quinta-feira, 9 de maio de 2019

TEXTO: SANGUE PARA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - REVISTA ISTO É - COM GABARITO

Texto: Sangue para testemunhas de Jeová

        “As testemunhas de Jeová proíbem seus fiéis de receberem transfusões de sangue.
        Para impedir a morte em fiéis dessa crença cientistas belgas desenvolveram uma técnica com o qual é possível aumentar o número de glóbulos vermelhos (células do sangue que carregam o oxigênio) e reciclar o sangue do paciente, descartando a necessidade de uma transfusão.
        A nova técnica foi realizada com sucesso em um paciente que era testemunha de Jeová e precisava de um transplante de fígado”.

                                                             Revista Isto É, 26 maio 1999.
Entendendo o texto:

01 – Exponha seu ponto de vista sobre a proibição imposta às Testemunhas de Jeová.
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Retire do texto quatro exemplos de substantivos uniformes e classifique-os quanto ao gênero.
      Testemunha (masculina e feminina): substantivo sobrecomum; (seus) fiéis e (suas) fiéis, (os) cientistas e (as) cientistas, (o) paciente e (a) paciente: substantivos comuns de dois gêneros.

03 – Que tipo de substantivo uniforme não aparece no texto? Dê três exemplos.
      Os substantivos epicenos, que se referem a animais: a borboleta macho / a borboleta fêmea; o mosquito macho / o mosquito fêmea; a tartaruga macho / a tartaruga fêmea.

04 – Explique por que na quarta linha o substantivo técnica é acompanhado pelo artigo uma e na oitava é acompanhado pelo artigo a (a nova técnica).
      Na terceira linha, ainda não se conhece a técnica de se aumentarem os glóbulos vermelhos, por isso usou-se o artigo indefinido; já na oitava linha, o leitor sabe de que técnica se trata. Assim, já se pode especificar o substantivo por meio do artigo a.


Nenhum comentário:

Postar um comentário