sábado, 18 de maio de 2019

TEXTO: POR QUE AS CÉLULAS-TRONCO SÃO O CAMINHO? - REVISTA DA SEMANA - COM GABARITO


Texto: Por que as células-tronco são o caminho?
         
Das pesquisas com elas virão tratamentos para doenças degenerativas e lesões da medula hoje incuráveis

        Na quarta-feira, 29, o Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a julgar a constitucionalidade das pesquisas com células-tronco embrionárias. Em seu voto o ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que em março havia pedido vista da ação, suspendendo o julgamento, admitiu a continuidade dos estudos, desde que satisfeitas algumas exigências, como a modificação do artigo 5°, de forma que sejam permitidas apenas pesquisas com células-tronco embrionárias retiradas do embrião, sem destruí-lo, segundo a Folha Online. A ministra Carmem Lúcia, ao votar “sim”, afirmou que não se tratava de julgar “o momento em que se inicia a vida”, mas “a legalidade da ação”. As terapias com células-tronco embrionárias são a mais promissora revolução da medicina. Como têm a capacidade de se transformar em células de qualquer tipo de tecido do corpo humano, são a esperança real de cura para milhares de pacientes. Não será uma vitória a curto prazo. As pesquisas ainda estão em estágio inicial e existem diversos obstáculos a serem vencidos – entre eles a tendência que algumas células têm de produzir tumores malignos. Os obstáculos justificam a pressa em legalizar as pesquisas. Quanto mais rapidamente começarem os estudos, mais cedo virão as soluções. Economicamente elas também são amplamente justificadas. As terapias, se importadas, podem custar caro ao país. Liberar as pesquisas representa também a reafirmação do estado laico e da liberdade de expressão – no caso científica.

                                     Revista da Semana. 2/6/2008. Editora Abril.
Entendendo o texto:

01 – O que são as células-tronco embrionárias?
      Encontradas somente nos primeiros estágios da formação de um organismo, em embriões, elas têm potencial par adquirir características de vários tipos de tecido. As células-tronco adultas já estão direcionadas para a produção de tecidos ou órgãos específicos.

02 – Onde podem ser obtidas?
      A Lei de Biossegurança, aprovada em 2005, prevê a utilização de células retiradas em embriões criados por fertilização in vitro, congelados há mais de três anos e inviáveis para a implantação no útero.

03 – Como podem ser úteis?
      Como são capazes de dar origem a quase todos os tipos de tecido, os cientistas esperam ganhar tempo em avanços hoje inalcançáveis, em especial no tratamento de doenças degenerativas. Em teoria as células-tronco embrionárias podem assumir as características do ponto onde são inseridas, gerando novos órgãos e tecidos. Seria como ter uma oficina com um estoque infinito para reparo do corpo humano.

04 – Que doenças elas podem tratar?
      Doenças degenerativas como Parkinson e mal de Alzheimer são os alvos mais cobiçados. São boas as chances de surgirem tratamentos também para artrite, diabete, doenças renais, hepáticas e pulmonares. Os danos da medula espinhal, esclerose lateral amiotrófica, distrofia muscular e doenças autoimunes são o objetivo terapêutico mais valioso - e mais difícil de ser alcançado.

05 – Por que tanta polêmica?
      Seu uso envolve não somente questões técnicas e científicas, mas religiosas – e daí a briga entre os que são contra e aqueles a favor. Como acarreta a morte do embrião, faz com que muitos vejam impedimentos éticos. Para a Igreja, a morte do embrião é um aborto.

06 – O que argumentam os defensores?
      Do ponto de vista ético: os embriões são inviáveis, produzidos apenas para pesquisa e destruídos antes de completar 14 dias quando ainda são invisíveis a olho nu. Da necessidade: as células adultas não têm o mesmo poder de diferenciação das embrionárias e suas perspectivas de terapias são reduzidas.

07 – O que argumentam os críticos?
      Consideram os embriões, mesmo com poucos dias de vida, como seres humanos, já que para eles a vida começa na concepção. A pesquisa fere o princípio constitucional da inviolabilidade do direito à vida e à dignidade da pessoa humana. Temem também a criação de um mercado negro de embriões humanos, onde mulheres pobres seriam levadas a produzi-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário