segunda-feira, 27 de maio de 2019

HISTÓRIA EM QUADRINHOS - VERBO TRANSITIVO DIRETO - COM GABARITO



VERBO TRANSITIVO DIRETO
Gilmar Barbosa. Para ler quando o chefe não estiver olhando. São Paulo: Devir. 2004. p. 18.
Entendendo a tira

01 – Na língua portuguesa, há verbos e nomes que exigem a presença de outros termos para formar sentido. Compare as frases a seguir:
        “Já pensou em engavetar, Oscar?”
        “Já pensou em engavetar a preguiça, Oscar?”

a)   Qual delas tem sentido mais preciso?
A 2ª frase.

b)   O verbo engavetar é transitivo direto. Em uma das frases acima, há um termo que completa o seu sentido. Qual é esse termo?
A preguiça, objeto direto de engavetar.

02 – No 3° quadrinho da tira, há uma locução verbal, cujo verbo principal imaginar é transitivo direto. Indique o termo exigido por ele.
      Um bom motivo.

03 – Observando a postura corporal e a expressão facial de todas as personagens, levante hipóteses: Por que a secretária comenta “Já pensou em engavetar a preguiça, Oscar?”, com uma expressão irônica?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Talvez ela alertasse Oscar a mudar de postura porque o chefe já tinha conhecimento de que ele não trabalha como deveria ou porque ela via que o chefe estava se aproximando.

04 – Para gerar humor, no 3° quadrinho, o autor surpreende o leitor com a inclusão de uma nova personagem, ou seja, esperava-se a voz da secretária e não a de outra pessoa. Deduza: Considerando os papéis sociais das três personagens e a linguagem não verbal, por que a mudança de interlocutor mudou a sua reação?
      Porque, sendo o chefe, o novo interlocutor pode demiti-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário