segunda-feira, 6 de maio de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): SÓ SEI DANÇAR COM VOCÊ - TULIPA RUIZ - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Só Sei Dançar Com Você

                                            Tulipa Ruiz

Você me chamou pra dançar aquele dia
Mas eu nunca sei rodar
Cada vez que eu girava parecia
Que a minha perna sucumbia de agonia
E cada passo que eu dava nessa dança
Ia perdendo a esperança
Você sacou a minha esquizofrenia
E maneirou na condução
Toda vez que eu errava cê dizia
Pra eu me soltar porque você me conduzia
Mesmo sem jeito eu fui topando essa parada
E no final achei tranquilo

Só sei dançar com você
Isso é o que o amor faz
Só sei dançar com você
Isso é o que o amor faz.
                                                      Composição: Tulipa Ruiz.
Entendendo a canção:

01 – A música acima é uma representação artística dos sentimentos do eu lírico, e estes são revelados através de uma dança. Estes passos de dança na verdade representam uma metáfora para o real sentimento do eu lírico. 
Assinale a opção que caracteriza os sentimentos vistos na letra da música.
a)   É visto através da letra da música o sentimento de dependência do eu lírico, que só consegue “dançar” com uma pessoa.
b)   Através da letra da música é visto o sentimento de estar apaixonado(a), pois quando o eu lírico diz “só sei dançar com você” ele metaforiza o sentimento de só “encaixar-se” com a pessoa amada.
c)   O eu lírico está aprendendo a dançar e nada mais.
d)   O eu lírico está contando a história de como se apaixonou por sua parceira de dança.

02 – Quando o eu lírico diz “Toda vez que eu errava "cê" dizia pra eu me soltar porque você me conduzia, mesmo sem jeito eu fui topando essa parada e no final achei tranquilo...”, ele está querendo dizer que:
a)   O eu lírico está querendo dizer que o processo de aprender a amar, a deixar-se ser amado, foi difícil, mas ao ser ajudado pelo parceiro(a) ele pode “aprender” a se permitir.
b)   Ele está afirmando que cometeu vários erros com o parceiro(a), mas mesmo assim continuou o relacionamento.
c)   Ele fala do processo que é se relacionar com alguém e que você deve deixar o outro conduzir para as coisas funcionarem.
d)   O eu lírico está contando como aprendeu a dançar e ser conduzido pelo parceiro(a).

03 – Marque a alternativa que explica o porquê do eu lírico afirmar “Só sei dançar com você / Isso é o que o amor faz”.
a)   O eu lírico afirma claramente o quanto é dependente da pessoa amada.
b)   O eu lírico mostra que não sabe dançar com ninguém mais além da sua parceira de dança.
c)   O porquê dessa afirmação é a paixão fazer com que o eu lírico só consiga enxergar o parceiro(a) e ninguém mais devido o amor.
d)   O eu lírico mostra o quanto sofreu por causa do parceiro(a).

04 – De maneira geral, o que retrata esta canção?
      Retrata situações características de um relacionamento amoroso.

05 – O eu lírico ao descrever o movimento da dança, isto é, a movimentação do corpo obedecendo a um determinado ritmo musical, o que ele infere?
      Que há uma personagem recordando um acontecimento marcante em sua vida.

06 – De que se trata estes versos: “Toda vez que eu errava ‘cê’ dizia / Pra eu me soltar porque você me conduzia”?
      Nestes versos, o eu lírico fala da aceitação e da paciência que seu interlocutor teve perante a sua situação de fragilidade. É como se ele explicasse que a sensatez para enxergar as dificuldades, trouxe segurança para que o romance continuasse.

Um comentário:

  1. Faz sobre a música sunflawer rex Orange pf quero entender kkk amo essa música

    ResponderExcluir