quinta-feira, 16 de maio de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): OS PASSISTAS - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

Música(Atividades): Os Passistas

                                   Caetano Veloso
Vem,
Eu vou pousar a mão no teu quadril
Multiplicar-te os pés por muitos mil
Fita o céu,
Roda:
A dor
Define nossa vida toda
Mas estes passos lançam moda
E dirão ao mundo por onde ir.
Ás vezes tu te voltas para mim
Na dança, sem te dares conta enfim
Que também
Amas
Mas, ah!
Somos apenas dois mulatos
Fazendo poses nos retratos
Que a luz da vida imprimiu de nós.

Se desbotássemos, outros revelar-nos-íamos no Carnaval.
Roubemo-nos ao deus Tempo e nos demos de graça "a beleza total, vem.

Nós,
Cartão Postal com touros em Madri,
O Corcovado e o Redentor daqui,
Salvador,
Roma
Amor,
Onde quer que estejamos juntos
Multiplicar-se-ão assuntos de mãos e pés
E desvãos do ser.
                                     Composição: Caetano Veloso

Entendendo a canção:

01 – Nessa canção, o eu lírico dirige-se a um interlocutor, tratando-o por tu, como se nota pela pessoa dos verbos (voltas) e dos pronomes (teu, multiplicar-te).
a)   Quem são o eu lírico e seu interlocutor?
São dois passistas, provavelmente um casal de passistas.

b)   Que tipo de convite é feito ao interlocutor?
O eu lírico convida seu interlocutor para dançar.

02 – Nessa canção, a colocação dos pronomes oblíquos assume uma importância decisiva na construção do sentido do texto. Considere estas situações:
          “Multiplicar-te os pés”.
          “Tu te voltas para mim”.
          “Sem te dares conta”.
          “Outros revelar-nos-íamos”.
          “Roubemo-nos ao deus”.
          “Multiplicar-se-ão assuntos”.

a)   No geral, a colocação do pronome oblíquo átono nessas situações sugere o desejo do autor de escrever de acordo com a variedade padrão da língua ou com a variedade popular? Por quê?
De acordo com a variedade padrão formal, como comprova o emprego da mesóclise e da construção “Roubemo-nos”.

b)   Dessas situações, indique a única em que a colocação pronominal não está perfeitamente de acordo com a variedade padrão. Em seguida, tente explicar tal fato. Na sua opinião, trata-se de um descuido do autor ou de uma infração consciente, em busca de maior expressividade? Justifique seu ponto de vista.
Em “Tu te voltas”, a próclise está mais de acordo com a prosódia brasileira do que com a lusitana. “Tu voltas-te” soaria mal aos ouvidos brasileiros, além de prejudicar a expressividade do texto.

c)   Considerando-se que os passistas normalmente são pessoas do povo, quase sempre sem muita instrução, o nível de linguagem empregado é coerente com a suposta identidade do eu lírico?
Não.

03 – Releia e compare estes dois trechos da canção:
        “Somos apenas dois mulatos
         Fazendo poses nos retratos
         Que a luz da vida imprimiu de nós.”
        “Nós,
         Cartão Postal com touros em Madri,
         O Corcovado e o Redentor daqui”.

a)   Que verso atesta a simplicidade das duas personagens?
“Somos apenas dois mulatos”, em que a palavra apenas conota simplicidade.

b)   Em contrapartida, que sonho ou desejo de grandeza o eu lírico manifesta ter?
O desejo de ser o tema de um cartão-postal que tivesse como cenário Madri, Rio.

     

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