Música(Atividades): Os
Passistas
Caetano
Veloso
Vem,
Eu vou pousar a mão no teu quadril
Multiplicar-te os pés por muitos mil
Fita o céu,
Roda:
A dor
Define nossa vida toda
Mas estes passos lançam moda
E dirão ao mundo por onde ir.
Ás vezes tu te voltas para mim
Na dança, sem te dares conta enfim
Que também
Amas
Mas, ah!
Somos apenas dois mulatos
Fazendo poses nos retratos
Que a luz da vida imprimiu de nós.
Se desbotássemos, outros revelar-nos-íamos no Carnaval.
Roubemo-nos ao deus Tempo e
nos demos de graça "a beleza total, vem.
Nós,
Cartão Postal com touros em Madri,
O Corcovado e o Redentor daqui,
Salvador,
Roma
Amor,
Onde quer que estejamos juntos
Multiplicar-se-ão assuntos de mãos e pés
E desvãos do ser.
Composição:
Caetano Veloso
Entendendo a canção:
01 – Nessa canção, o eu
lírico dirige-se a um interlocutor, tratando-o por tu, como se nota pela pessoa
dos verbos (voltas) e dos pronomes (teu, multiplicar-te).
a)
Quem são o eu lírico e seu interlocutor?
São dois passistas, provavelmente um casal de passistas.
b)
Que tipo de convite é feito ao interlocutor?
O eu lírico convida seu interlocutor para dançar.
02 – Nessa canção, a
colocação dos pronomes oblíquos assume uma importância decisiva na construção
do sentido do texto. Considere estas situações:
“Multiplicar-te os pés”.
“Tu te voltas para mim”.
“Sem te dares conta”.
“Outros revelar-nos-íamos”.
“Roubemo-nos ao deus”.
“Multiplicar-se-ão assuntos”.
a)
No geral, a colocação do pronome oblíquo
átono nessas situações sugere o desejo do autor de escrever de acordo com a
variedade padrão da língua ou com a variedade popular? Por quê?
De acordo com a variedade padrão formal, como comprova o emprego da mesóclise
e da construção “Roubemo-nos”.
b)
Dessas situações, indique a única em que a
colocação pronominal não está perfeitamente de acordo com a variedade padrão.
Em seguida, tente explicar tal fato. Na sua opinião, trata-se de um descuido do
autor ou de uma infração consciente, em busca de maior expressividade?
Justifique seu ponto de vista.
Em “Tu te voltas”, a próclise está mais de acordo com a prosódia
brasileira do que com a lusitana. “Tu voltas-te” soaria mal aos ouvidos
brasileiros, além de prejudicar a expressividade do texto.
c)
Considerando-se que os passistas normalmente
são pessoas do povo, quase sempre sem muita instrução, o nível de linguagem
empregado é coerente com a suposta identidade do eu lírico?
Não.
03 – Releia e compare estes
dois trechos da canção:
“Somos apenas dois mulatos
Fazendo poses nos retratos
Que a luz da vida imprimiu de nós.”
“Nós,
Cartão Postal com touros em Madri,
O Corcovado e o Redentor daqui”.
a) Que
verso atesta a simplicidade das duas personagens?
“Somos apenas dois mulatos”, em que a palavra apenas conota simplicidade.
b)
Em contrapartida, que sonho ou desejo de
grandeza o eu lírico manifesta ter?
O desejo de ser o tema de um cartão-postal que tivesse como cenário
Madri, Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário