terça-feira, 22 de agosto de 2017

ATIVIDADES /CONCEITO DO ADVÉRBIO - COM GABARITO


ATIVIDADES /CONCEITO DO ADVÉRBIO
Advérbio: é a palavra invariável que modifica o sentido do verbo, acrescentando a ele determinadas circunstâncias de tempo, de modo, de intensidade, de lugar, etc. Ex.

Um lindo balão azul atravessava o céu.


Um lindo balão azul atravessava lentamente o céu.

Nesse caso, lentamente modifica o verbo atravessar, pois acrescenta uma ideia de modo. Os advérbios de intensidade têm uma característica particular, pois além de intensificar o verbo, eles podem intensificar o sentido de adjetivos e de outros advérbios. Ex.

Nosso amigo é inteligente demais.
As encomendas chegaram muito tarde.

 Locução Adverbial 
Locução adverbial é toda expressão formada por mais de uma palavra e que funciona como advérbio. Ex.

As notícias chegaram cedo.
As notícias chegaram de manhã.

• 
Classificação do Advérbio 

Dependendo da circunstância que expressam, os advérbios classificam-se em:

Lugar: lá, aqui, acima, por fora, perto, longe, dentro, etc.
Modo: bem, mal, assim, devagar, às pressas, pacientemente, etc.
Dúvida: talvez, possivelmente, acaso, porventura, etc.
Negação: não, de modo algum, de forma nenhuma, etc.
Afirmação: sim, realmente, com certeza, etc.
Intensidade: muito, demais, pouco, tão, menos, em excesso, etc.
Tempo: agora, hoje, sempre, logo, de manhã, às vezes, etc. 



1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo.
Talvez ela viaje - advérbio de dúvida
a)    Não irei ao passeio.   
Advérbio de negação.   
            
b)    Gosto de quem fala bem.            
Advérbio de modo.

c)    Sim, posso ir com você.              
Advérbio de afirmação.

d)    Amanhã levarei os livras.            
Advérbio de tempo.

e)    Vi um ninho lá na árvore.           
Advérbio de lugar.

f)     Chegamos muito tarde para a aula.
Advérbio de intensidade.

g)    Ela não sabe como perdeu.            
Advérbio de negação.

h)    Gostaria de esperar um pouco?    
Advérbio de intensidade.

i)      Perto deles, todos ficam em paz.       
Advérbio de lugar.

j)      Olhei calmamente a paisagem.
Advérbio de modo.

k)    Nunca mais nos veremos.             
Advérbio de negação.

   2.  Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.
a) As meninas cantaram    bem. (advérbio de modo)

b) Ontem , lemos um trecho sobre o pantanal. (advérbio de tempo)

c) O menino não sabe como perdeu o dinheiro. (advérbio de negação)

d) Voltaram muito tarde. (advérbio de intensidade)

e)  Talvez vovô não queira vir. (advérbio de dúvida)

f)  Eles estavam muito agitados. (advérbio de intensidade)

g) Elas voltaram rapidamente para o colégio. (advérbio de modo)

h) Amanhã eu lhe telefonarei. (advérbio de tempo)

i)  Bete estava perto da praia. (advérbio de lugar)

j) Com certeza nós falaremos amanhã (advérbio de afirmação)

k) Eles não querem ir para o shopping. (advérbio de negação)

3.  Destaque os advérbios e classifique-os. Observe o modelo.
Juliana morava muito longe da minha casa.
muito - advérbio de intensidade
longe - advérbio de lugar
a)    Provavelmente as crianças estão passando bem.
Provavelmente –  advérbio de dúvida
Bem – advérbio de modo

b)    Amanhã eles irão no zoológico.
Amanhã- advérbio de tempo
Lá – advérbio de lugar

c)    Mandaram-na aqui para estudar.
Aqui – advérbio de lugar

d)    Certamente tu foste o primeiro classificado.
Certamente - afirmação

4.  Complete com advérbios de lugar.
a)    Vou estudar  debaixo  daquela árvore.
b)    Carolina chegou aqui  com Nino.
c)    Eliane mora perto do clube.
d)    Hoje brinquei dentro do parque.

 5.  Complete com advérbios de tempo.
a)  Fui  ontem ao parque.
b)   Cheguei logo no aniversário.
c)   O ônibus chegou atrasado ontem.
d)   Agora é tarde para mudar.

6.  Retire do bilhete abaixo, os advérbios que correspondem às classificações.

Oi Murilo!
Já recebeu o convite da festa da Juliana? Ela disse que vai ser muito legal! A turma toda vai estar lá.Será que eu poderia ir junto com você? A minha mãe não vai poder me levar. Ela disse que vai falar com sua mãe amanhã na saída do colégio.
Falô cara.
Até,
Pedrinho.

a)    Advérbios de tempo 
Já, amanhã.
b)    Advérbios de intensidade   
Muito.
c)    Advérbios de negação  
Não.   
d)    Advérbios de lugar      
Lá.


7. Complete as frases empregando um advérbio do quadro abaixo:

ontem                sempre            depois               aqui             pouco
mal           longe         realmente        provavelmente

a)      Eu sempre quis conhecer as praias de Maceió.
b)      Realmente fiz um passeio inesquecível.
c)      Nós gostamos de caminhar depois do jantar.
d)      As pessoas falam mal de coisas que desconhecem.
e)      Provavelmente em nossa cidade temos muitos pontos turísticos interessantes.
f)        Nenhum lugar é longe demais quando a amizade é verdadeira.
g)      As flores da exposição são sempre lindas.
h)      Depois teremos que refazer o trabalho de história.
i)        As pessoas costumam ser pouco simpáticas com desconhecidos.


8. Substitua as expressões em destaque por advérbios que retratem circunstância de modo.

a) Com calma, o rapaz foi se aproximando dos convidados.
     Calmamente.
b) Com suavidade, as ondas tocavam seus pés à beira do mar.  
     Suavemente.
c) Os policiais agiram com cautela, pois qualquer deslize poderia ser fatal.
     Cautelosamente.
d) Procurava acariciá-la com carinho, dada a magnitude de seus sentimentos.
     Carinhosamente.
 e) Não compareceram ao local determinado, com certeza desistiram do passeio.
     Certamente.
 f) O menino abriu a porta com violência.
     Violentamente.
f)     Apalpou as frutas com delicadeza.
Delicadamente.

9. Analise os advérbios em destaque, classificando-os de acordo com a circunstância que a eles se referem:

    (  a ) Intensidade                       ( d ) Tempo                 (g) negação
    ( b ) Lugar                                  ( e ) Modo
    ( c ) Afirmação                           ( f ) Dúvida

   (  
d  ) Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes.
   (  g  )  Não me incomodo com sua impaciência.
   ( 
  )  Talvez eu compareça ao seu aniversário.
   (  
) Estamos muito contentes com sua aprovação.
   (  e  ) Alegremente, Pedro se despediu de sua família.
   (  ) Os alunos se portaram muito bem.
   ( a   ) Eram pessoas bastante simpáticas.
   ( c ) Eles certamente assistirão à corrida.
   ( f   ) Talvez as meninas não compareçam.
   (   ) Meus irmãos sempre vão ao baile.
   (  b  ) Ali estava o que procurava.


      10.
 Complete com advérbios ou locuções adverbiais de acordo com as indicações entre parênteses.
          a)      Nossos amigos com certeza virão nos visitar. (afirmação)
         b)      O hotel será construído aqui. ( lugar)
         c)       Hoje não poderei sair com você. (tempo)
        d)      O homem abriu lentamente  a porta. (modo)
        e)        Talvez eu viajarei para a Europa com minha família. (dúvida)
        f)       Eles amanhã assistirão à corrida. (tempo)
       g)       Realmente os melhores alunos serão premiados. (afirmação)
       h)      Marcelo irá para Londres de avião. (instrumento ou meio)

       11. Leia o trecho do diário abaixo e responda o que se pede.

02/01 – Segunda – feira, 21h.

            Por motivos óbvios, não escrevi ontem. Certo, não são tão óbvios assim – mas a verdade é que ninguém, em sã consciência, escreve no primeiro dia do ano. Ainda mais quando o réveillon foi desastroso como o meu. Não gosto nem de lembrar, mas vamos lá...
            Foi no sítio da família da Bia. Até aí, tudo bem, poderia ter sido divertido. Principalmente por que a Bia tem uns primos lindos, lindos mesmo, e, se eu passei horas me arrumando e tentando domar meu cabelo foi por eles. Bem, primeira decepção da noite: eles não foram. Claro, deviam ter algo mais interessante para fazer do que conhecer a encalhada aqui – hoje faz exatamente duas semanas que não fico com ninguém! Talvez dê para perceber só de olhar, sei lá.
            Mas, tudo bem, a festa teve outros atrativos. A piscina, por exemplo. Combinei com a Bia que à meia-noite nós pularíamos, e o que acontece? Quinze para a meia-noite, mãe liga para lá, pedindo aos pais da Bia que me vigiassem PARA EU NÃO PULAR NA PISCINA. É incrível, faz duas semanas que eu já sarei da garganta inflamada e minha mãe ainda se lembra. Não estou falando com ela até agora.
            Espero que o resto do ano seja melhor do que o primeiro dia!

PRATA, Liliane. O diário de Débora. São Paulo: Marco zero, 2003.(adaptação)

Relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com o valor semântico dos advérbios retirados do texto:
     (1) Negação                                       (   ) ontem
     (2) Tempo                                          (  4   ) mais
     (3) Dúvida                                          (  5   ) aqui
     (4) Intensidade                                   (  3   ) talvez
     (5) Lugar                                            (    ) não

53 comentários:

  1. "( e ) Eles certamente assistirão à corrida."
    Não pode ser advérbio de modo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Raquel
    O adverbio CERTAMENTE, pode ser de MODO OU AFIRMAÇÃO.
    Um abraço,
    Profa. Jaqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas nesse caso é de afirmação

      Excluir
    2. professora eu tenho uma duvida,como faço para responder o questionário,essa atividade e pra fazer no site ou no caderno??? meu nome é David do 8b.

      Excluir
  3. Obgda mesmo quem fez isso me ajudouu mt

    ResponderExcluir
  4. Ameis suas atividades!Muito bem elaboradas!
    Rosane dia 24 de Setembro 2018.

    ResponderExcluir
  5. Só faltou:instrumento,finalidade,causa e companhia

    ResponderExcluir
  6. Olá. Gostei dos exercícios. Só peço uma análise da questão 6, onde foi colocado o verbo "ser" como advérbio de dúvida. "Será" é verbo e não advérbio de dúvida.

    ResponderExcluir
  7. Otimas atividades. Adorei. apliquei todas para meus alunos. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito me ajudou bastante.Bem elaborado.Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  9. sou professora e sempre estou pesquisando as atividades na net. os livros não tem criatividades. amei! obrigada pela colaboração.

    ResponderExcluir
  10. Tô pegando as respostas da atividade😹

    ResponderExcluir
  11. Amei esses exercícios, me ajudaram muito!

    ResponderExcluir
  12. Uma penas ja estar com as respostas

    ResponderExcluir
  13. Excelente site/blog de pesquisa para nós professores.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Amei as explicações e atividades.... beijos prefº. Keila de Castro

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante a abordagem e os exercícios. Gostei!!!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog, professora!

    Gostei muito das atividades e estou utilizando com meus alunos.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Muito bom! Utilizarei sempre daqui em diante!

    ResponderExcluir