segunda-feira, 27 de maio de 2019

POEMA: MODA DE VIOLA - ANTÔNIO CARLOS DE BRITO - COM GABARITO

Poema: Moda de Viola
       
       Antônio Carlos de Brito

Os olhos daquela ingrata as vezes
Me castigam as vezes me consolam.
Mas sua boca nunca me beija.

   Antônio Carlos de Brito (Cacaso). Lero-Lero. Rio de Janeiro: 7 letras, 2002. p. 91.

Entendendo o poema:

01 – O poema retrata um relacionamento amoroso, em que a mulher amada parece oscilar entre corresponder ou não a esse amor.
a)   Qual é a expressão responsável pela conotação de indecisão?
Às vezes, às vezes.

b)   Como você interpreta o verso: “Mas sua boca nunca me beija”?
Não há entrega amorosa da mulher amada ao eu lírico.

02 – No poema de Cacaso, os acentos foram retirados propositalmente.
a)   Qual(is) palavra(s) devem receber acento? Explique a regra, segundo a norma padrão.
A expressão às vezes, que aparece duas vezes no poema. Precisa receber o acento grave indicador de crase porque se trata de uma expressão adverbial feminina formada pela preposição o + artigo feminino a + substantivo vezes.

b)   Levante hipóteses: Por que o poema intitula-se “Moda de viola”?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provavelmente, porque as modas de viola abordam o tema do amor não correspondido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário