terça-feira, 21 de maio de 2019

TEXTO: HOMEM TENTA ENTREGAR CARTA DE AMOR PERDIDA HÁ 76 ANOS- G1/GLOBO - COM GABARITO -


Texto: Homem tenta entregar carta de amor perdida há 76 anos
               Mike Trogdon encontrou envelope nos Estados Unidos.
     Destinatário morreu dois meses antes da descoberta da mensagem.

        Uma misteriosa carta de amor enviada em 1934 foi encontrada em Durham, na Carolina do Norte (EUA), 76 anos depois de ser postada no correio de Salem, na Virgínia (EUA). Intacta, a mensagem destinada a Margaret Davey foi achada pelo diretor de operações da Universidade de Duke. Mike Trogdon ficou intrigado e foi à caça do destinatário.  



        Intacta, carta de amor foi levada para destinatário dois meses depois de sua morte.
        Dentro do envelope havia um cartão desenhado com corações, uma girafa e a mensagem: "na corrida pelo meu amor, você ganhou por um pescoço longo. Então seja meu querido". Ao final, a remetente se identificava como Joyce. 
        Ao pesquisar nos arquivos da universidade, Trogdon descobriu que Margaret Davey se formou em enfermaria no ano de 1935 e se casou com um soldado da Segunda Guerra Mundial. 
        Quando o diretor foi até a casa de Margaret, foi informado de que ela morreu em janeiro deste ano (2010), aos 96 anos. 
        Ao mostrar a mensagem para os filhos da enfermeira, outra revelação: a remetente estava viva e era uma sobrinha distante de Margaret. 
        Joyce está com 82 anos e se emocionou ao rever sua declaração de amor para a tia. "Ela era a minha preferida", disse a senhora.

                         G1/Globo Comunicação e Participações S.A. Homem tenta entregar carta de amor perdida há 76 anos, no caderno “Planeta Bizarro”.
Entendendo o texto:
01 – Nem todos os acontecimentos do dia-a-dia se tornam notícias. É preciso que seja algo diferente e atrativo. A notícia que você acabou de ler é comum? Por quê?
      Não. Pois é incomum encontrar cartas de amor antigas que não foram entregues a seus destinatários. E, se cartas como essa são encontradas, dificilmente a pessoa que as achou procura o verdadeiro destinatário.

02 – Releia a notícia e identifique os elementos que aparecem no lide.
      O fato ocorrido e o local onde aconteceu: uma carta de amor enviada em 1934 foi encontrada na Carolina do Norte (EUA); quando o fato ocorreu: 76 anos depois de ser postada no correio de Salem; as pessoas que participaram do fato: o diretor de operações da Universidade de Duke, Mike Trogdom e a sobrinha Joyce, remetente da carta, de 82 anos; como e por quê: não foram divulgados.

03 – Você pôde perceber que nessa notícia não foram relatados os elementos do lide, no entanto, isso não dificultou o entendimento do fato divulgado. Escreva com suas palavras qual é a função do lide no texto jornalístico.
      O lide serve para resumir o fato sintetizado na notícia, apresentando apenas as informações mais importantes, para que o leitor identifique sobre o que será falado, interessando-se ou não pela leitura integral da notícia.

04 – Nessa notícia, alguns trechos aparecem entre aspas.
a)   O que esses trechos indicam?
Indicam a transcrição das falas de algumas pessoas envolvidas no fato noticiado.

b)   Por que eles são importantes em uma notícia?
Porque a fala das pessoas foram reproduzidas. Além disso, dá credibilidade aos fatos noticiados.

05 – Em uma notícia, costumam ser empregados os verbos no presente do indicativo.
a)   Por que isso ocorre?
Porque os verbos no presente do indicativo indicam que os fatos noticiados são recentes.

b)   Por que, no título da notícia, foi empregado um verbo no presente?
Porque no título, o presente é usado para chamar a atenção para um fato recente.



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário