sábado, 18 de maio de 2019

POEMA: CANTIGA PARA NÃO MORRER - FERREIRA GULLAR - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Cantiga para não morrer
        
     Ferreira Gullar

Quando você for se embora,
moça branca como a neve,
me leve.

Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.

Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.

E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento.


Ferreira Gullar. Os melhores poemas. Seleção de Alfredo Bosi.
São Paulo: Global, 2002. p. 120.
Entendendo o poema:
01 – Identifique o tema central do poema.
      O término de um relacionamento amoroso.

02. O texto "Cantiga pra não morrer" diz respeito a relacionamento amoroso.

     a)   Que tipo de situação é imaginada pelo eu lírico do texto?

Uma situação de separação entre o eu lírico e a "menina branca de neve", provavelmente a mulher amada.

 b)   Que apelo o eu lírico faz à "moça branca como a neve"?

O eu lírico faz um apelo para não ser esquecido, ou para que ela, de alguma forma, leve-o consigo.

 c)   Dê ao menos duas interpretações ao título do texto.

Entre outras possibilidades, o texto seria uma forma de canto, e cantar seria uma maneira de não morrer, talvez porque o canto possa aliviar a dor do eu lírico; o texto constitui um pedido insistente do eu lírico para não ser esquecido pela amada, o que para ele seria morrer.


03 – Observe a primeira estrofe do poema:
a)   Que circunstância expressa a oração: Quando você for Embora?
Expressa tempo.

b)   O que essa circunstância conota em relação à continuidade do amor?
Conota o término do amor, sinalizando um tempo não muito preciso.

04 – O poema apresenta uma construção paralelística, principalmente se considerarmos o início das estrofes. Observe:
        “Se acaso você não possa”.
        “Se no coração não possa”.
        “E se aí também não possa”.
a)   Qual a circunstância expressa nos três versos?
Condição.

b)   Considerando-se que paralelismo são estruturas de repetição, o que as repetições sugerem no plano do relacionamento entre o eu lírico e a mulher amada?
Sugerem hipóteses para não ser esquecido, no caso de o relacionamento terminar.

05 – Como você justificaria o título do poema?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Além de o poema sugerir à mulher amada várias formas de não ser esquecido, ele próprio é uma forma de não esquecer a mulher amada, nem ser esquecido por ela, é uma forma de não deixar morrer o amor, imortalizando-o na cantiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário