gentileza, ternura, aconchego, luz, abraços, amor, compreensão.”
        A oportunidade de homenagear as mulheres faz de hoje um dia muito especial.
 Folha de São Paulo. 08/03/2008.

Entendendo o texto:

01 – O anúncio é um texto que apresenta linguagem verbal e linguagem não verbal. Observe o enunciado verbal da parte superior do anúncio: Cruzando esse enunciado com a imagem do anúncio, nesse contexto, qual a simbologia da rosa vermelha?
      A rosa vermelha simboliza o amor, a delicadeza, carinho e, tradicionalmente, é oferecida às mulheres em situações especiais.

02 – Compare estes trechos do anúncio:
        “À mulher se oferece...” / “homenagear as mulheres”.

a)   Explique por que a palavra à, do primeiro trecho, recebeu o acento indicativo da crase. O que justifica o emprego desse acento?
Recebeu o acento indicativo de crase porque há o encontro da preposição a (com sentido de para), regido pelo verbo oferecer, e do artigo a, que acompanha o substantivo mulher.

b)   Por que o a do 2° trecho não recebeu o acento grave?
Porque o verbo homenagear é transitivo direto; logo, as é apenas um artigo.

c)   Que diferença semântica há entre MULHER, no singular e com maiúsculas, e mulheres, no plural e com minúsculas?
Mulher com letra maiúscula representa a mulher como conceito universal, já mulheres, grafado com minúsculas, identifica todas as mulheres, qualquer uma.

03 – O anúncio foi publicado num jornal de grande circulação, no dia 8 de março, homenageando o Dia Internacional da Mulher.
a)   Observe o logotipo, na parte inferior. Quem faz a homenagem?
Stella Barros – Turismo.

b)   A quem o anúncio se dirige?
Ao público em geral, ou seja, tanto às próprias mulheres, quanto às pessoas que possam homenageá-las.

c)   Além de homenagear as mulheres, o anúncio tem qual objetivo implícito? Justifique a sua resposta, com elementos do texto.
O anúncio tem como objetivo vender viagens, ou seja, implicitamente passa a mensagem de que, além de oferecer poesia, flores, etc. À mulher, também se pode oferecer uma viagem. O dado principal do texto é o site www.stellabarros.com.br, no qual o consumidor pode conhecer os pacotes de turismo.

d)   Na sua opinião, esse objetivo implícito é atingido?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É provável eu sim, pois é uma forma simpática e polida de se promover um produto ou o nome da empresa.


2 comentários: