sábado, 18 de maio de 2019

FILME(ATIVIDADES): TROPA DE ELITE - JOSÉ PADILHA - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): TROPA DE ELITE

Data de lançamento 12 de outubro de 2007 (1h 55min)
Direção: José Padilha
Gêneros AçãoDramaSuspense
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES

        1997. O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.

Entendendo o filme:

01 – O filme mostra a trajetória de dois amigos de infância, Neto e Matias, que entram na polícia e passam, posteriormente, a integrar o BOPE (Batalhão de Operações Especiais).
a)   O que frustra os dois jovens, quando entram como aspirantes na polícia?
A corrupção que existe na polícia.

b)   Justifique sua resposta anterior com exemplos.
O desaparecimento de peças e de motor de carros da polícia; a corrupção de policiais graduados, que tiram dinheiro dos comerciantes, em troca de segurança, e de traficantes, em troca de omissão.

c)   O que acontece com os policiais que tentam mudar esse quadro? Justifique sua resposta.
São colocados em trabalhos considerados inferiores, como a cozinha.

d)   Você considera ética a estratégia de Neto e Matias para conseguir dinheiro a fim de comprar peças para a mecânica da polícia? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.

02 – Matias divide-se entre a vida como policial e a vida como estudante de Direito. Num seminário na universidade, entra em conflito com os colegas quando acusam a polícia de ser violenta com os mais pobres e com a classe média. Quem tem razão: Matias ou os demais estudantes? De que lado você ficaria nessa discussão?
      Resposta pessoal do aluno.

03 – No filme, Maria e seus amigos fazem um trabalho social numa das favelas do Rio de Janeiro. Por outro lado, são consumidores de drogas ilícitas; Duda chega, inclusive, a vender drogas na universidade.
a)   Do ponto de vista do filme, até que ponto é viável a convivência entre universitários voluntários e os traficantes?
Pela ótica do filme, não é viável essa convivência, pois, na prática, mostra-se falsa a afirmativa de que os traficantes têm “consciência social” e aceitam o trabalho voluntário de universitários.

b)   O narrador, o capitão Nascimento, afirma: “Quantas crianças a gente vai ter de perder para o tráfico só pra um playboy enrolar um baseado?”. Como você vê a ação dos universitários na favela, considerando essa frase de Nascimento?
Resposta pessoal do aluno.

c)   Você concorda com a reação de Matias ao abordar a passeata contra a violência, depois que seu amigo Neto é assassinado pelo tráfico?
Resposta pessoal do aluno.

04 – O capitão Nascimento, protagonista do filme, é uma personagem complexa, retratada sob diferentes ângulos. Caracterize-o do ponto de vista:
a)   Profissional: Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Profissional dedicado, competente, mas que desrespeita os direitos do cidadão, tanto os da própria polícia quanto os dos criminosos.

b)   Moral: Incorruptível, comprometido com a causa que abraçou.

c)   Pessoal e psicológico: Estressado, em conflito entre a vida familiar e a profissional. Por um lado, mostra-se violento e cruel no exercício da profissão; por outro lado, mostra-se humano e sensível à vida familiar e a alguns fatos do trabalho (como no caso da mãe que lhe pede o corpo do filho morto).

05 – Poucos policiais conseguem chegar ao fim do processo de seleção do BOPE. Do seu ponto de vista, e considerando o contexto apresentado pelo filme, é necessário tanto rigor na escolha? Há exagero nos métodos de seleção? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Tropa de elite teve grande repercussão, fora e dentro do Brasil, por causa do modo como retrata a polícia carioca. O capitão Nascimento comenta no início do filme:
        “--- No Rio de Janeiro, quem quer ser policial tem de escolher: ou se omite, ou vai para a guerra”.
        Na sua opinião, essas opções apresentadas por Nascimento são reducionistas ou são realistas?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Segundo alguns críticos, ao explorar o ledo pessoal, familiar e humano de Nascimento, um policial incorruptível, o filme leva o espectador a se identificar com a personagem e, por consequência, à aprovar os seus comportamentos, inclusive a tortura de traficantes. Na sua opinião, isso realmente ocorre? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário