quarta-feira, 29 de maio de 2019

FILME(ATIVIDADES): A COR PÚRPURA - STEVEN SPIELBERG - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): A COR PÚRPURA

Data de lançamento 28 de março de 1986 (2h 34min)
Direção: Steven Spielberg
Gênero Drama
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES

        Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

Entendendo o filme:

01 – Que questões são abordadas nesta história que abrange determinado contexto em aspectos geográficos e cronológicos?
      São questões de raça, de gênero, econômicas, dentre outras.

02 – Explique com suas palavras, como acontece a “Violência contra a mulher”, no filme.
      A comunidade onde a protagonista Celie mora é marcada por violências. Para os homens locais, só há respeito se as mulheres apanharem.

03 – Fale sobre “Liberdade feminina X luta por sobrevivência” que é abordada no filme.
      Na narrativa é a liberdade feminina, representada por algumas mulheres, como a cunhada da protagonista, Sophia. Grande, forte, independente, não se submete a homem, mas sofre nas mãos de brancos, tornando-se símbolo de opressão racial.

04 – Por que para Celie a escrita é resistência?
      Porque foi através das cartas, seu ponto de reconexão, uma forma de autoconhecimento, de dizer que a mulher está ali, presente, pulsando, escrevendo contra a violência e o poder.

05 – Esse romance, de autoria feminina, deixa transparecer toda a sensibilidade e delicadeza na abordagem de temas polêmicos e difíceis que é próprio da maneira como as mulheres escrevem. Refletindo sobre as questões, responda: De que a personagem Celie fala neste trecho:
        “Querido Deus, Eu tenho quatorze ano. Eu sempre fui uma boa minina. Quem sabe o senhor pode dar um sinal preu saber o que tá contecendo comigo”. (Walker, 2009, p. 9).

      “Ela é feia. Ele fala. Mas num istranha o trabalho duro. E é limpa. E Deus já deu um jeito nela. O senhor pode fazer tudo como o senhor quer e ela num vai botar no mundo mais ninguém pro senhor dar de cumer e vistir”. (Walker, 2009, p. 29).


Nenhum comentário:

Postar um comentário