domingo, 5 de maio de 2019

POEMA: SATURAÇÃO - AUTOR DESCONHECIDO - COM QUESTÕES GABARITADAS


Poema: SATURAÇÃO


Qualquer dia viro fera,
faço a trouxa
e ganho asas, ganho o mundo.
Não aguento mais discurso de mãe,
caretice de pai
e tortura de irmãos.

Não aguento ver cadernos, livros, provas.
Hora certa de dormir e de dormir e de acordar.
Deveres todos, direitos poucos,
asas cortadas, meias nos pés
e asas na cabeça.

Se não fosse o medo
- não do medo, mas da saudade,
- pegaria o primeiro avião,
ônibus ou trem, mas ...

Qualquer  dia viro a mesa.
Viro fera e me dissolvo no ar ...

Quero ver só quem vai chorar
de saudades.

Entendendo o poema:
01 – O nome do poema é “Saturação”.

a) Quem é o eu lírico do poema?
      Provavelmente um adolescente.

b) Que idade você imagina que o eu lírico tenha? Justifique sua resposta.
      Entre uns 14 a 17 anos. Pois é uma época em que nos sentimos presos por regras e nos revoltamos.     

c) De que ele se sente saturado?

      Ele se sente preso, cansado das regras impostas pelos pais, cansado de estudar, de ter muitos deveres e poucos direitos.

02 – Na terceira estrofe o eu lírico revela uma momento de fraqueza em sua revolta, mas novamente volta a ameaçar.
a) Do que o eu lírico tem medo?
      Ele tem medo da saudade que pode sentir da sua casa, de sua família.

b) O que ele quer dizer com as expressões “viro a mesa, viro fera e me dissolvo no ar...”?
      Que um dia ele cria coragem, e vai embora.

c) Você acha que o eu lírico está avaliando adequadamente suas condições para se “dissolver no ar” de forma responsável? Por quê?
     Não. Pois ele está agindo na emoção do momento, sem pensar como será sua vida quando ele saí de sua casa.

03 – Na última estrofe, o eu lírico faz uma última ameaça com a frase quero ver só quem vai chorar / de saudades.
a) Em quem você acha que ele pensa, ao fazer essa ameaça?
      Aos seus pais.

b) Ele é coerente com o que revelou na terceira estrofe? Por quê?
      Sim, pois todos nós temos medo e saudades de ficarmos longe dos nossos pais e parentes.

2 comentários: