terça-feira, 28 de maio de 2019

CONTO: O GRANDE ENCONTRO - SILVANA TAVANO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Conto: O Grande Encontro
       
         Silvana Tavano

        Era uma vez um Autor com uma vaga ideia para uma nova história. E como nessa história tinha vaga de verdade para um grande Personagem, pensou em começar sua busca colocando um anúncio no jornal.
        "Procura-se um Personagem disposto a viver aventuras eletrizantes. Não é necessário ter experiência no tema, mas algumas características serão especialmente consideradas: um certo preparo físico, raciocínio rápido e personalidade carismática."
        O primeiro candidato a se apresentar foi logo dizendo:
        -- Participei de passagens importantes de muitos livros famosos, imortalizados por personagens estrelados.
        -- Ah, parabéns! O senhor tem razão. Os grandes personagens não envelhecem. Mas, se entendi bem, o senhor nunca foi o protagonista desses enredos, certo? Enfim... É uma pena, mas um coadjuvante de idade avançada não é o que busco. Desculpe!
        Dois dias e muitas páginas amassadas depois, o Autor recebe outro candidato - um tipo muito sincero, mas bastante imaturo.
        -- Já passei por muitas imaginações, mas...
        -- Mas?
        -- Nunca cheguei ao papel...
        -- Ah...
        -- Tenho muito potencial, mas...
        -- Mas?
        -- Preciso de alguém que acredite em mim, que me decifre e me revele com todas as letras, entende?
        -- Você é muito interessante. Mas...
        Na semana seguinte, com a cabeça embaralhada e ainda sem um herói à vista, o Autor começa a pensar em outras possibilidades e, repentinamente, tem uma grande ideia: e se o narrador transformasse a própria aventura em Personagem? Animado, ele já ia colocar o texto em ação quando o telefone toca.
        -- Bom dia. Posso falar com o Autor?
        -- E o senhor é...?
        -- O Personagem.
        -- Ah, claro, o anúncio...
        -- Exato, o anúncio. Muito bem escrito, por sinal.
        -- ...?
        -- Quantos livros o senhor publicou?
        -- ... !?!
        -- Alô? Alô, o senhor está na linha?
        -- Sim... Claro, estou ouvindo... Continue, por favor!
        -- Desculpe! Espero que não me leve a mal, mas preciso saber um pouco mais sobre o seu estilo, como é o seu processo criativo, quais gêneros o senhor domina, se tem livros premiados... É que não me encaixo com naturalidade em qualquer texto. Tenho que sentir alguma consistência literária, entende?
        O Autor experimentou vários estados de espírito. No início, ficou atônito. Mais que isso, catatônico! Depois, a palavra certa seria "irritado". Mas, pouco a pouco, foi se sentindo, como dizer?, impressionado! Pois, à medida em que respondia às perguntas do Personagem, foi se surpreendendo mais e mais com suas próprias palavras.
        No dia seguinte, conversaram de novo. E no outro, outra vez.
        Trocaram ideias durante tanto tempo que acabaram se tornando grandes amigos. Anos depois, eram tão íntimos que um logo adivinhava o que o outro tinha acabado de pensar e, juntos, inventaram histórias fabulosas.

                                 Silvana Tavaro. O grande encontro. Nova Escola. São Paulo: Abril, n° 222, maio 2009. p. 102.
Entendendo o conto:
01 – A maneira como a história se inicia se aproxima de um gênero especifico de texto.
a)   Que gênero é esse?
O conto de fadas.

b)   Que expressão justifica essa aproximação?
Era uma vez.

02 – O conto possui as partes constituintes da narrativa: situação inicial, clímax e desfecho. Identifique no texto cada uma dessas partes.
      Situação inicial: O Autor faz um anúncio para encontrar um novo Personagem para sua nova história. Clímax: O Autor encontra o Personagem, que o acaba avaliando, em vez de contrário. Desfecho: O Autor e o Personagem tornam-se amigos e fazem muitas histórias juntos.

03 – Depois de analisar muitos candidatos à vaga e de não conseguir encontrar um protagonista para a sua história, surge um personagem muito intrigante, que fez o autor ter diversos estados de espírito. Por que isso ocorreu?
      Isso ocorre porque o personagem, em vez de ser entrevistado e de mostrar suas qualidades, começou a avaliar o autor do texto para ver se este possuía as características que ele julgava necessárias para tê-lo como um personagem de sua história.

04 – O final da história terminou de maneira previsível ou houve uma quebra em sua expectativa? Comente.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Houve uma quebra de expectativa, pois o Personagem é quem avalia o Autor e este fica irritado com isso, mas eles acabam, por fim, tornando-se amigos.

05 – O texto foca em um elemento muito importante do gênero conto: o personagem. Explique o efeito que o autor dá à narrativa por meio do enfoque nesse elemento.
      O autor brinca com a criação dos seres ficcionais, os personagens, dado um efeito de humor ao conto.



3 comentários: