quarta-feira, 22 de maio de 2019

POEMA: AO LONGE OS BARCOS DE FLORES - CAMILO PESSANHA - COM GABARITO

Poema: Ao longe os barcos de flores
             
   Camilo Pessanha

Só, incessante, um som de flauta chora,
Viúva, grácil, na escuridão tranquila,
-- Perdida voz que de entre as mais se exila,
-- Festões de som dissimulando a hora

Na orgia, ao longe, que em clarões cintila
E os lábios, branca, do carmim desflora...
Só, incessante, um som de flauta chora,
Viúva, grácil, na escuridão tranquila.

E a orquestra? E os beijos? Tudo a noite, fora,
Cauta, detém. Só modulada trila
A flauta flébil... Quem há-de remi-la?
Quem sabe a dor que sem razão deplora?

Só, incessante, um som de flauta chora...

Clepsidra e outros poemas. Lisboa, Edições Ática, 1973.

Entendendo o poema:

01 – Que elementos simbolistas encontramos, numa primeira leitura do poema?
      A musicalidade, a sugestão de sensações vagas, indefinidas e a atmosfera de sonho e tristeza.

02 – Que versos, repetidos, intensificam a atmosfera de sensações vagas e indefinidas, predominante no texto?
      “Só, incessante, um som de flauta chora / Viúva, grácil, na escuridão tranquila”.

03 – Exemplifique os seguintes recursos simbolistas, presentes nos versos da questão 2:
a)   Imagens musicais.
“Um som de flauta chora”.

b)   Aliterações e assonâncias.
Aliteração: consoantes s e t. Assonância: vogais ó e i.

c)   Imagens de solidão.
“Só”; “Viúva... na escuridão tranquila”.

d)   Imagens de sutileza.
Os dois versos são imagens sutis, reforçadas pela palavra “grácil”.

04 – Encontre um exemplo de sinestesia na 1ª estrofe do poema.
      O último verso da estrofe – “Festões de som dissimulando a hora” – constitui um exemplo de sinestesia, já que associa imagens visuais e auditivas (“festões de som...”).

05 – Que sinais de pontuação o clima de “sugestão do indefinível”, tipicamente simbolista, que faz desse poema um dos mais sugestivos exemplos da presença do estilo em Portugal?
      Trata-se das reticências.

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